Der Einsatz von audiovisuellen medien im DAF-Unterricht

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Catarina Vieira, 1990-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15932
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Alemão, Universidade de Lisboa, 2014
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spelling Der Einsatz von audiovisuellen medien im DAF-UnterrichtMeios audiovisuaisLíngua alemã - Estudo e ensinoEscola - PortugalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Alemão, Universidade de Lisboa, 2014O presente relatório foi realizado no quarto semestre no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês e Alemão, ministrado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no ano letivo de 2013/2014. O relatório aborda os meios audiovisuais no ensino e especificamente no ensino da língua alemã como língua estrangeira, pois vivemos numa era em que somos rodeados pelas tecnologias de informação e comunicação. Estas tendem a influenciar o nosso quotidiano de várias formas, no entanto, esta influência não é apenas visível no nosso dia-a-dia, é também visível no ensino, que teve de adaptar-se a estas mudanças. É, assim, uma forma de fazer face à exigências colocadas pela nova sociedade e uma forma de criar um ambiente mais próximo do quotidiano dos alunos. O computador ganhou importância enquanto recurso didático e é hoje muitas vezes usado como suporte nas aulas para a projeção de imagens e/ou apresentações em PowerPoint, e a visualização de vídeos, otimizando o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, os meios audiovisuais são utilizados com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes, de motivar a participação ativa dos alunos nas aulas e tornar, assim, a aprendizagem mais agradável e eficiente. No ensino do alemão como língua estrangeira, o uso dos meios audiovisuais é fundamental devido à aproximação dos alunos à realidade da língua-alvo. Devido à grande variedade de meios audiovisuais disponíveis aos professores, temos o dever de selecioná-los e usá-los corretamente. Este tema tem vindo a ganhar um reconhecimento crescente em sala de aula, pelo que será abordado, de ponto vista teórico, no primeiro capítulo deste relatório, sendo que o mesmo já havia sido aplicado numa turma de língua alemã como língua estrangeira. Os meios abordados serão: Os meios visuais, os meios auditivos, os meios audiovisuais e por fim, a utilização de vídeos no ensino de língua estrangeira. À apresentação teórica deste tema segue a descrição da escola e a descrição da turma em questão, na qual foi realizada a intervenção. Os capítulos que se seguem a este, serão destinados à descrição e análise individual das aulas lecionadas. Além disso, estarão inseridos neste capítulo, a descrição e análise to teste de competências e do teste de audição. Por fim será feita uma auto-avaliação, na qual serão consideradas as seguintes competências: A competência linguística, a competência didática e por último, a competência profissional. O principal objetivo da auto-avaliação é fazer um diagnóstico e uma análise do meu desempenho ao longo das aulas lecionadas, a fim de contribuir para o meu crescimento pessoal e profissional enquanto futura professora. Este relatório será concluído com considerações finais. A intervenção, que será parte fundamental deste relatório, foi aplicada no âmbito do 3.º semestre do Mestrado em Ensino, na Escola Secundária de Seomara da Costa Primo com 3.º ciclo do Ensino Básico1 numa turma do 11.º ano. A escola situa-se na freguesia da Venteira, pertencente ao concelho da Amadora, distrito de Lisboa. A sua área envolvente é caracterizada por bairros problemáticos. No que diz respeito à população, esta apresenta origens diversas, maioritariamente procedente de ex-colónias, como Guiné-Bissau e Moçambique, estando esta refletida na população escolar. A Escola depara-se com problemas de indisciplina, insucesso escolar e abandono escolar. De momento, o parque escolar encontra-se em fase de requalificação e modernização, no entanto, devido à falta de recursos financeiros, as remodelações atuais encontram-se paralisadas, pelo que os alunos continuam a ser lecionados nas instalações antigas da escola. A turma, na qual foi realizada a intervenção, encontrava-se então no 11.º ano e era constituída por 15 alunos. São alunos que na maioria optaram pela língua alemã não por livre escolha, mas sim como única saída, isto por terem reprovado às restantes línguas, nomeadamente, o inglês e francês. É uma turma que apresenta um nível baixo de conhecimentos. A unidade didática teve como tema “Reisen”, a qual foi lecionada num e conjunto de cinco aulas, cada uma de 90 minutos. Os objetivos desta unidade didática foram a transmissão e o crescimento de conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a Alemanha enquanto possível destino de férias, tendo sido abordado vários lugares do país. Além de cidades, foi abordada a tradicional Oktoberfest, conhecido como festa da cerveja pela população portuguesa. 1 O nome da escola deve-se à professora liceal e universitária Seomara da Costa Primo. A primeira aula teve lugar no dia 25 de Novembro de 2013 e foi a introdução à unidade didática, pelo que foi feita uma breve apresentação de vários pontos turísticos na Alemanha. Neste contexto trabalhou-se a localização geográfica de várias cidades dentro do país. Além disso, foram apresentados os hábitos de viagem da população alemã e comparados com os hábitos da população portuguesa. Esta aula foi essencialmente acompanhada por meios visuais, ou seja, imagens. A segunda aula teve lugar no dia 26 de Novembro e teve como tema central, a mundialmente conhecida festa da cerveja (Oktoberfest em alemão) que se celebra anualmente em Munique. Esta aula teve como suporte audiovisual um vídeo, que apresenta o dia de um casal americano no recinto da festa. Neste contexto foram introduzidas as preposições de localização nach, in e an com a utilização do acusativo e dativo. A terceira aula desta unidade didática teve lugar no dia 2 de Dezembro. Nesta aula foi apresentada a cidade de Hamburgo e o seu conhecido bairro português. Mais uma vez, fez-se uso de um vídeo como parte integrante da aula. Para além da introdução e apresentação do bairro português foram introduzidas as expressões necessárias para realizar pedidos num restaurante ou numa roulote. No dia 3 de Dezembro foi lecionada a quarta e penúltima aula desta unidade didática. Foi introduzida a ilha de Rügen e as possíveis atividades factíveis na mesma. Nesta aula trabalhou-se com um texto áudio. O texto em questão foi produzido por mim, através das funcionalidades do programa Audacity. Ainda neste contexto trabalharam-se expressões úteis para a planificação de uma viagem. A última aula teve lugar no dia 9 de Dezembro, na qual foi apresentada a capital da Alemanha, Berlim. Nesta aula trabalhou-se essencialmente com a breve passagem de um episódio de uma série televisiva chamada Familie Heinz-Becker. Neste episódio a família faz uma viagem à capital alemã e passa por vários pontos turísticos da cidade.2 2 Todas as aulas foram acompanhadas por apresentações PowerPoint. No final desta unidade didática foi realizado um teste de competências e um teste de audição, ambos realizados no mesmo dia e desenvolvidos com base na transmissão de conteúdos da unidade didática em questão.Das Thema audiovisuelle Medien nimmt einen immer größer werdenden Platz im Unterricht ein. Audiovisuelle Medien werden eingesetzt, um den Unterricht für die Schüler interessanter zu gestalten, sie zur aktiven Teilnahme zu motivieren und den Lernstoff effizienter zu präsentieren. Durch die große Auswahl an Medien, die uns Lehrern zur Verfügung steht, sind wir aber dazu verpflichtet, diese zweckmäßig auszuwählen und einzusetzen. Doch von welchen Medien ist hier die Sprache? Im ersten Kapitel dieses Berichts wird diese Frage mithilfe theoretischer Grundlagen beantwortet. Die praktische Umsetzung fand im Rahmen des Praktikums an der Escola Secundária de Seomara da Costa Primo im Fach Deutsch als Fremdsprache statt. Gegenstand dieser Untersuchung war das Thema Reisen, das in einer Klasse des 11. Schuljahres behandelt wurde. Diese Unterrichtseinheit bestand aus fünf Unterrichtsstunden von jeweils 90 Minuten. In dieser Einheit wurde Deutschland als Reiseland präsentiert. Es wurde von einer globalen Präsentation des Landes-, auf einzelne Städte und traditionelle deutsche Feste, die Reisende anziehen, übergegangen. Vorgestellt und behandelt wurden: das Oktoberfest in München, die Stadt Hamburg, die Insel Rügen und die Hauptstadt Berlin. Diese Unterrichtseinheit wurde mit einem Kompetenztest und einem zusätzlichen Test zum Hörverstehen abgeschlossen.Hammer, Gerd, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Catarina Vieira, 1990-2015-02-05T16:07:40Z20142014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15932TID:201432382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:13.431420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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