A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Patrícia Peixoto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38199
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_270f54ecad3dd0d27d2bf94587b9158c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino BásicoImagensGráficosConhecimento históricoConhecimento geográficoLiteracia visualVisual literacyHistoryGeographyImagesGraphsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório ilustra um projeto desenvolvido em contexto real de aulas nas disciplinas de História e Geografia do 8º ano de escolaridade, optou-se pela escolha de dois temas distintos para cada uma, apesar de ambos serem incluídos no domínio da literacia visual. Eles procuraram encontrar respostas, respetivamente às seguintes questões de investigação: Que tipos de leitura/interpretação os alunos realizam de diferentes tipos de imagem que permitam melhorar o seu conhecimento histórico? Que tipos de leitura/interpretação os alunos realizam de diferentes tipos de gráficos que permitam melhorar o seu conhecimento geográfico? O estudo desenvolvido para História concretizou-se através da leitura, análise e exploração de distintos tipos de imagem, nomeadamente a pintura, a caricatura e o desenho. Para tal foram elaboradas quatro fichas de trabalho compostas por uma série de questões que procuravam invocar a capacidade interpretativa dos discentes. A escolha das imagens regeu-se pela articulação com as temáticas previstas do 8º ano de escolaridade – “Absolutismo e Mercantilismo Numa Sociedade de Ordens”, “O Antigo Regime Português No Século XVIII” e “A Cultura e o Iluminismo em Portugal face à Europa”. Pretendeu-se despertar os alunos para a leitura e interpretação pictórica intentando numa consciencialização da riqueza do conteúdo histórico das mesmas, e promovendo uma alfabetização da leitura da imagem. Relativamente à Geografia, o estudo concretizou-se através da interpretação, análise e exploração de gráficos de barras e de pirâmides etárias igualmente articulado com a temática prevista do 8º ano de escolaridade População e Povoamento”, nomeadamente, no subtema – “A Evolução da população e o comportamento dos indicadores demográficos” focalizando-se na “Evolução da população mundial”, “Indicadores demográficos” e “Estrutura etária na população” na Geografia. Para tal foram elaboradas três fichas de trabalho constituídas por várias questões dirigidas aos alunos que pretendiam apelar e desenvolver a capacidade interpretativa dos alunos através da análise de gráficos. Foi nosso intuito a promoção de uma instrução gráfica como estratégia de construção de conhecimento geográfico. De referir que o estudo englobou em ambas as áreas disciplinares a elaboração de uma ficha de metacognição auferindo o tipo de insucessos e sucessos alcançados do presente estudo de investigação.This report describes two studies that were developed in History and Geography classes of the 8th grade of an Intermediate school in Braga, Portugal. They both targeted the visual literacy domain, but they develop a different topic according to specific curricular themes. We tried to clarify the following research questions: How do students use pictures to improve their knowledge in History? How do students use graphs to improve their knowledge in Geography? In the History class study, we presented four worksheets, which included a set of questions concerning the reading and analysis of different types of images (painting, drawings and caricatures). The selection took into consideration the followings subjects: “Absolutism and Mercantilism in a society of classes”, “The Portuguese Regime in the 18th Century” and “Culture and The Age of Enlightenment in Portugal and Europe”. The purpose was to develop motivate students’ skills on reading and reasoning images in order to make them aware of their historical content value as evidences. In the Geography class study, we also presented several worksheets with questions asking for reading and interpretation of bar graphs related to the topic “Population and Populating-The World population growth”. The intention was the promotion of a graphic instruction as a strategy to develop their geographical knowledge. We have also used in both studies a metacognitive worksheet in order to assess students’ learning difficulties and successes.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoLeite, Ana Patrícia Peixoto20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38199por201514230info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:28.592443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Leite, Ana Patrícia Peixoto
Imagens
Gráficos
Conhecimento histórico
Conhecimento geográfico
Literacia visual
Visual literacy
History
Geography
Images
Graphs
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_full A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_sort A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
author Leite, Ana Patrícia Peixoto
author_facet Leite, Ana Patrícia Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Patrícia Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens
Gráficos
Conhecimento histórico
Conhecimento geográfico
Literacia visual
Visual literacy
History
Geography
Images
Graphs
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Imagens
Gráficos
Conhecimento histórico
Conhecimento geográfico
Literacia visual
Visual literacy
History
Geography
Images
Graphs
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38199
url http://hdl.handle.net/1822/38199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132259714859008