A importância dos blogues na comunicação das marcas : o caso Bloggers Battle By L'Oréal Professionel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10385 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
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A importância dos blogues na comunicação das marcas : o caso Bloggers Battle By L'Oréal ProfessionelComunicação das marcasMarketing ViralSocial MediaBloguesBloggers Battle by L'Oréal ProfessionnelNew Communication StrategiesViral-MarketingBlogsMestrado em Ciências EmpresariaisOs Social Media são meios de comunicação que permitem uma maior interatividade entre os seus utilizadores, sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada devido à facilidade e rapidez na partilha de informação e conteúdos na internet. Dentro do grupo dos Social Media, estão incluídos os blogues, que são páginas da Web onde os seus proprietários partilham conteúdos que acham interessantes. O número de blogues e de leitores deste tipo de páginas cresceu bastante nos últimos anos, o que levou muitas marcas a utilizá-los na comunicação com os seus consumidores. Neste estudo procurou-se responder a seguinte questão de investigação: "Como os blogues podem ser meios de comunicação relevantes para a divulgação da marca"?. Para tanto foi utilizado como método de investigação o estudo de caso, que analisou uma parceria entre uma marca e algumas bloggers portuguesas, numa iniciativa chamada Bloggers Battle by L'Oréal Professionnel. A recolha de dados foi feita através de entrevistas em profundidade com o representante da marca, a responsável pela ação da empresa que fez a gestão da mesma e com algumas das bloggers participantes. Para além das entrevistas foram analisados dados dos blogues e comentários relativos a esta ação no Facebook. As principais contribuições referem-se a descrição detalhada de como funciona uma parceria entre uma marca e algumas bloggers portuguesas e como esta ação contribuiu para a marca atingir os objetivos da sua estratégia. Outra importante contribuição foi a análise da utilização dos blogues como meio de comunicação das marcas com os consumidores.The Social Media is a communication vehicle which allows to its users a great interactivity between them. These communication tools are used nowadays to daily communication between the users given its efficiency and quickness in sharing information and contents virtually. Among the Social Media group, there are blogs which are web pages where their owners share personal experiences and contents according to their preferences. Recently the number of this type of blogs and its followers has been increasing and aware of this fact; more and more companies are starting to use this communication channel to reach their consumers. This study looked to answer the question: "How can Blogs be relevant communication means regarding brand awareness"? Bearing this in mind, the investigation method was based in the case study concerning the partnership between one brand e some Portuguese bloggers, an initiative named Bloggers Battle by L'Oréal Profissionnel. The data collection for the investigation was done through in-depth interviews with some of the people which take part in this process, namely some bloggers, brand representatives and marketing project managers. Regardless the interviews, some blog data and comments on Facebook related to this initiative were analyzed. The main contributions are referent to a detailed description of how a partnership between a brand and some bloggers works and how important it is to the companies in reaching their strategic goals. Another important contribution was the analysis of the blogs use as communication links between brands and consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeRepositório da Universidade de LisboaLlobet, Pedro Luís Pardal Porto2015-12-07T15:00:32Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10385porLlobet, Pedro Luís Pardal Porto (2012). "A importância dos blogues na comunicação das marcas : o caso Bloggers Battle By L'Oréal Professionel". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:49.382219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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