Gestão de conflitos, comportamentos de comprometimento e de cidadania organizacional em contexto educativo: contributos para a formulação de um modelo concetual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, João Pedro Pina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24558
Resumo: Objetivo: Propor um modelo concetual para analisar a inter-relação entre a gestão construtiva de conflitos, o comprometimento organizacional e os comportamentos de cidadania organizacional em instituições de ensino superior. O modelo proposto pretende ainda considerar, neste processo de articulação, a incorporação e influência das variáveis sociodemográficas e profissionais. Metodologia: Para testar o modelo proposto e as hipóteses que lhe estão inerentes, prevê-se realizar um estudo de índole quantitativo através da aplicação de um inquérito aos profissionais de instituições de ensino superior. Para análise dos dados irá utilizar-se a técnica de modelação de equações estruturais. Resultados: Os resultados centrar-se-ão na confirmação, ou infirmação, das hipóteses formuladas através do modelo proposto. Originalidade e valor: Pretende apoiar a formulação de estratégias de gestão por parte dos responsáveis das instituições educativas, assentes numa abordagem múltipla, relacional e reflexiva. Ao contribuir para aprofundar a compreensão sobre a gestão construtiva de conflitos, o comprometimento organizacional e os comportamentos de cidadania organizacional, enquanto processos de desenvolvimento das organizações, auxilia a implementação de sistemas de gestão coerentemente articulados com as atitudes comportamentais no e perante o trabalho. Implicações práticas: pretende apoiar a formulação de estratégias de gestão por parte dos responsáveis das instituições educativas, assentes numa abordagem múltipla, relacional e reflexiva. Ao contribuir para aprofundar a compreensão sobre a gestão construtiva de conflitos, o comprometimento organizacional e os comportamentos de cidadania organizacional, enquanto processos de desenvolvimento das organizações, auxilia a implementação de sistemas de gestão coerentemente articulados com as atitudes comportamentais no e perante o trabalho.
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