Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, P.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21769
http://hdl.handle.net/10071/9624
Resumo: Comparamos neste artigo os níveis de participação verbais de alunos do sexo masculino e feminino no contexto da sala de aula. Procurámos também perspetivar a influência do professor nesses níveis de participação. Trabalhámos com uma amostra de vinte e quatro professores e 651 de seus alunos, do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os estudantes do sexo masculino tendem a participar verbalmente mais do que as suas colegas. O papel do professor parece reforçar esta tendência, uma vez que, no cômputo geral, no âmbito da sua estratégia pedagógica, tendem a promover estratégias interativas em aula que favorecem maioritariamente os alunos em detrimento das alunas.
id RCAP_27174f32ec6fb17c0c37f3b548779ca0
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciênciasParticipação em sala de aula por sexoAprendizagem das ciênciasEquidade pedagógica do professorComparamos neste artigo os níveis de participação verbais de alunos do sexo masculino e feminino no contexto da sala de aula. Procurámos também perspetivar a influência do professor nesses níveis de participação. Trabalhámos com uma amostra de vinte e quatro professores e 651 de seus alunos, do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os estudantes do sexo masculino tendem a participar verbalmente mais do que as suas colegas. O papel do professor parece reforçar esta tendência, uma vez que, no cômputo geral, no âmbito da sua estratégia pedagógica, tendem a promover estratégias interativas em aula que favorecem maioritariamente os alunos em detrimento das alunas.Instituto Politécnico de Santarem2015-08-07T16:28:51Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-08-07T16:27:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21769http://hdl.handle.net/10071/9624por2182-9608Dias, P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:22.519084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
title Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
spellingShingle Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
Dias, P.
Participação em sala de aula por sexo
Aprendizagem das ciências
Equidade pedagógica do professor
title_short Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
title_full Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
title_fullStr Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
title_full_unstemmed Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
title_sort Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
author Dias, P.
author_facet Dias, P.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, P.
dc.subject.por.fl_str_mv Participação em sala de aula por sexo
Aprendizagem das ciências
Equidade pedagógica do professor
topic Participação em sala de aula por sexo
Aprendizagem das ciências
Equidade pedagógica do professor
description Comparamos neste artigo os níveis de participação verbais de alunos do sexo masculino e feminino no contexto da sala de aula. Procurámos também perspetivar a influência do professor nesses níveis de participação. Trabalhámos com uma amostra de vinte e quatro professores e 651 de seus alunos, do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os estudantes do sexo masculino tendem a participar verbalmente mais do que as suas colegas. O papel do professor parece reforçar esta tendência, uma vez que, no cômputo geral, no âmbito da sua estratégia pedagógica, tendem a promover estratégias interativas em aula que favorecem maioritariamente os alunos em detrimento das alunas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-08-07T16:28:51Z
2015-08-07T16:27:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21769
http://hdl.handle.net/10071/9624
url https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21769
http://hdl.handle.net/10071/9624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarem
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134836934311936