Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21769 http://hdl.handle.net/10071/9624 |
Resumo: | Comparamos neste artigo os níveis de participação verbais de alunos do sexo masculino e feminino no contexto da sala de aula. Procurámos também perspetivar a influência do professor nesses níveis de participação. Trabalhámos com uma amostra de vinte e quatro professores e 651 de seus alunos, do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os estudantes do sexo masculino tendem a participar verbalmente mais do que as suas colegas. O papel do professor parece reforçar esta tendência, uma vez que, no cômputo geral, no âmbito da sua estratégia pedagógica, tendem a promover estratégias interativas em aula que favorecem maioritariamente os alunos em detrimento das alunas. |
id |
RCAP_27174f32ec6fb17c0c37f3b548779ca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciênciasParticipação em sala de aula por sexoAprendizagem das ciênciasEquidade pedagógica do professorComparamos neste artigo os níveis de participação verbais de alunos do sexo masculino e feminino no contexto da sala de aula. Procurámos também perspetivar a influência do professor nesses níveis de participação. Trabalhámos com uma amostra de vinte e quatro professores e 651 de seus alunos, do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os estudantes do sexo masculino tendem a participar verbalmente mais do que as suas colegas. O papel do professor parece reforçar esta tendência, uma vez que, no cômputo geral, no âmbito da sua estratégia pedagógica, tendem a promover estratégias interativas em aula que favorecem maioritariamente os alunos em detrimento das alunas.Instituto Politécnico de Santarem2015-08-07T16:28:51Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-08-07T16:27:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21769http://hdl.handle.net/10071/9624por2182-9608Dias, P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:22.519084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
spellingShingle |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências Dias, P. Participação em sala de aula por sexo Aprendizagem das ciências Equidade pedagógica do professor |
title_short |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title_full |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title_fullStr |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title_full_unstemmed |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title_sort |
Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências |
author |
Dias, P. |
author_facet |
Dias, P. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação em sala de aula por sexo Aprendizagem das ciências Equidade pedagógica do professor |
topic |
Participação em sala de aula por sexo Aprendizagem das ciências Equidade pedagógica do professor |
description |
Comparamos neste artigo os níveis de participação verbais de alunos do sexo masculino e feminino no contexto da sala de aula. Procurámos também perspetivar a influência do professor nesses níveis de participação. Trabalhámos com uma amostra de vinte e quatro professores e 651 de seus alunos, do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os estudantes do sexo masculino tendem a participar verbalmente mais do que as suas colegas. O papel do professor parece reforçar esta tendência, uma vez que, no cômputo geral, no âmbito da sua estratégia pedagógica, tendem a promover estratégias interativas em aula que favorecem maioritariamente os alunos em detrimento das alunas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-08-07T16:28:51Z 2015-08-07T16:27:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21769 http://hdl.handle.net/10071/9624 |
url |
https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21769 http://hdl.handle.net/10071/9624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarem |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134836934311936 |