Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Andreia Cristina Pereira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29050
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
id RCAP_d89282be38a9ad294b77aa593ffbe6ee
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação681.3:372.868.13372.868.13:681.3371.38371.311.4Relatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaO presente relatório reflete o trabalho realizado na prática de ensino supervisionada, no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. A intervenção decorreu na Escola Secundária D. Inês de Castro, de Alcobaça, numa turma do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, tendo sido lecionado o Módulo 5 - Estruturas de Dados Compostas, na disciplina de Programação e Sistemas de Informação. O tema refere-se à simulação do contexto real de trabalho numa empresa, como estratégia para promover o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais e estruturar os conhecimentos dos alunos relativos à disciplina. Neste sentido, as aulas privilegiaram o trabalho em equipa, para resolução de situações problemáticas que os alunos poderão enfrentar quando ingressarem no mercado de trabalho. O ensino de programação de aplicações informáticas é um ensino predominantemente prático e experimental. Como tal, optou-se por recorrer à metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), identificada em língua inglesa por Problem-Based Learning (PBL), onde o professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos e assume um papel de orientador do processo de desenvolvimento da resolução do problema proposto. Os principais objetivos que se pretendeu alcançar com este projeto foram: promover a aprendizagem de Programação; desenvolver o pensamento lógico e espírito reflexivo e crítico dos alunos; promover o trabalho em equipa; desenvolver competências na resolução de problemas. O trabalho realizado foi, pelo seu caráter diferenciado, um trabalho arriscado e exigente, uma vez que, para responder às situações que foram surgindo, implicou a construção de instrumentos e estratégias ao longo do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, considerando o contexto da intervenção pedagógica, os resultados obtidos revelam o sucesso da metodologia implementada.This report reflects the work developed in the practice of supervised teaching, within the context of a Professional Internship of the Masters in Computers Education of the ‘Universidade do Minho’. The intervention took place at the High School D. Inês de Castro, in Alcobaça, with a 1st year class of the Professional Course of Management and Programming of Information Systems Technician, while teaching Level 5 – Composite Data Structures, in the subject of Information Systems Programming. The topic refers to the simulation of a real work environment of a given company, as a strategy to promote cognitive and social skills development and help organize the students’ understanding of the subject at hand. Thereby, the classes favored teamwork, to solve problematic scenarios which they may encounter when entering the job market. Learning computer applications programming is predominantly practical and experimental. As such, we chose to use the methodology of Problem-Based Learning (PBL) where the teacher ceases to be a transmitter of knowledge and plays a role in guiding the development process of problem’s resolution. The project’s main goals were: to promote the apprenticeship of Programming; to develop the students’ logical thinking and reflective and critical spirit; to promote teamwork; to develop skills in problem solving. The work, by its distinctive character, was a risky work and demanding, since, to respond to situations that arose, involved the construction of instruments and strategies throughout the process of teaching and learning. However, considering the context of the educational intervention, the results obtained revealed the success of the methodology implemented.Ramos, AltinaOsório, António JoséUniversidade do MinhoSousa, Andreia Cristina Pereira de20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29050por201205483info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:22.739662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação
title Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação
spellingShingle Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação
Sousa, Andreia Cristina Pereira de
681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
371.38
371.311.4
title_short Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação
title_full Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação
title_fullStr Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação
title_full_unstemmed Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação
title_sort Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação
author Sousa, Andreia Cristina Pereira de
author_facet Sousa, Andreia Cristina Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Altina
Osório, António José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Andreia Cristina Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv 681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
371.38
371.311.4
topic 681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
371.38
371.311.4
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29050
url http://hdl.handle.net/1822/29050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205483
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133129351364608