Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000100007 |
Resumo: | Este artigo se organiza em torno de alguns elementos teórico-metodológicos orientadores de uma análise de textos educacionais, numa perspectiva discursiva. Tomando como objeto os currículos de Língua Portuguesa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, produzidos no Brasil, nas duas últimas décadas do século XX, contextualiza-se a discursividade no campo dos estudos curriculares. Em seguida, propõe-se uma análise dos currículos a partir das representações autor-leitor inscritas nas suas estratégias enunciativas. Além de uma inovação no conteúdo pedagógico, esses textos inauguram também uma nova retórica do gênero curricular, evidenciando as marcas da sua relação com o discurso cientifico: lingüística e ciências da educação. |
id |
RCAP_271d37efd7b07b307be57c1478b3560f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872007000100007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursivaCurrículoLíngua PortuguesaDiscursoEste artigo se organiza em torno de alguns elementos teórico-metodológicos orientadores de uma análise de textos educacionais, numa perspectiva discursiva. Tomando como objeto os currículos de Língua Portuguesa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, produzidos no Brasil, nas duas últimas décadas do século XX, contextualiza-se a discursividade no campo dos estudos curriculares. Em seguida, propõe-se uma análise dos currículos a partir das representações autor-leitor inscritas nas suas estratégias enunciativas. Além de uma inovação no conteúdo pedagógico, esses textos inauguram também uma nova retórica do gênero curricular, evidenciando as marcas da sua relação com o discurso cientifico: lingüística e ciências da educação.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2007-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000100007Revista Portuguesa de Educação v.20 n.1 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000100007Marinho,Marildesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:41Zoai:scielo:S0871-91872007000100007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:15.389566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva |
title |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva |
spellingShingle |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva Marinho,Marildes Currículo Língua Portuguesa Discurso |
title_short |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva |
title_full |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva |
title_fullStr |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva |
title_full_unstemmed |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva |
title_sort |
Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva |
author |
Marinho,Marildes |
author_facet |
Marinho,Marildes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho,Marildes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Língua Portuguesa Discurso |
topic |
Currículo Língua Portuguesa Discurso |
description |
Este artigo se organiza em torno de alguns elementos teórico-metodológicos orientadores de uma análise de textos educacionais, numa perspectiva discursiva. Tomando como objeto os currículos de Língua Portuguesa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, produzidos no Brasil, nas duas últimas décadas do século XX, contextualiza-se a discursividade no campo dos estudos curriculares. Em seguida, propõe-se uma análise dos currículos a partir das representações autor-leitor inscritas nas suas estratégias enunciativas. Além de uma inovação no conteúdo pedagógico, esses textos inauguram também uma nova retórica do gênero curricular, evidenciando as marcas da sua relação com o discurso cientifico: lingüística e ciências da educação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000100007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872007000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.20 n.1 2007 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137273939230720 |