A oficialização de novas concepções para o ensino de portugues no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Marildes
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591144
Resumo: Orientador: Sirio Possenti
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spelling A oficialização de novas concepções para o ensino de portugues no BrasilAnálise do discursoLíngua portuguesaCurrículosLíngua materna e educaçãoOrientador: Sirio PossentiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O interesse principal deste trabalho é o de compreender os modos e/ou estratégias pelas quais o discurso oficial institucionaliza ou legitima determinadas concepções sobre as práticas de linguagem na escola. Para tanto, toma-se como objeto de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesae as propostas curriculares de alguns estados brasileiros, produzidas nas décadas de 80 e 90. Mais especificamente são analisados aspectos do processo enunciativo,ou seja, da relação autor-leitor.ou as imagens pelas quais essa relação se constitui nesse discurso. Duas questões ganham destaque neste trabalho: a primeira refere-se ao processo de autoria, o qual define uma relação desse documentos com a produção teórica nas universidades.Como se dá, considerando um quadro particularde autoria dos textos oficiais,essa relação entre o discurso curricular e o discurso"acadêmico", "científico" sobre a linguagem? A segunda refere-se ao gênero e às estratégias argumentativas desse discurso,que, pressupostamente, não atendem às expectativas e competências desse leitor.Nessa trilha,é interessante analisar como são apresentados determinados conceitos e pressupostos teóricos, no quadro do que se entende, nesse discurso, como os "estudos contemporâneos sobre a linguagem". A concepção teórico-metodológica deste trabalho cruza fundamentos da teoria da enunciação bakhtiniana e da terceira fase da análise do discurso francesaAbstract: Not informed.DoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Possenti, Sírio, 1947-Abaurre, Maria Bernadete MarquesSilva, Lilian Lopes Martin daVal, Maria da Graça Ferreira CostaGeraldi, João WanderleyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarinho, Marildes20012001-10-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf301p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591144MARINHO, Marildes. A oficialização de novas concepções para o ensino de portugues no Brasil. 2001. 301p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591144. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222133porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:28:13Zoai::222133Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:28:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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