Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SHU, CHEN
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94676
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_272b1740c37bd4d1e7612958a6989501
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influênciaShared travel experience and its influencing factorsviagens compartilhadasexperiênciaubershared travelexperienceuberDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaRESUMO Propósito: O objetivo deste estudo é ter em consideração quer as causas e as consequências da experiência de uma viagem compartilhada, quer a compreensão relativamente ao facto de existem diferenças culturais entre Portugal e China, nas viagens compartilhadas.Abordagem: O modelo conceitual propõe 10 hipóteses relacionadas com experiências de viagens compartilhadas e o teste é baseado numa amostra de 438 pessoas da China e de Portugal. Foram recolhidos dados, através de um questionário on-line, usando um modelo de equação estrutural para análise estatística.Resultados: Nos dados recolhidos, conclui-se o seguinte: a facilidade de uso do software, os colaboradores, preço, risco percebido e Customer Novelty Seeking teve um impacto positivo nas viagens compartilhadas. As viagens compartilhadas podem ter um impacto positivo no WOM, na memória, na satisfação do cliente, na lealdade do mesmo e prazer. Verificou-se que existem diferenças entre os dois países participantes na amostra, e a facilidade de uso do software tem um impacto maior na experiência de viagem compartilhada dos usuários portugueses. Por outro lado, para os consumidores chineses de viagens compartilhadas, o risco percebido e a pesquisa de novos clientes têm um impacto maior na experiência do cliente. Além disso, para os consumidores chineses, a WOM trazida pela experiência da economia compartilhada é significativamente maior do que a dos consumidores portugueses, e a sua satisfação e lealdade são um pouco maiores que Portugal. Portanto, pode considerar-se que a experiência da viagem compartilhada é uma parte importante no desenvolvimento da viagem compartilhada.Limitações e futuras linhas de investigação: Neste artigo, o questionário de amostra é usado para analisar os dados. Contudo, o método mais adequado é limitado por custo e tempo, sendo difícil garantir a representatividade da amostra para um grupo tão complexo de usuários da economia compartilhada. Portanto, os resultados da amostragem têm limitações. Note-se também que este artigo se concentra na experiência do cliente em viagem compartilhada e estuda a experiência do usuário Uber / Didi. Com a entrada de um maior número de novas empresas no mercado, que compartilham viagens (por exemplo, Bolt em Portugal, Meituan na China), etc., ele não envolve todos os softwares de táxi no mercado. Os principais dados deste artigo baseiam-se em Portugal e na China continental, existindo certas limitações geográficas.Contribuições práticas: As marcas precisam de usar plataformas de tecnologia para realizar marketing multicanal, tendo como objectivo melhorar a experiência do cliente.Uma boa experiência do cliente pode aumentar a satisfação do mesmo, melhorar o diálogo, aumentar a lealdade do cliente, melhorar a sua satisfação e permanecer na memória do cliente por um longo tempo. Portanto, para compartilhar empresas econômicas, criar uma boa experiência de viagem para os clientes é um passo importante para o sucesso.Originalidade: Este estudo faz um levantamento de muitos fatores relacionados com a experiência de viagens compartilhadas, destacando a sua relevância no campo do marketing, usando amostras portuguesas e chinesas de forma comparativa para descobrir o impacto das diferenças culturais.ABSTRACT Purpose: The purpose of this study is to take into account both the causes and consequences of the experience of a shared trip, as well as an understanding of the fact that there are cultural differences between Portugal and China, in shared trips.Approach: The conceptual model proposes 10 hypotheses related to shared travel experiences and the test is based on a sample of 438 people from China and Portugal. Data were collected through an online questionnaire, using a structural equation model for statistical analysis.Results: In the data collected, the following is concluded: the ease of use of the software, employees, price, perceived risk and Customer Novelty Seeking had a positive impact on shared trips. Shared travel can have a positive impact on WOM, memory, customer satisfaction, customer loyalty and pleasure. It was found that there are differences between the two countries participating in the sample, and the ease of use of the software has a greater impact on the shared travel experience of Portuguese users. On the other hand, for Chinese shared travel consumers, the perceived risk and the search for new customers have a greater impact on the customer experience. In addition, for Chinese consumers, the WOM brought by the experience of the shared economy is significantly greater than that of Portuguese consumers, and their satisfaction and loyalty are slightly higher than Portugal. Therefore, the shared travel experience can be considered to be an important part in the development of shared travel.Limitations and future lines of investigation: In this article, the sample questionnaire is used to analyze the data. However, the most appropriate method is limited by cost and time, making it difficult to guarantee the representativeness of the sample for such a complex group of users of the shared economy. Therefore, the sampling results have limitations. It should also be noted that this article focuses on the customer experience in shared mobility and studies the Uber / Didi user experience. With the entry of a greater number of new companies in the market, which share trips (for example, Bolt in Portugal, Meituan in China), etc., it does not involve all taxi software on the market. The main data in this article are based on Portugal and mainland China, with certain geographical limitations.Practical contributions: Brands need to use technology platforms to conduct multichannel marketing, with the aim of improving the customer experience.A good customer experience can increase customer satisfaction, improve dialogue, increase customer loyalty, improve customer satisfaction and remain in the customer's memory for a long time. Therefore, to share economic companies, creating a good travel experience for customers is an important step towards success.Originality: This study surveys many factors related to the shared travel experience, highlighting its relevance in the field of marketing, using Portuguese and Chinese samples in a comparative way to discover the impact of cultural differences.2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94676http://hdl.handle.net/10316/94676TID:202708969porSHU, CHENinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:37:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:19.177672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência
Shared travel experience and its influencing factors
title Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência
spellingShingle Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência
SHU, CHEN
viagens compartilhadas
experiência
uber
shared travel
experience
uber
title_short Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência
title_full Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência
title_fullStr Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência
title_full_unstemmed Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência
title_sort Experiência de viagem compartilhada e seus fatores de influência
author SHU, CHEN
author_facet SHU, CHEN
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SHU, CHEN
dc.subject.por.fl_str_mv viagens compartilhadas
experiência
uber
shared travel
experience
uber
topic viagens compartilhadas
experiência
uber
shared travel
experience
uber
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94676
http://hdl.handle.net/10316/94676
TID:202708969
url http://hdl.handle.net/10316/94676
identifier_str_mv TID:202708969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134028582879232