Tipo de Estabelecimento de Ensino e Funções Executivas em crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Débora Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104293
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling Tipo de Estabelecimento de Ensino e Funções Executivas em crianças e jovensType of School Establishment and Executive Functions in children and youthBRIEF2Privado e PúblicoNível SocioeconómicoNível de Escolaridade ParentalFunções ExecutivasBRIEF2Private and PublicSocioeconomic StatusParents’ Education LevelExecutive FunctionsDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA presente investigação comparou tipos de estabelecimento de ensino (Público Vs. Privado) relativamente às Funções Executivas (FE) de crianças e jovens, utilizando as 3 Versões do questionário Behavior Rating Inventory of Executive Functions, Second Edition (BRIEF2). Também se analisou a influência do Nível Socioeconómico (NSE) e da escolaridade dos pais em relação a 2 ou 3 versões do BRIEF2. Recolheram-se dados junto de 3 agrupamentos de escolas Públicas e de uma escola Privada e utilizaram-se 3 amostras relativas a cada uma das versões do questionário, sendo que as crianças e jovens tinham idades entre os 10 e os 18 anos e a maioria vivia numa região urbana. Na Versão para Pais a amostra foi constituída por 232 respondentes, referindo-se a 108 (44.6%) rapazes e 124 (53.4%) raparigas. Na Versão para Professores a amostra foi constituída por 166 respondentes referindo-se a 78 (47%) rapazes e 88 (53%) raparigas. A Versão de Autorresposta foi respondida por 210 sujeitos, dos quais 98 (46.7%) eram rapazes e 112 (53.3%) eram raparigas. Verificaram-se correlações negativas, fracas e significativas, entre o NSE e algumas escalas do BRIEF2 nas Versões para Pais e para Professores e uma correlação negativa, moderada e significativa, entre o NSE e uma escala na Versão para Pais. Verificaram-se correlações negativas, fracas e significativas, entre o Nível de Escolaridade Parental e algumas escalas do BRIEF2 apenas na Versão para Pais. As MANOVAs não indicaram a influência do tipo de estabelecimento de ensino, do NSE, ou da interação dos dois exceto quando se considerou unicamente o ensino secundário na Versão de Autorresposta verificando-se uma influência significativa do estabelecimento de ensino em particular na escala Inibição. Estes resultados sugerem que o NSE baixo e o Nível de Escolaridade Parental baixo se associam a maiores dificuldades nas FE, embora esta associação seja fraca. Além disso, os resultados sugerem que o tipo de estabelecimento não influencia as FE, tal como avaliadas pelo BRIEF2, exceto pontualmente no ciclo de estudos Secundário.The present investigation compares two types of school establishments (Public Vs. Private) relatively to the Executive Functions (EF) of children and youth, using the 3 forms of the Behavior Rating Inventory of Executive Functions, Second Edition (BRIEF2). The influence of the Socioeconomic Status (SES) and of the Parents’ Education Level was also analyzed regarding 2 or 3 forms of the BRIEF2.Data were collected from 3 public groups of schools and 1 private school, and we used 3 samples relative to each form of the questionnaire. The children were aged between 10 and 18 years-old and most lived in an urban area. In the Parent Form the sample was composed by 232 informants, referring to 108 (44.6%) boys and 124 (53.4%) girls. In the Teacher Form the sample was composed by 166 informants, referring to 78 (47%) boys and 88 (53%) girls. The Self-Report Form was answered by 210 subjects, of which 98 (46.7%) were boys and 112 (53.3%) were girls. There were negative, weak and significant, correlations between the SES and some BRIEF2 scales in the Parent and Teacher Forms and a negative, moderate and significant, correlation between the SES and one scale on the Parent Form. Negative, weak and significant, correlations were found between Parent’s Education Level and some BRIEF2 scales only in the Parent Form. The MANOVAs didn’t indicated the influence of the type of school establishment, the SES or the interaction between the two variables, except when we considered the secondary school in the Self-Report Form where we found a significant influence of the school establishment, specifically in Inhibition. These results suggest that a low SES and a low Parent’s Education Level are associated with more difficulties in EF, although the association is weak. Furthermore, these results suggest that the type of school establishment does not influence the EF, as assessed by the BRIEF2, except punctually when the secondary school was considered.2022-10-142028-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104293http://hdl.handle.net/10316/104293TID:203128451porReis, Débora Sousainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:11:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:59.720510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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