As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jéssica Sofia Macedo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78632
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_273311d59ad693bc4624549e0934e587
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das criançasInvestigative activities and a science corner: contributions to children's learningEducação em ciênciasEducação Pré-EscolarEnsino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem por investigaçãoScience educationPre-School EducationPrimary school teachingLearning by inquiryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório resulta de um projeto de intervenção e investigação pedagógica desenvolvido em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de "Estágio”, do 2.º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atendendo à problemática definida naqueles contextos, o projeto teve como objetivos de intervenção: promover uma abordagem prática e integrada das diferentes áreas de conteúdo, com recurso a atividades de ciências. Pretendeu também criar na sala do pré-escolar um espaço físico dedicado à área do “Conhecimento do Mundo”, que permitisse o contacto e a exploração livre de materiais e objetos, de modo a diversificar os interesses e as oportunidades de aprendizagem das crianças. Os objetivos de investigação, foram os seguintes: identificar os conhecimentos prévios das crianças sobre cada tema a explorar; analisar o processo de exploração das atividades práticas de ciências com as crianças; identificar situações, do processo de exploração das atividades, promotoras do desenvolvimento de saberes de outras áreas curriculares e avaliar as aprendizagens realizadas pelas crianças em cada um dos temas explorados. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação, na qual cada atividade de ciências correspondeu a um ciclo de planificação, ação, observação e reflexão. No contexto de educação pré-escolar (n=24) foram realizadas 5 atividades de ciências. No contexto de 1.º Ciclo, mais especificamente, na turma do 3.º ano de escolaridade (n=14), foram realizadas 6 atividades. As atividades foram planificadas e exploradas pela aluna estagiária, em colaboração com a educadora e a professora cooperante. No decorrer da observação participante, em ambos os contextos, foram utilizados vários instrumentos e técnicas para a recolha de dados. Os dados foram posteriormente objeto de análise e reflexão. Os diários de atividade foram a principal forma de registo de dados, na qual contêm uma descrição e reflexão dos principais momentos no decorrer da atividade. A análise dos diários é dividida em momentos de aprendizagem, que representam os processos científicos utilizados pelas crianças. Na turma do 3.º ano de escolaridade foram ainda realizados uma ficha de avaliação e um questionário acerca da opinião dos alunos. O estudo e interpretação dos resultados obtidos permitem concluir que as crianças realizaram boas aprendizagens sobre os temas de Ciências que foram explorados. São ainda apresentadas algumas considerações sobre o impacto deste projeto no meu desenvolvimento profissional.This report is the result of a pedagogical intervention and research project developed in a Pre-School Education and Primary School Education context, within the scope of the "Internship" curricular unit of the 2nd year of the Master's programme in Pre-School Education and Primary School Teaching. Given the problems defined in those contexts, the project’s intervention objectives were to promote a practical and integrated approach to the different content areas, using science activities. It also intended to create in the pre-school room a physical space dedicated to the area of “World Knowledge”, which would allow contact and free exploration of materials and objects, in order to diversify the children's interests and learning opportunities. The research objectives were as follows: to identify the children's prior knowledge about each topic to be explored; analyse the exploration process of practical science activities with children; identify situations in the exploration process of activities that promote the development of knowledge from other curricular areas and assess the learning carried out by children in each of the themes explored. The project adopted an action-research methodology, in which each science activity corresponded to a cycle of planning, action, observation and reflection. In the pre-school education context (n=24), 5 science activities were carried out. In the primary school context, more specifically, in the 3rd grade class (n=14), 6 activities were carried out. The activities were planned and explored by the intern student, in collaboration with the nursery school teacher and the cooperating teacher. During participant observation, in both contexts, several instruments and techniques were used for data collection. The data were later analysed and reflected upon. Activity diaries were the main form of data recording, which contain a description and reflection of the main moments observed during the activity. The analysis of the diaries is divided into learning moments, which represent the scientific processes used by children. In the 3rd grade class, an evaluation form and a questionnaire about the students' opinions were also carried out. The study and interpretation of the results obtained allow us to conclude that the children learned well about the Science themes explored. Some considerations about the impact of this project on my professional development are also presented.Varela, PauloUniversidade do MinhoSousa, Jéssica Sofia Macedo de2022-03-102022-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78632por203004809info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:56.907663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças
Investigative activities and a science corner: contributions to children's learning
title As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças
spellingShingle As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças
Sousa, Jéssica Sofia Macedo de
Educação em ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem por investigação
Science education
Pre-School Education
Primary school teaching
Learning by inquiry
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças
title_full As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças
title_fullStr As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças
title_full_unstemmed As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças
title_sort As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças
author Sousa, Jéssica Sofia Macedo de
author_facet Sousa, Jéssica Sofia Macedo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jéssica Sofia Macedo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem por investigação
Science education
Pre-School Education
Primary school teaching
Learning by inquiry
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação em ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem por investigação
Science education
Pre-School Education
Primary school teaching
Learning by inquiry
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10
2022-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78632
url https://hdl.handle.net/1822/78632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203004809
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132406988406784