Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4995 |
Resumo: | Considerando-se a importância da reflexão/observação ao longo da prática docente, o presente relatório esclarece um conjunto de competências, conhecimentos e aprendizagens, direcionados para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esse fim, encontra-se fragmentado em dois momentos (Enquadramento Teórico e Intervenção Pedagógica) fundamentados nas Práticas Pedagógicas vivenciadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvidos na Escola Básica com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Assim, reconhecendo a análise do atual perfil docente que se ambiciona alcançar para uma educação de qualidade e o papel do professor como gestor do currículo numa escola para todos, privilegiou-se um conjunto de princípios pedagógicos (a aprendizagem significativa, a educação artística, a avaliação formativa, o ensino experimental das ciências e os recursos pedagógicos) que autenticassem a construção de aprendizagens, em que a criança/aluno fossem os principais eixos de todo o processo educativo. Não obstante, destaca-se a transformação da modalidade de ensino, através do Ensino a Distância, numa perspetiva de contemplar a utilização de novas tecnologias em contexto sala de aula. Por sua vez, a postura crítica e, sobretudo, investigativa esteve sempre presente e justifica-se pela utilização da metodologia de Investigação-Ação que possibilitou responder às problemáticas identificadas na prática (aprendizagem e desenvolvimento, promoção e potencialização de aprendizagens significativas através de recursos/materiais didáticos). Para além de uma explicação ou descrição, este relatório compõe-se através de uma partilha de conhecimentos ou de aprendizagens fundamentadas num percurso inicial de formação para a docência, em que a vontade de aprender, conhecer e conquistar novos patamares estiveram sempre presentes, nunca descurando a essência de ser professor e, mais do que isso, ajudar os alunos a escrever a história do futuro. |
id |
RCAP_3fef982c9c79ad4ae9b25aabfd8d2a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4995 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino a distânciaAprendizagemInvestigação-açãoReflexãoPre-school EducationPrimary SchoolDistance learningLearningAction researchReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoConsiderando-se a importância da reflexão/observação ao longo da prática docente, o presente relatório esclarece um conjunto de competências, conhecimentos e aprendizagens, direcionados para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esse fim, encontra-se fragmentado em dois momentos (Enquadramento Teórico e Intervenção Pedagógica) fundamentados nas Práticas Pedagógicas vivenciadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvidos na Escola Básica com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Assim, reconhecendo a análise do atual perfil docente que se ambiciona alcançar para uma educação de qualidade e o papel do professor como gestor do currículo numa escola para todos, privilegiou-se um conjunto de princípios pedagógicos (a aprendizagem significativa, a educação artística, a avaliação formativa, o ensino experimental das ciências e os recursos pedagógicos) que autenticassem a construção de aprendizagens, em que a criança/aluno fossem os principais eixos de todo o processo educativo. Não obstante, destaca-se a transformação da modalidade de ensino, através do Ensino a Distância, numa perspetiva de contemplar a utilização de novas tecnologias em contexto sala de aula. Por sua vez, a postura crítica e, sobretudo, investigativa esteve sempre presente e justifica-se pela utilização da metodologia de Investigação-Ação que possibilitou responder às problemáticas identificadas na prática (aprendizagem e desenvolvimento, promoção e potencialização de aprendizagens significativas através de recursos/materiais didáticos). Para além de uma explicação ou descrição, este relatório compõe-se através de uma partilha de conhecimentos ou de aprendizagens fundamentadas num percurso inicial de formação para a docência, em que a vontade de aprender, conhecer e conquistar novos patamares estiveram sempre presentes, nunca descurando a essência de ser professor e, mais do que isso, ajudar os alunos a escrever a história do futuro.Considering the importance of reflection/observation throughout the teaching practice, this report clarifies a set of skills, knowledge and learning, directed to obtain the degree of Master in Pre-School Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education. To this end, it is divided into two moments (Theoretical Framework and Pedagogical Intervention) based on the Pedagogical Practices experienced in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education, developed in the Basic School with Preschool of Areeiro and Lombada. Thus, recognizing the analysis of the current teaching profile that we aspire to achieve for na education of quality and the role of the teacher as a curriculum manager in a school for all, a set of pedagogical principles was privileged (meaningful learning, art education, formative assessment, experimental science teaching and teaching resources) that authenticate the construction of learning, in which the child/student is the main axis of the whole educational process. Nevertheless, the transformation of the teaching modality, through distance learning, in a perspective of contemplating the use of new technologies in the classroom context, stands out. In turn, the critical and, above all, investigative attitude was always present and is justified by the use of the Research Action methodology that made it possible to respond to the problems identified in practice (learning and development, promotion and potentialisation of significant learning through didactic resources/materials). Beyond an explanation or description, this report is composed through a sharing of knowledge or learning based on an initial journey of training for teaching, in which the desire to learn, know and conquer new levels was always present, never neglecting the essence of being a teacher and, more than that, helping students to write the history of the future.Fernandes, Adérita Cristina PereiraDigitUMaNeves, Ana Carina Barros2023-02-03T14:37:21Z2022-08-112022-08-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4995TID:203202716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-05T03:30:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:12.846486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Neves, Ana Carina Barros Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Ensino a distância Aprendizagem Investigação-ação Reflexão Pre-school Education Primary School Distance learning Learning Action research Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Neves, Ana Carina Barros |
author_facet |
Neves, Ana Carina Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Adérita Cristina Pereira DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Ana Carina Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Ensino a distância Aprendizagem Investigação-ação Reflexão Pre-school Education Primary School Distance learning Learning Action research Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Ensino a distância Aprendizagem Investigação-ação Reflexão Pre-school Education Primary School Distance learning Learning Action research Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Considerando-se a importância da reflexão/observação ao longo da prática docente, o presente relatório esclarece um conjunto de competências, conhecimentos e aprendizagens, direcionados para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esse fim, encontra-se fragmentado em dois momentos (Enquadramento Teórico e Intervenção Pedagógica) fundamentados nas Práticas Pedagógicas vivenciadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvidos na Escola Básica com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Assim, reconhecendo a análise do atual perfil docente que se ambiciona alcançar para uma educação de qualidade e o papel do professor como gestor do currículo numa escola para todos, privilegiou-se um conjunto de princípios pedagógicos (a aprendizagem significativa, a educação artística, a avaliação formativa, o ensino experimental das ciências e os recursos pedagógicos) que autenticassem a construção de aprendizagens, em que a criança/aluno fossem os principais eixos de todo o processo educativo. Não obstante, destaca-se a transformação da modalidade de ensino, através do Ensino a Distância, numa perspetiva de contemplar a utilização de novas tecnologias em contexto sala de aula. Por sua vez, a postura crítica e, sobretudo, investigativa esteve sempre presente e justifica-se pela utilização da metodologia de Investigação-Ação que possibilitou responder às problemáticas identificadas na prática (aprendizagem e desenvolvimento, promoção e potencialização de aprendizagens significativas através de recursos/materiais didáticos). Para além de uma explicação ou descrição, este relatório compõe-se através de uma partilha de conhecimentos ou de aprendizagens fundamentadas num percurso inicial de formação para a docência, em que a vontade de aprender, conhecer e conquistar novos patamares estiveram sempre presentes, nunca descurando a essência de ser professor e, mais do que isso, ajudar os alunos a escrever a história do futuro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-11 2022-08-11T00:00:00Z 2023-02-03T14:37:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4995 TID:203202716 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4995 |
identifier_str_mv |
TID:203202716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552094446485504 |