O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/67472 |
Resumo: | O presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento. |
id |
RCAP_273465d2e8057cba83272866a9ae1ee7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67472 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o EnemBrazil does not need Human and Social Sciences: a possible reading of government advertising about EnemEl Brasil no necesita Ciencias Humanas y Sociales: una posible lectura de la publicidad del gobierno sobre el EnemComunicaçãoCiênciaEducação SuperiorPropagandaPublicidade governamentalCommunicationScienceHigher EducationAdvertisingGovernment advertisingComunicaciónCienciasEducación universitariaPublicidadPublicidad gubernamentalCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento.This text presents a critical analysis of Enem's official dissemination campaigns in the years 2019 and 2020 amidst a scenario of political tensions between government and federal universities, also marked by the coronavirus pandemic. The study shows a partial representation, in the scope of Brazilian government advertising, sciences and higher education, characterized mainly by the overvaluation of courses in Health Sciences and courses traditionally valued by the labor market, such as Law and Engineering, in contrast to the relative invisibility of Human, Social Sciences and other areas of knowledge.Este texto presenta un análisis critica de las campañas oficiales de difusión de Enem en los años 2019 y 2020 en medio de un escenario de tensiones políticas entre el gobierno y las universidades federales, también marcado por la pandemia de coronavirus. El estudio muestra una representación parcial, en el ámbito de la publicidad gubernamental brasileña, las ciencias y la educación superior, caracterizada principalmente por la sobrevaloración de los cursos en Ciencias de la Salud y cursos tradicionalmente valorados por el mercado laboral, como Derecho e Ingeniería, en contraste con la relativa invisibilidad de las ciencias humanas, sociales y otras áre as del conocimiento .Universidade Federal do Tocantins (UFT)Universidade do MinhoRibeiro, Bianca ZanellaNavarro, Daniella Lisieux OliveiraPrates, Helena ZanellaRuão, Teresa20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/67472porRibeiro, B. Z., Navarro, D. L. O, Prates, H. Z. & Ruão, T. (2020). O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem. Revista Observatório, 6(2), a15en. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en2447-426610.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15enhttps://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15eninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:07ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem Brazil does not need Human and Social Sciences: a possible reading of government advertising about Enem El Brasil no necesita Ciencias Humanas y Sociales: una posible lectura de la publicidad del gobierno sobre el Enem |
title |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem |
spellingShingle |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem Ribeiro, Bianca Zanella Comunicação Ciência Educação Superior Propaganda Publicidade governamental Communication Science Higher Education Advertising Government advertising Comunicación Ciencias Educación universitaria Publicidad Publicidad gubernamental Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem |
title_full |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem |
title_fullStr |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem |
title_full_unstemmed |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem |
title_sort |
O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem |
author |
Ribeiro, Bianca Zanella |
author_facet |
Ribeiro, Bianca Zanella Navarro, Daniella Lisieux Oliveira Prates, Helena Zanella Ruão, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Navarro, Daniella Lisieux Oliveira Prates, Helena Zanella Ruão, Teresa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Bianca Zanella Navarro, Daniella Lisieux Oliveira Prates, Helena Zanella Ruão, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Ciência Educação Superior Propaganda Publicidade governamental Communication Science Higher Education Advertising Government advertising Comunicación Ciencias Educación universitaria Publicidad Publicidad gubernamental Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação Ciência Educação Superior Propaganda Publicidade governamental Communication Science Higher Education Advertising Government advertising Comunicación Ciencias Educación universitaria Publicidad Publicidad gubernamental Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/67472 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/67472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, B. Z., Navarro, D. L. O, Prates, H. Z. & Ruão, T. (2020). O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem. Revista Observatório, 6(2), a15en. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303642889519104 |