O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Bianca Zanella
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Navarro, Daniella Lisieux Oliveira, Prates, Helena Zanella, Ruão, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/67472
Resumo: O presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento.
id RCAP_273465d2e8057cba83272866a9ae1ee7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o EnemBrazil does not need Human and Social Sciences: a possible reading of government advertising about EnemEl Brasil no necesita Ciencias Humanas y Sociales: una posible lectura de la publicidad del gobierno sobre el EnemComunicaçãoCiênciaEducação SuperiorPropagandaPublicidade governamentalCommunicationScienceHigher EducationAdvertisingGovernment advertisingComunicaciónCienciasEducación universitariaPublicidadPublicidad gubernamentalCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento.This text presents a critical analysis of Enem's official dissemination campaigns in the years 2019 and 2020 amidst a scenario of political tensions between government and federal universities, also marked by the coronavirus pandemic. The study shows a partial representation, in the scope of Brazilian government advertising, sciences and higher education, characterized mainly by the overvaluation of courses in Health Sciences and courses traditionally valued by the labor market, such as Law and Engineering, in contrast to the relative invisibility of Human, Social Sciences and other areas of knowledge.Este texto presenta un análisis critica de las campañas oficiales de difusión de Enem en los años 2019 y 2020 en medio de un escenario de tensiones políticas entre el gobierno y las universidades federales, también marcado por la pandemia de coronavirus. El estudio muestra una representación parcial, en el ámbito de la publicidad gubernamental brasileña, las ciencias y la educación superior, caracterizada principalmente por la sobrevaloración de los cursos en Ciencias de la Salud y cursos tradicionalmente valorados por el mercado laboral, como Derecho e Ingeniería, en contraste con la relativa invisibilidad de las ciencias humanas, sociales y otras áre as del conocimiento .Universidade Federal do Tocantins (UFT)Universidade do MinhoRibeiro, Bianca ZanellaNavarro, Daniella Lisieux OliveiraPrates, Helena ZanellaRuão, Teresa20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/67472porRibeiro, B. Z., Navarro, D. L. O, Prates, H. Z. & Ruão, T. (2020). O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem. Revista Observatório, 6(2), a15en. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en2447-426610.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15enhttps://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15eninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
Brazil does not need Human and Social Sciences: a possible reading of government advertising about Enem
El Brasil no necesita Ciencias Humanas y Sociales: una posible lectura de la publicidad del gobierno sobre el Enem
title O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
spellingShingle O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
Ribeiro, Bianca Zanella
Comunicação
Ciência
Educação Superior
Propaganda
Publicidade governamental
Communication
Science
Higher Education
Advertising
Government advertising
Comunicación
Ciencias
Educación universitaria
Publicidad
Publicidad gubernamental
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
title_full O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
title_fullStr O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
title_full_unstemmed O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
title_sort O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem
author Ribeiro, Bianca Zanella
author_facet Ribeiro, Bianca Zanella
Navarro, Daniella Lisieux Oliveira
Prates, Helena Zanella
Ruão, Teresa
author_role author
author2 Navarro, Daniella Lisieux Oliveira
Prates, Helena Zanella
Ruão, Teresa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Bianca Zanella
Navarro, Daniella Lisieux Oliveira
Prates, Helena Zanella
Ruão, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ciência
Educação Superior
Propaganda
Publicidade governamental
Communication
Science
Higher Education
Advertising
Government advertising
Comunicación
Ciencias
Educación universitaria
Publicidad
Publicidad gubernamental
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação
Ciência
Educação Superior
Propaganda
Publicidade governamental
Communication
Science
Higher Education
Advertising
Government advertising
Comunicación
Ciencias
Educación universitaria
Publicidad
Publicidad gubernamental
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/67472
url https://hdl.handle.net/1822/67472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, B. Z., Navarro, D. L. O, Prates, H. Z. & Ruão, T. (2020). O Brasil não precisa das Ciênicas Humanas e Sociais: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem. Revista Observatório, 6(2), a15en. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins (UFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins (UFT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303642889519104