O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo André Barbosa Carvalho dos, 1978-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10304
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_ad6c4e5f2c447a9660ac9574168780b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º anoGeometria - Estudo e EnsinoDesign gráficoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado na sequência da mesma, realizada na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia numa turma de 28 alunos que frequentavam a disciplina de Educação Visual do 9º ano de escolaridade. A Unidade Curricular a lecionar, intitulada “Geometria no Plano”, apresentava um problema para resolver: a grande maioria dos alunos demonstrava uma clara desmotivação para desempenhar as tarefas propostas. Partindo de uma concepção profissional que exige de nós, professores, uma prática baseada na reflexão sobre a nossa ação pedagógica, procurou-se motivar os alunos no estudo da Geometria. A reflexão pessoal levou a determinadas conclusões que são analisadas no presente trabalho. O objetivo pretendido foi melhorar a percepção que os discentes têm da prática da Geometria e da sua importância no dia-a-dia. Esse objectivo passava pela motivação dos alunos, e foi conseguido. A solução encontrada para pôr cobro a determinadas concepções erróneas que os alunos têm acerca da Geometria e do seu papel no dia-a-dia foi: a alteração da planificação anual. Daí o título deste relatório: “O Design Gráfico e a Geometria: uma proposta em Educação Visual, 9º Ano)”. Este relatório expõe todo o processo, desde a fundamentação teórica, abordando a visão de diversos autores sobre a reflexão, passando pela contextualização, e terminando com a análise e reflexão acerca do percurso efetuado.The current Supervised Teaching Practice Report was elaborated following the practice, which took place at the Dr. João de Araújo Correia Secondary School, in a class with 28 pupils that were taking a 9th year Visual Arts Education class. The Curricular Unit that was taught, entitled “Plane Geometry”, presented a problem that needed solving: most pupils demonstrated a noticeable lack of motivation for performing the proposed tasks. From a professional conception standpoint, that demands from us teachers a practice based on reflecting on our own teaching actions, motivating students in Geometry was the main aim. Personal reflections led to conclusions that are analysed in this paper. The desired objective was to enhance the perceptions the student body has regarding the practice of Geometry and its day-to-day importance. That objective would be achieved through motivating the students, and it was met. The solution found to end certain misconceptions students have regarding Geometry and the role it plays in everyday life was: changing the yearly planning. Hence the title of the present report: “Graphic Design and Geometry ( 9th year Visual Arts Education)”. This report exhibits the entire process, from theoretical substantiation, with an approach on reflection via the visions of various authors, through contextualisation, to ending the analysis and reflection of the path that was followed.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Hugo André Barbosa Carvalho dos, 1978-2014-01-27T17:09:02Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10304TID:201367793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:22.159894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano
title O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano
spellingShingle O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano
Santos, Hugo André Barbosa Carvalho dos, 1978-
Geometria - Estudo e Ensino
Design gráfico
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano
title_full O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano
title_fullStr O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano
title_full_unstemmed O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano
title_sort O design gráfico e a geometria : uma proposta em educação visual, 9º ano
author Santos, Hugo André Barbosa Carvalho dos, 1978-
author_facet Santos, Hugo André Barbosa Carvalho dos, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hugo André Barbosa Carvalho dos, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e Ensino
Design gráfico
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Geometria - Estudo e Ensino
Design gráfico
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-27T17:09:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10304
TID:201367793
url http://hdl.handle.net/10451/10304
identifier_str_mv TID:201367793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134237967777792