A importância do merchandising nas farmácias comunitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penela, Patrícia Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9061
Resumo: Com a alteração da legislação do mercado farmacêutico criou-se um novo paradigma, aumentando exponencialmente os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica e consequentemente aumentando a concorrência às farmácias. Com este novo desafio as farmácias tiveram de adotar formas diferentes de combater as adversidades impostas pela atualidade. Neste contexto o marketing aparece no mercado farmacêutico para combater as adversidades aumentando a rentabilidade dos produtos. Como estratégia de marketing, o merchandising tem sido cada vez mais utilizado para aumentar a rentabilidade dos produtos nas farmácias, de modo a gerar mais lucro às mesmas. O âmbito desta monografia é avaliar a importância do merchandising nas farmácias comunitárias, ou seja, como a sua utilização pode impulsionar a venda de certos produtos através de ações com merchandising e/ou promoções associadas. Para corroborar este impacto foram realizados dois inquéritos, um aos consumidores e outro às Farmácias. O inquérito aos consumidores teve o intuito de averiguar comportamentos e opiniões sobre as técnicas de marketing que as farmácias aplicam aos produtos. Já o inquérito às Farmácias serviu para perceber a preferência das mesmas face às várias técnicas que possuem para se diferenciarem e impulsionarem vendas. Os resultados demonstraram que o merchandising é efetivamente importante nas farmácias comunitárias embora não haja uma relação direta entre o elevado número de técnicas de merchandising utilizado pelas farmácias e o impacto que têm nos hábitos de consumo dos utentes. Em relação ao inquérito às farmácias foi conclusivo que as técnicas preferenciais foram as gôndolas e as montras, e a opinião que os profissionais de saúde têm dos consumidores, corresponde ao comportamento, demonstrado no inquérito aos mesmos.
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