Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78328 |
Resumo: | Este trabalho analisa a opinião de executivos do varejo de autosserviço que vendem produtos da marca Nestlé e a opinião de executivos da própria empresa em relação ao merchandising no ponto de venda da Nestlé. Considera que o merchandising no ponto de venda é responsável pela exposição destacada dos produtos nas lojas, visando chamar a atenção do consumidor e influenciá-lo na decisão de compra. Realiza um levantamento bibliográfico sobre varejo, marketing, e, mais aprofundadamente, sobre merchandising no ponto de venda. Ainda, aplica entrevistas em profundidade com varejistas e executivos da Nestlé e verifica informações necessárias para a pesquisa. Essas informações são relevantes para verificar a visão que os clientes internos e externos têm sobre a área em questão. Assim, analisa as respostas obtidas e identifica oportunidades para o negócio de merchandising da companhia. Julga que os resultados desse estudo serão úteis para o desenvolvimento da área de merchandising. Conclui que a área estudada apresenta bom desempenho, com alguns pontos a melhorar. |
id |
UFRGS-2_b954caeba84535d7728fd7557facdd71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78328 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Casagrande, Roberta FischerSlongo, Luiz Antonio2013-09-25T02:22:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/78328000891979Este trabalho analisa a opinião de executivos do varejo de autosserviço que vendem produtos da marca Nestlé e a opinião de executivos da própria empresa em relação ao merchandising no ponto de venda da Nestlé. Considera que o merchandising no ponto de venda é responsável pela exposição destacada dos produtos nas lojas, visando chamar a atenção do consumidor e influenciá-lo na decisão de compra. Realiza um levantamento bibliográfico sobre varejo, marketing, e, mais aprofundadamente, sobre merchandising no ponto de venda. Ainda, aplica entrevistas em profundidade com varejistas e executivos da Nestlé e verifica informações necessárias para a pesquisa. Essas informações são relevantes para verificar a visão que os clientes internos e externos têm sobre a área em questão. Assim, analisa as respostas obtidas e identifica oportunidades para o negócio de merchandising da companhia. Julga que os resultados desse estudo serão úteis para o desenvolvimento da área de merchandising. Conclui que a área estudada apresenta bom desempenho, com alguns pontos a melhorar.This paper analyzes the opinion of self-service retail executives who sell Nestlé branded products and the opinion from executives of the company itself regarding Nestlé's point of sale merchandising. Considers that the point of sale merchandising is responsable for highlighting the exposition of products on stores, in order to catch the consumers attention and influence him to make the buy. Conducts a survey of the literature on retail, marketing, and, further, on the point of sale merchandising. Still, applies interviews with retailers and Nestlé's executives in order to collect the information needed for the research. These informations are relevant to verify the image that inner and outer costumers have about the area in question. Thus, analyzes the responses and identifies opportunities for the company's merchandising business. Considers that the result to this study will be useful to developing the merchandising sector. Concludes that the study area has good performance, with some areas for improvement.application/pdfporMerchandisingDecisão de compraPonto de vendaAdministrationMerchandisingPoint of saleNestléMerchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891979.pdf000891979.pdfTexto completoapplication/pdf1326945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/1/000891979.pdfe7ae1ce0a03b62b4d0fcc8ccb353f17bMD51TEXT000891979.pdf.txt000891979.pdf.txtExtracted Texttext/plain134167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/2/000891979.pdf.txta31d9dbee080e6653470266b7d1ae923MD52THUMBNAIL000891979.pdf.jpg000891979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/3/000891979.pdf.jpg027525e57577428dab5212e4e359ceb5MD5310183/783282018-10-15 09:29:36.125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78328Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T12:29:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório |
title |
Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório Casagrande, Roberta Fischer Merchandising Decisão de compra Ponto de venda Administration Merchandising Point of sale Nestlé |
title_short |
Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório |
title_full |
Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório |
title_sort |
Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório |
author |
Casagrande, Roberta Fischer |
author_facet |
Casagrande, Roberta Fischer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Roberta Fischer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Merchandising Decisão de compra Ponto de venda |
topic |
Merchandising Decisão de compra Ponto de venda Administration Merchandising Point of sale Nestlé |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Administration Merchandising Point of sale Nestlé |
description |
Este trabalho analisa a opinião de executivos do varejo de autosserviço que vendem produtos da marca Nestlé e a opinião de executivos da própria empresa em relação ao merchandising no ponto de venda da Nestlé. Considera que o merchandising no ponto de venda é responsável pela exposição destacada dos produtos nas lojas, visando chamar a atenção do consumidor e influenciá-lo na decisão de compra. Realiza um levantamento bibliográfico sobre varejo, marketing, e, mais aprofundadamente, sobre merchandising no ponto de venda. Ainda, aplica entrevistas em profundidade com varejistas e executivos da Nestlé e verifica informações necessárias para a pesquisa. Essas informações são relevantes para verificar a visão que os clientes internos e externos têm sobre a área em questão. Assim, analisa as respostas obtidas e identifica oportunidades para o negócio de merchandising da companhia. Julga que os resultados desse estudo serão úteis para o desenvolvimento da área de merchandising. Conclui que a área estudada apresenta bom desempenho, com alguns pontos a melhorar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-25T02:22:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78328 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000891979 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78328 |
identifier_str_mv |
000891979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/1/000891979.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/2/000891979.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/3/000891979.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7ae1ce0a03b62b4d0fcc8ccb353f17b a31d9dbee080e6653470266b7d1ae923 027525e57577428dab5212e4e359ceb5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724550729695232 |