Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Roberta Fischer
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78328
Resumo: Este trabalho analisa a opinião de executivos do varejo de autosserviço que vendem produtos da marca Nestlé e a opinião de executivos da própria empresa em relação ao merchandising no ponto de venda da Nestlé. Considera que o merchandising no ponto de venda é responsável pela exposição destacada dos produtos nas lojas, visando chamar a atenção do consumidor e influenciá-lo na decisão de compra. Realiza um levantamento bibliográfico sobre varejo, marketing, e, mais aprofundadamente, sobre merchandising no ponto de venda. Ainda, aplica entrevistas em profundidade com varejistas e executivos da Nestlé e verifica informações necessárias para a pesquisa. Essas informações são relevantes para verificar a visão que os clientes internos e externos têm sobre a área em questão. Assim, analisa as respostas obtidas e identifica oportunidades para o negócio de merchandising da companhia. Julga que os resultados desse estudo serão úteis para o desenvolvimento da área de merchandising. Conclui que a área estudada apresenta bom desempenho, com alguns pontos a melhorar.
id UFRGS-2_b954caeba84535d7728fd7557facdd71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78328
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Casagrande, Roberta FischerSlongo, Luiz Antonio2013-09-25T02:22:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/78328000891979Este trabalho analisa a opinião de executivos do varejo de autosserviço que vendem produtos da marca Nestlé e a opinião de executivos da própria empresa em relação ao merchandising no ponto de venda da Nestlé. Considera que o merchandising no ponto de venda é responsável pela exposição destacada dos produtos nas lojas, visando chamar a atenção do consumidor e influenciá-lo na decisão de compra. Realiza um levantamento bibliográfico sobre varejo, marketing, e, mais aprofundadamente, sobre merchandising no ponto de venda. Ainda, aplica entrevistas em profundidade com varejistas e executivos da Nestlé e verifica informações necessárias para a pesquisa. Essas informações são relevantes para verificar a visão que os clientes internos e externos têm sobre a área em questão. Assim, analisa as respostas obtidas e identifica oportunidades para o negócio de merchandising da companhia. Julga que os resultados desse estudo serão úteis para o desenvolvimento da área de merchandising. Conclui que a área estudada apresenta bom desempenho, com alguns pontos a melhorar.This paper analyzes the opinion of self-service retail executives who sell Nestlé branded products and the opinion from executives of the company itself regarding Nestlé's point of sale merchandising. Considers that the point of sale merchandising is responsable for highlighting the exposition of products on stores, in order to catch the consumers attention and influence him to make the buy. Conducts a survey of the literature on retail, marketing, and, further, on the point of sale merchandising. Still, applies interviews with retailers and Nestlé's executives in order to collect the information needed for the research. These informations are relevant to verify the image that inner and outer costumers have about the area in question. Thus, analyzes the responses and identifies opportunities for the company's merchandising business. Considers that the result to this study will be useful to developing the merchandising sector. Concludes that the study area has good performance, with some areas for improvement.application/pdfporMerchandisingDecisão de compraPonto de vendaAdministrationMerchandisingPoint of saleNestléMerchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891979.pdf000891979.pdfTexto completoapplication/pdf1326945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/1/000891979.pdfe7ae1ce0a03b62b4d0fcc8ccb353f17bMD51TEXT000891979.pdf.txt000891979.pdf.txtExtracted Texttext/plain134167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/2/000891979.pdf.txta31d9dbee080e6653470266b7d1ae923MD52THUMBNAIL000891979.pdf.jpg000891979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/3/000891979.pdf.jpg027525e57577428dab5212e4e359ceb5MD5310183/783282018-10-15 09:29:36.125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78328Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:29:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
title Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
spellingShingle Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
Casagrande, Roberta Fischer
Merchandising
Decisão de compra
Ponto de venda
Administration
Merchandising
Point of sale
Nestlé
title_short Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
title_full Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
title_fullStr Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
title_sort Merchandising da Nestlé no ponto de venda : um estudo exploratório
author Casagrande, Roberta Fischer
author_facet Casagrande, Roberta Fischer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Roberta Fischer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Merchandising
Decisão de compra
Ponto de venda
topic Merchandising
Decisão de compra
Ponto de venda
Administration
Merchandising
Point of sale
Nestlé
dc.subject.eng.fl_str_mv Administration
Merchandising
Point of sale
Nestlé
description Este trabalho analisa a opinião de executivos do varejo de autosserviço que vendem produtos da marca Nestlé e a opinião de executivos da própria empresa em relação ao merchandising no ponto de venda da Nestlé. Considera que o merchandising no ponto de venda é responsável pela exposição destacada dos produtos nas lojas, visando chamar a atenção do consumidor e influenciá-lo na decisão de compra. Realiza um levantamento bibliográfico sobre varejo, marketing, e, mais aprofundadamente, sobre merchandising no ponto de venda. Ainda, aplica entrevistas em profundidade com varejistas e executivos da Nestlé e verifica informações necessárias para a pesquisa. Essas informações são relevantes para verificar a visão que os clientes internos e externos têm sobre a área em questão. Assim, analisa as respostas obtidas e identifica oportunidades para o negócio de merchandising da companhia. Julga que os resultados desse estudo serão úteis para o desenvolvimento da área de merchandising. Conclui que a área estudada apresenta bom desempenho, com alguns pontos a melhorar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-25T02:22:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78328
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000891979
url http://hdl.handle.net/10183/78328
identifier_str_mv 000891979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/1/000891979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/2/000891979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78328/3/000891979.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7ae1ce0a03b62b4d0fcc8ccb353f17b
a31d9dbee080e6653470266b7d1ae923
027525e57577428dab5212e4e359ceb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224453461377024