Influência da atividade motora nos resultados escolares em alunos do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2301 |
Resumo: | Atualmente o exercício físico está cada vez menos presente, em termos de estímulos semanais, no sistema educativo Português. Sendo esta uma área de grande importância assim como o sucesso escolar, torna interessante e pertinente perceber se há uma interligação entre as duas. O intuito deste estudo é de demonstrar a importância do exercício físico no percurso escolar, tanto a nível do contexto formal como não formal, indicando a influência que este tem no sucesso escolar dos alunos. Participam no estudo 36 crianças (uma turma do 4.ºano e um grupo de uma turma mista de 1.º e 4.º ano) e os seus respetivos professores, pertencentes a um Centro Escolar, do norte litoral de Portugal, num meio urbano. A turma mista será alvo de uma intervenção ao nível dos espaços não formais durante um período, tendo a outra turma um cariz de grupo de controlo. Desta forma será possível comparar o período antes e após a intervenção. Este estudo recorreu também a um inquérito por entrevista aos docentes das respetivas turmas, de modo a conhecer a sua perspetiva da importância do exercício físico e se concorda com a influência no sucesso escolar; à observação indeferida através de áudio e vídeo das atividades realizadas nos espaços não formais e à implementação de atividades específicas nesses mesmos espaços. Com este estudo comprova-se que ao enriquecer as atividades físicas nos espaços não formais irá promover uma repercussão direta e positiva não só a nível do sucesso escolar dos alunos, mas também a nível socio-afetivo. Com isto, dizer que houve uma melhoria percetível a nível social entre a turma experimental, com o grupo do 1º com o do 4º ano, entre ambos os géneros. Que a nível cognitivo constatou-se tanto através da observação direta que se mostravam mais motivados dentro da sala de aula no fim de cada implementação, como através dos resultados escolares destes, verificando resultados superiores nos alunos que praticavam desporto fora do horário escolar. A realização do presente estudo permitiu concluir que existe uma ligação entre a prática de exercício físico e o sucesso escolar, visto que se verificou que os alunos que praticam desporto fora do horário escolar apresentam um maior rendimento escolar e que os alunos do grupo experimental antes e após as implementações apresentaram resultados melhores que o grupo de controlo. |
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A turma mista será alvo de uma intervenção ao nível dos espaços não formais durante um período, tendo a outra turma um cariz de grupo de controlo. Desta forma será possível comparar o período antes e após a intervenção. Este estudo recorreu também a um inquérito por entrevista aos docentes das respetivas turmas, de modo a conhecer a sua perspetiva da importância do exercício físico e se concorda com a influência no sucesso escolar; à observação indeferida através de áudio e vídeo das atividades realizadas nos espaços não formais e à implementação de atividades específicas nesses mesmos espaços. Com este estudo comprova-se que ao enriquecer as atividades físicas nos espaços não formais irá promover uma repercussão direta e positiva não só a nível do sucesso escolar dos alunos, mas também a nível socio-afetivo. Com isto, dizer que houve uma melhoria percetível a nível social entre a turma experimental, com o grupo do 1º com o do 4º ano, entre ambos os géneros. Que a nível cognitivo constatou-se tanto através da observação direta que se mostravam mais motivados dentro da sala de aula no fim de cada implementação, como através dos resultados escolares destes, verificando resultados superiores nos alunos que praticavam desporto fora do horário escolar. A realização do presente estudo permitiu concluir que existe uma ligação entre a prática de exercício físico e o sucesso escolar, visto que se verificou que os alunos que praticam desporto fora do horário escolar apresentam um maior rendimento escolar e que os alunos do grupo experimental antes e após as implementações apresentaram resultados melhores que o grupo de controlo.Nowadays, physical exercise is becoming less present in terms of weekly stimuli in the portuguese educational system. Being an area of great importance as well as school success, it makes it interesting and pertinent to perceive whether there is an interconnection between the two. The aim of this study is to demonstrate the importance of physical exercise in the school course, both at the level of the formal and non-formal context, indicating the influence it has on students ' academic success. The study involved 36 children (a 4th grade class and a group of a mixed class of 1st and 4th year) and their respective professors, belonging to a school center, from the northern coast of Portugal, in an urban environment. The mixed class will be the subject of an intervention at the level of non-formal spaces during a period, with the other class being a control group. In this way it will be possible to compare the period before and after the intervention. This study also resorted to an interview with the professors of their respective classes, in order to know their perspective on the importance of physical exercise and agrees with the influence on school success; To the observation by audio and video of the activities carried out in the non-formal spaces and the implementation of specific activities in these spaces. With this, we say that there was a noticeable improvement at the social level between the experimental class, with the group of the 1st with the 4th year, between both genders. That the cognitive level was observed both through direct observation that they were more motivated inside the classroom at the end of each implementation, as through the school results of these, verifying superior results in the students who practiced sport outside of school hours. The realization of the present study allowed us to conclude that there is a link between the practice of physical exercise and school success, since it was found that students who practice sports outside school hours have a higher efficiency and students in the experimental group before and after the implementations presented better results than the control group.2020-02-18T16:23:50Z2019-12-20T00:00:00Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2301TID:202444945porGiestas, Joana Marta Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:03Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:37.904699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente o exercício físico está cada vez menos presente, em termos de estímulos semanais, no sistema educativo Português. Sendo esta uma área de grande importância assim como o sucesso escolar, torna interessante e pertinente perceber se há uma interligação entre as duas. O intuito deste estudo é de demonstrar a importância do exercício físico no percurso escolar, tanto a nível do contexto formal como não formal, indicando a influência que este tem no sucesso escolar dos alunos. Participam no estudo 36 crianças (uma turma do 4.ºano e um grupo de uma turma mista de 1.º e 4.º ano) e os seus respetivos professores, pertencentes a um Centro Escolar, do norte litoral de Portugal, num meio urbano. A turma mista será alvo de uma intervenção ao nível dos espaços não formais durante um período, tendo a outra turma um cariz de grupo de controlo. Desta forma será possível comparar o período antes e após a intervenção. Este estudo recorreu também a um inquérito por entrevista aos docentes das respetivas turmas, de modo a conhecer a sua perspetiva da importância do exercício físico e se concorda com a influência no sucesso escolar; à observação indeferida através de áudio e vídeo das atividades realizadas nos espaços não formais e à implementação de atividades específicas nesses mesmos espaços. Com este estudo comprova-se que ao enriquecer as atividades físicas nos espaços não formais irá promover uma repercussão direta e positiva não só a nível do sucesso escolar dos alunos, mas também a nível socio-afetivo. Com isto, dizer que houve uma melhoria percetível a nível social entre a turma experimental, com o grupo do 1º com o do 4º ano, entre ambos os géneros. Que a nível cognitivo constatou-se tanto através da observação direta que se mostravam mais motivados dentro da sala de aula no fim de cada implementação, como através dos resultados escolares destes, verificando resultados superiores nos alunos que praticavam desporto fora do horário escolar. A realização do presente estudo permitiu concluir que existe uma ligação entre a prática de exercício físico e o sucesso escolar, visto que se verificou que os alunos que praticam desporto fora do horário escolar apresentam um maior rendimento escolar e que os alunos do grupo experimental antes e após as implementações apresentaram resultados melhores que o grupo de controlo. |
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