Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3667 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_274d7c2ba268a6421d4bb9c580f91d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3667 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?Ensino de línguasPortuguês língua não maternaEnsino virtualAprendizagem de línguasDispositivos móveisInternetWeb 2.0Ensino colaborativoTailândiaMobile language learningPortuguese L2TelecollaborationPodcastStudent’s perceptionsDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade AbertaA generalização progressiva do uso de dispositivos móveis que está em curso no mundo atual oferece oportunidades adicionais de aprendizagem que os professores de línguas estrangeiras não deveriam ignorar, sobretudo em contextos em que o contacto com a língua alvo não é facilmente estabelecido. A investigação em aquisição de L2 já evidenciou a necessidade da prática da interação para o aperfeiçoamento de competências orais em línguas. O presente estudo procurou explorar a utilização de dispositivos móveis na aprendizagem de Português L2 por parte de dois grupos de estudantes do leitorado Camões IP em duas universidades da capital tailandesa. Para isso foram implementados dois projetos, um com cada um dos grupos, de desenvolvimento de competências orais: (i) Um projeto de telecolaboração com falantes de português da Escola Portuguesa de Díli e (ii) um projeto de utilização de podcast com vista ao aperfeiçoamento das competências de leitura. Os projetos duraram cerca de três meses durante os quais os estudantes foram desenvolvendo as atividades previstas com os seus dispositivos preferidos, sendo chamados a pronunciar-se sobre as mesmas no final dos projetos. Neste estudo de caso, a recolha dos dados foi feita através de questionários e entrevistas em dois momentos distintos: durante a fase de desenvolvimento dos projetos e no seu final. Os dados recolhidos permitiram concluir que os participantes têm uma perceção muito positiva do uso de dispositivos móveis em contexto de aprendizagem informal pela utilidade das atividades propostas e pelo facto de serem formas adicionais de aprendizagem sempre disponíveis e acessíveis. Neste estudo o smartphone foi o dispositivo preferido pela grande maioria dos participantes, sobretudo para ouvir os podcast e para interagir com os correspondentes.Mobile devices use is undergoing rapid growth. Foreign language teachers shouldn’t ignore the opportunities that mobile devices offer to language learners, especially in contexts where the contact with the target language is not easily done. Research in L2 acquisition has demonstrated the importance of interaction to improve oral skills in languages. This study explores the use of mobile devices in Portuguese L2 learning with two groups of students of the lectureship Camões IP in Bangkok. Two projects of development of oral skills were implemented: (i) one telecollaboration project with speakers of Portuguese from Escola Portuguesa de Díli and (ii) one project using podcast distributed aiming at improving reading skills. The projects lasted around three months. During that time, participants developed the related activities with their devices and shared their perceptions about the experience. In this case study, data was collected through questionnaires and interviews during the projects implementation as well as during the final stage. The study reports that students have positive perceptions when using their mobile devices in an informal context of language learning due to the usefulness of the activities they had to carry out. The fact of having additional forms of learning always available and accessible was also underlined. The study also reports that the smartphone is the preferred device to undertake oral tasks, namely to listen to podcasts and to interact with partner students.Dias, Helena BárbaraRepositório AbertoDutra, Luísa Maria Gonçalves2015-02-06T10:51:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3667TID:201140322porDutra, Luísa Maria Gonçalves - Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 [Em linha] : telecolaboração e podcast, que valências?. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:53.697875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências? |
title |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências? |
spellingShingle |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências? Dutra, Luísa Maria Gonçalves Ensino de línguas Português língua não materna Ensino virtual Aprendizagem de línguas Dispositivos móveis Internet Web 2.0 Ensino colaborativo Tailândia Mobile language learning Portuguese L2 Telecollaboration Podcast Student’s perceptions |
title_short |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências? |
title_full |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências? |
title_fullStr |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências? |
title_full_unstemmed |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências? |
title_sort |
Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências? |
author |
Dutra, Luísa Maria Gonçalves |
author_facet |
Dutra, Luísa Maria Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Helena Bárbara Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Luísa Maria Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Português língua não materna Ensino virtual Aprendizagem de línguas Dispositivos móveis Internet Web 2.0 Ensino colaborativo Tailândia Mobile language learning Portuguese L2 Telecollaboration Podcast Student’s perceptions |
topic |
Ensino de línguas Português língua não materna Ensino virtual Aprendizagem de línguas Dispositivos móveis Internet Web 2.0 Ensino colaborativo Tailândia Mobile language learning Portuguese L2 Telecollaboration Podcast Student’s perceptions |
description |
Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-06T10:51:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3667 TID:201140322 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3667 |
identifier_str_mv |
TID:201140322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dutra, Luísa Maria Gonçalves - Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 [Em linha] : telecolaboração e podcast, que valências?. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vol. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135020187648000 |