Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Luísa Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3667
Resumo: Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_274d7c2ba268a6421d4bb9c580f91d0b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?Ensino de línguasPortuguês língua não maternaEnsino virtualAprendizagem de línguasDispositivos móveisInternetWeb 2.0Ensino colaborativoTailândiaMobile language learningPortuguese L2TelecollaborationPodcastStudent’s perceptionsDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade AbertaA generalização progressiva do uso de dispositivos móveis que está em curso no mundo atual oferece oportunidades adicionais de aprendizagem que os professores de línguas estrangeiras não deveriam ignorar, sobretudo em contextos em que o contacto com a língua alvo não é facilmente estabelecido. A investigação em aquisição de L2 já evidenciou a necessidade da prática da interação para o aperfeiçoamento de competências orais em línguas. O presente estudo procurou explorar a utilização de dispositivos móveis na aprendizagem de Português L2 por parte de dois grupos de estudantes do leitorado Camões IP em duas universidades da capital tailandesa. Para isso foram implementados dois projetos, um com cada um dos grupos, de desenvolvimento de competências orais: (i) Um projeto de telecolaboração com falantes de português da Escola Portuguesa de Díli e (ii) um projeto de utilização de podcast com vista ao aperfeiçoamento das competências de leitura. Os projetos duraram cerca de três meses durante os quais os estudantes foram desenvolvendo as atividades previstas com os seus dispositivos preferidos, sendo chamados a pronunciar-se sobre as mesmas no final dos projetos. Neste estudo de caso, a recolha dos dados foi feita através de questionários e entrevistas em dois momentos distintos: durante a fase de desenvolvimento dos projetos e no seu final. Os dados recolhidos permitiram concluir que os participantes têm uma perceção muito positiva do uso de dispositivos móveis em contexto de aprendizagem informal pela utilidade das atividades propostas e pelo facto de serem formas adicionais de aprendizagem sempre disponíveis e acessíveis. Neste estudo o smartphone foi o dispositivo preferido pela grande maioria dos participantes, sobretudo para ouvir os podcast e para interagir com os correspondentes.Mobile devices use is undergoing rapid growth. Foreign language teachers shouldn’t ignore the opportunities that mobile devices offer to language learners, especially in contexts where the contact with the target language is not easily done. Research in L2 acquisition has demonstrated the importance of interaction to improve oral skills in languages. This study explores the use of mobile devices in Portuguese L2 learning with two groups of students of the lectureship Camões IP in Bangkok. Two projects of development of oral skills were implemented: (i) one telecollaboration project with speakers of Portuguese from Escola Portuguesa de Díli and (ii) one project using podcast distributed aiming at improving reading skills. The projects lasted around three months. During that time, participants developed the related activities with their devices and shared their perceptions about the experience. In this case study, data was collected through questionnaires and interviews during the projects implementation as well as during the final stage. The study reports that students have positive perceptions when using their mobile devices in an informal context of language learning due to the usefulness of the activities they had to carry out. The fact of having additional forms of learning always available and accessible was also underlined. The study also reports that the smartphone is the preferred device to undertake oral tasks, namely to listen to podcasts and to interact with partner students.Dias, Helena BárbaraRepositório AbertoDutra, Luísa Maria Gonçalves2015-02-06T10:51:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3667TID:201140322porDutra, Luísa Maria Gonçalves - Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 [Em linha] : telecolaboração e podcast, que valências?. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:53.697875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
title Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
spellingShingle Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
Dutra, Luísa Maria Gonçalves
Ensino de línguas
Português língua não materna
Ensino virtual
Aprendizagem de línguas
Dispositivos móveis
Internet
Web 2.0
Ensino colaborativo
Tailândia
Mobile language learning
Portuguese L2
Telecollaboration
Podcast
Student’s perceptions
title_short Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
title_full Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
title_fullStr Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
title_full_unstemmed Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
title_sort Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?
author Dutra, Luísa Maria Gonçalves
author_facet Dutra, Luísa Maria Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Helena Bárbara
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Luísa Maria Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Português língua não materna
Ensino virtual
Aprendizagem de línguas
Dispositivos móveis
Internet
Web 2.0
Ensino colaborativo
Tailândia
Mobile language learning
Portuguese L2
Telecollaboration
Podcast
Student’s perceptions
topic Ensino de línguas
Português língua não materna
Ensino virtual
Aprendizagem de línguas
Dispositivos móveis
Internet
Web 2.0
Ensino colaborativo
Tailândia
Mobile language learning
Portuguese L2
Telecollaboration
Podcast
Student’s perceptions
description Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-06T10:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3667
TID:201140322
url http://hdl.handle.net/10400.2/3667
identifier_str_mv TID:201140322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dutra, Luísa Maria Gonçalves - Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 [Em linha] : telecolaboração e podcast, que valências?. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vol.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135020187648000