A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria João Baptista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23748
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo menciona a prática musical observada em diferentes contextos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo descreve a escola e a turma na qual realizei o estágio da PES, seguindo-se uma análise e reflexão fundamentadas do mesmo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular”, que procura compreender o efeito da utilização de uma técnica vocal adequada, sistemática e consciente em crianças, não treinadas vocalmente, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Neste estudo participaram 33 crianças do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No total, foram analisadas 32 gravações individuais e quatro gravações coletivas, ou seja, em contexto coral. A metodologia consistiu numa investigação-ação, através de gravações e observação direta, e na aplicação de questionários. Os resultados sugerem existir uma relação significativa entre a utilização de práticas de técnica vocal e a melhoria da criança aos níveis musical e social. Por último, são referidas as considerações finais sobre a relevância do estágio e o impacto da investigação realizada, para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
id RCAP_275842f02c9191f3d77503bde1a54bc8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento CurricularCantoEducação musicalPrática de ensino supervisionadaTécnica vocalSingingMusic educationSupervised teaching practiceVocal techniqueDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo menciona a prática musical observada em diferentes contextos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo descreve a escola e a turma na qual realizei o estágio da PES, seguindo-se uma análise e reflexão fundamentadas do mesmo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular”, que procura compreender o efeito da utilização de uma técnica vocal adequada, sistemática e consciente em crianças, não treinadas vocalmente, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Neste estudo participaram 33 crianças do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No total, foram analisadas 32 gravações individuais e quatro gravações coletivas, ou seja, em contexto coral. A metodologia consistiu numa investigação-ação, através de gravações e observação direta, e na aplicação de questionários. Os resultados sugerem existir uma relação significativa entre a utilização de práticas de técnica vocal e a melhoria da criança aos níveis musical e social. Por último, são referidas as considerações finais sobre a relevância do estágio e o impacto da investigação realizada, para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.This report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Music Education in Basic School at the Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. It is divided into three chapters. The first chapter mentions the musical practice observed in different contexts of the 2nd Cycle of Basic Education. The second chapter describes the school and the class I worked out the internship, followed by a reasoned analysis and reflection. The third chapter presents the research project entitled “Singing teaching in music classes in the context of Curricular Enrichment Activities”, which seeks to understand the effect of using an appropriate, systematic, and conscious vocal technique on children, who are not vocally trained, aged between six and seven years old. 33 children in the 1st year of the 1st Cycle of Basic Education participated in this study. In total, 32 individual recordings and four collective recordings were analyzed, that is, in a choral context. The methodology consisted of action research, through recordings and direct observation, and the application of questionnaires. The results suggest that there is a positive relationship between the use of vocal technique practices and the child's musical and social improvement.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoia, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Maria João Baptista2023-10-23T18:03:00Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23748TID:203412265porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:26.410057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular
title A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular
spellingShingle A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular
Ribeiro, Maria João Baptista
Canto
Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Técnica vocal
Singing
Music education
Supervised teaching practice
Vocal technique
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular
title_full A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular
title_fullStr A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular
title_full_unstemmed A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular
title_sort A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular
author Ribeiro, Maria João Baptista
author_facet Ribeiro, Maria João Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boia, Pedro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria João Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Técnica vocal
Singing
Music education
Supervised teaching practice
Vocal technique
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Canto
Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Técnica vocal
Singing
Music education
Supervised teaching practice
Vocal technique
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo menciona a prática musical observada em diferentes contextos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo descreve a escola e a turma na qual realizei o estágio da PES, seguindo-se uma análise e reflexão fundamentadas do mesmo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular”, que procura compreender o efeito da utilização de uma técnica vocal adequada, sistemática e consciente em crianças, não treinadas vocalmente, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Neste estudo participaram 33 crianças do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No total, foram analisadas 32 gravações individuais e quatro gravações coletivas, ou seja, em contexto coral. A metodologia consistiu numa investigação-ação, através de gravações e observação direta, e na aplicação de questionários. Os resultados sugerem existir uma relação significativa entre a utilização de práticas de técnica vocal e a melhoria da criança aos níveis musical e social. Por último, são referidas as considerações finais sobre a relevância do estágio e o impacto da investigação realizada, para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T18:03:00Z
2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23748
TID:203412265
url http://hdl.handle.net/10400.22/23748
identifier_str_mv TID:203412265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133655126245376