Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Andreia Filipa Nogueira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9947
Resumo: O documento que aqui apresentamos reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em contexto de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). A PES foi desenvolvida com dois grupos de crianças, distintos: um grupo misto com crianças dos três aos cinco anos e um outro grupo de crianças com nove e dez anos de idade. Apresentamos a contextualização das instituições que integraram a nossa prática, bem como a caracterização dos respetivos grupos de crianças. Apresentamos, ainda experiências de aprendizagem realizadas, nos dois contextos, integrando as diferentes áreas do saber, a preferência e interesses das crianças. Na descrição das experiências de aprendizagem, demostramos uma narrativa dos processos que pusemos em prática, com as crianças, referimos a (as) metodologia (as) implementada(s) em contexto educativo. Relativamente aos instrumentos utilizados para a recolha de dados, recorremos às notas de campo, registo fotográfico, questionário e observação participativa.
id RCAP_2758a574735226dabbefa87cb13d048b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoCooperaçãoPré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoTrabalho de grupoExperiências de aprendizagemCriançaO documento que aqui apresentamos reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em contexto de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). A PES foi desenvolvida com dois grupos de crianças, distintos: um grupo misto com crianças dos três aos cinco anos e um outro grupo de crianças com nove e dez anos de idade. Apresentamos a contextualização das instituições que integraram a nossa prática, bem como a caracterização dos respetivos grupos de crianças. Apresentamos, ainda experiências de aprendizagem realizadas, nos dois contextos, integrando as diferentes áreas do saber, a preferência e interesses das crianças. Na descrição das experiências de aprendizagem, demostramos uma narrativa dos processos que pusemos em prática, com as crianças, referimos a (as) metodologia (as) implementada(s) em contexto educativo. Relativamente aos instrumentos utilizados para a recolha de dados, recorremos às notas de campo, registo fotográfico, questionário e observação participativa.The document presented here reflects the work undertaken within the Supervised Teaching Practice (PES), in the context of Preschool Education and 1. Cycle of basic education. The PES was developed with two groups of children, distinct: a mixed group of children from three to five years and another group of children nine and ten years old. Here is the context of the institutions that joined our practice as well as the characterization of the respective groups of children. Presentation, yet learning experiences conducted in two contexts, integrating the different areas of knowledge, preference and interests of children. In the description of learning experiences, we demonstrate a narrative of the processes we have put in place, with the kids, we refer to (the) methodology (as) implemented (s) in an educational context. For instruments used for data collection, we use the field notes, photographic record, questionnaires and participant observation.Sanches, AngelinaRibeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBSousa, Andreia Filipa Nogueira de2014-07-25T10:15:58Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9947TID:201026198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:24:00Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:02.326651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Sousa, Andreia Filipa Nogueira de
Cooperação
Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Trabalho de grupo
Experiências de aprendizagem
Criança
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Sousa, Andreia Filipa Nogueira de
author_facet Sousa, Andreia Filipa Nogueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Ribeiro, Maria do Céu
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Andreia Filipa Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Trabalho de grupo
Experiências de aprendizagem
Criança
topic Cooperação
Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Trabalho de grupo
Experiências de aprendizagem
Criança
description O documento que aqui apresentamos reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em contexto de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). A PES foi desenvolvida com dois grupos de crianças, distintos: um grupo misto com crianças dos três aos cinco anos e um outro grupo de crianças com nove e dez anos de idade. Apresentamos a contextualização das instituições que integraram a nossa prática, bem como a caracterização dos respetivos grupos de crianças. Apresentamos, ainda experiências de aprendizagem realizadas, nos dois contextos, integrando as diferentes áreas do saber, a preferência e interesses das crianças. Na descrição das experiências de aprendizagem, demostramos uma narrativa dos processos que pusemos em prática, com as crianças, referimos a (as) metodologia (as) implementada(s) em contexto educativo. Relativamente aos instrumentos utilizados para a recolha de dados, recorremos às notas de campo, registo fotográfico, questionário e observação participativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-25T10:15:58Z
2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9947
TID:201026198
url http://hdl.handle.net/10198/9947
identifier_str_mv TID:201026198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240369733632