O impacto dos cartões de fidelidade no comportamento de compra do consumidor : uma abordagem ao mercado retalhista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Susana Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4093
Resumo: A relevância deste estudo surge da crescente competitividade dos mercados e consequente necessidade de diferenciação das empresas para reter os seus clientes. Neste âmbito, verifica-se cada vez mais uma aposta nos programas de fidelidade com base em cartões de fidelidade e estímulos de marketing a estes associados como forma de reter os consumidores. Assim, este estudo insere-se no âmbito do Marketing e Comportamento do consumidor, tendo como tema central os programas de fidelização, e tem como objectivo avaliar o grau de importância dos estímulos de marketing na decisão de compra do consumidor e na sua frequência à loja. Para encontrar resposta para os objectivos de investigação propostos, foi realizado um inquérito por questionário aplicado a 385 indivíduos, maiores de 18 anos, em Supermercados e Hipermercados com cartões de fidelidade da Área Metropolitana de Lisboa. Os resultados obtidos demonstram que os sistemas de incentivos influenciam o processo de decisão de compra do consumidor, aumentando as suas compras, os gastos em loja e influenciando a escolha do produto. Sendo a publicidade nos media e as promoções no ponto de venda os estímulos que maior influência têm. Por outro lado, verificou-se que os possuidores de cartão de fidelidade frequentam mais o ponto de venda que os não possuidores. Contudo, para esta frequência não contribuem de igual forma os sistemas de incentivos, sendo a influência variável de loja para loja. Concluímos que os programas de fidelidade são um factor crítico de sucesso para o incremento das vendas em volume e em valor.
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