Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8440 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, fundamental para a obtenção do Grau de Mestre em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estudo sobre a Literacia em Saúde levado a cabo durante a nossa prática de ensino supervisionada, realizada numa escola do concelho de Vila Real. A escolha do tema baseou-se nas dificuldades ao nível de alguns conceitos e comportamentos em saúde que fomos verificando nas crianças e que fomos reagindo ao longo da prática do ensino supervisionado, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico, quer no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação foi realizada com alunos de uma turma do 3.º ano e respetivos pais. Pretendemos identificar conhecimentos e comportamentos dos alunos e seus pais relativos a problemáticas relacionadas com a saúde e hábitos de vida. Com os resultados do nosso estudo, pretendemos refletir sobre a importância da promoção da literacia em saúde em contexto de sala de aula e reforçar o papel do professor na prevenção de algumas patologias. Consideramos de extrema importância a discussão sobre esta problemática, pois poderá contribuir para a formação de indivíduos capazes de tomar decisões em saúde informadas e conscientes. O nosso estudo carateriza-se por ser de natureza quantitativa. Utilizámos um questionário para a recolha de dados. Os resultados permitem concluir que, apesar de termos uma sociedade consciente e que já apresenta uma melhoria nos seus comportamentos e hábitos de vida, ainda apresenta um nível de literacia em saúde consideravelmente baixo. Quanto à prática de ensino supervisionada, consideramos que é um momento de aplicação prática da formação adquirida ao longo da licenciatura e constituiu uma parte fulcral para a realização deste relatório. É graças à prática de ensino supervisionada que nos é dada a possibilidade de entrar em contacto com os contextos escolares, possibilitando-nos, ainda, a realização de algumas investigações. Este relatório constitui uma ferramenta importante, na medida em que nos fez refletir sobre o estado da literacia em saúde e permitiu-nos estudar e apresentar estratégias de melhoria para o futuro. |
id |
RCAP_276ef8e7f80c7086f8724675cb0d9908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/8440 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básicoalunosliteraciapaisprática de ensino supervisionadasaúdeO presente Relatório de Estágio, fundamental para a obtenção do Grau de Mestre em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estudo sobre a Literacia em Saúde levado a cabo durante a nossa prática de ensino supervisionada, realizada numa escola do concelho de Vila Real. A escolha do tema baseou-se nas dificuldades ao nível de alguns conceitos e comportamentos em saúde que fomos verificando nas crianças e que fomos reagindo ao longo da prática do ensino supervisionado, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico, quer no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação foi realizada com alunos de uma turma do 3.º ano e respetivos pais. Pretendemos identificar conhecimentos e comportamentos dos alunos e seus pais relativos a problemáticas relacionadas com a saúde e hábitos de vida. Com os resultados do nosso estudo, pretendemos refletir sobre a importância da promoção da literacia em saúde em contexto de sala de aula e reforçar o papel do professor na prevenção de algumas patologias. Consideramos de extrema importância a discussão sobre esta problemática, pois poderá contribuir para a formação de indivíduos capazes de tomar decisões em saúde informadas e conscientes. O nosso estudo carateriza-se por ser de natureza quantitativa. Utilizámos um questionário para a recolha de dados. Os resultados permitem concluir que, apesar de termos uma sociedade consciente e que já apresenta uma melhoria nos seus comportamentos e hábitos de vida, ainda apresenta um nível de literacia em saúde consideravelmente baixo. Quanto à prática de ensino supervisionada, consideramos que é um momento de aplicação prática da formação adquirida ao longo da licenciatura e constituiu uma parte fulcral para a realização deste relatório. É graças à prática de ensino supervisionada que nos é dada a possibilidade de entrar em contacto com os contextos escolares, possibilitando-nos, ainda, a realização de algumas investigações. Este relatório constitui uma ferramenta importante, na medida em que nos fez refletir sobre o estado da literacia em saúde e permitiu-nos estudar e apresentar estratégias de melhoria para o futuro.This internship report, fundamental for the achievement of the Master's Degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and Teaching of Mathematics and Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, was based on the study on Health Literacy carried out during our Supervised Teaching Practice held at a school in the Municipality of Vila Real. The choice of theme was based on the difficulties in some concepts and behaviors in health that we were verifying in the children and that we were reacting along the practice of the supervised teaching, in the 1st Basic of the Basic Education, as well as in the 2nd College of the Basic education. The investigation was carried out with students from a 3rd grade class and respective parents. It aims to identify knowledge and behaviors of students and their parents regarding health related issues and life habits. With the results of our study, we intend to reflect on the importance of promoting health literacy in the context of the classroom and reinforce the role of the teacher in the prevention of some pathologies. We consider the discussion on this issue as extremely important, since it may contribute to the formation of individuals capable of making informed and conscious health decisions. Our study is characterized by a quantitative nature. We used a questionnaire to collect data. The results allow us to conclude that although we have a conscious society and that already shows an improvement in their behaviors and habits of life still presents a level of health literacy considerably low. With regard to the practice of supervised teaching, we consider that it is a moment of practical application of the training acquired during the undergraduate course and constituted a central part for the realization of this report. It is thanks to the practice of supervised teaching that we are given the possibility of coming into contact with the school contexts, enabling us to carry out some investigations. This report is an important tool in that it has made us reflect on the state of health literacy and allowed us to study and present improvement strategies for the future.2018-05-16T10:52:17Z2018-03-26T00:00:00Z2018-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8440TID:202326144porLino, Patrícia Manuela Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:18.921774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico Lino, Patrícia Manuela Pinto alunos literacia pais prática de ensino supervisionada saúde |
title_short |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Literacia em saúde - um estudo com pais e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Lino, Patrícia Manuela Pinto |
author_facet |
Lino, Patrícia Manuela Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino, Patrícia Manuela Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alunos literacia pais prática de ensino supervisionada saúde |
topic |
alunos literacia pais prática de ensino supervisionada saúde |
description |
O presente Relatório de Estágio, fundamental para a obtenção do Grau de Mestre em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estudo sobre a Literacia em Saúde levado a cabo durante a nossa prática de ensino supervisionada, realizada numa escola do concelho de Vila Real. A escolha do tema baseou-se nas dificuldades ao nível de alguns conceitos e comportamentos em saúde que fomos verificando nas crianças e que fomos reagindo ao longo da prática do ensino supervisionado, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico, quer no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação foi realizada com alunos de uma turma do 3.º ano e respetivos pais. Pretendemos identificar conhecimentos e comportamentos dos alunos e seus pais relativos a problemáticas relacionadas com a saúde e hábitos de vida. Com os resultados do nosso estudo, pretendemos refletir sobre a importância da promoção da literacia em saúde em contexto de sala de aula e reforçar o papel do professor na prevenção de algumas patologias. Consideramos de extrema importância a discussão sobre esta problemática, pois poderá contribuir para a formação de indivíduos capazes de tomar decisões em saúde informadas e conscientes. O nosso estudo carateriza-se por ser de natureza quantitativa. Utilizámos um questionário para a recolha de dados. Os resultados permitem concluir que, apesar de termos uma sociedade consciente e que já apresenta uma melhoria nos seus comportamentos e hábitos de vida, ainda apresenta um nível de literacia em saúde consideravelmente baixo. Quanto à prática de ensino supervisionada, consideramos que é um momento de aplicação prática da formação adquirida ao longo da licenciatura e constituiu uma parte fulcral para a realização deste relatório. É graças à prática de ensino supervisionada que nos é dada a possibilidade de entrar em contacto com os contextos escolares, possibilitando-nos, ainda, a realização de algumas investigações. Este relatório constitui uma ferramenta importante, na medida em que nos fez refletir sobre o estado da literacia em saúde e permitiu-nos estudar e apresentar estratégias de melhoria para o futuro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-16T10:52:17Z 2018-03-26T00:00:00Z 2018-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/8440 TID:202326144 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/8440 |
identifier_str_mv |
TID:202326144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137140115767296 |