Literacia em Saúde Mental sobre a PHDA: conceções e práticas dos enfermeiros, dos pais e dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Teresa Mamede
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=XcZbQZKJ
Resumo: O diagnóstico/tratamento de perturbações mentais nas crianças são cada vez mais prevalentes, sendo, provavelmente, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) a mais conhecida mas existindo muitos falsos conceitos sobre ela. Os enfermeiros contactam com as crianças desde o nascimento, acompanhando-as no seu crescimento e, assim, podendo desempenhar um papel crucial na deteção de alterações comportamentais. Porém, apesar de reconhecerem algumas caraterísticas da PHDA, sentem dificuldade em desenvolverem estratégias adequadas a estas crianças e em prestar ajuda/aconselhamento aos pais. Os pais destas crianças afirmam sentir ?vergonha e embaraço?, tendo dificuldades em lidar com os filhos devido à sintomatologia apresentada, aspetos que interferem com a qualidade de vida de toda a família. Frequentemente, negam a existência da perturbação e não têm coragem de pedir ajuda, sendo com a referenciação da criança na escola que existe uma confrontação da realidade com esta negação e inação, o que potencia a procura de ajuda pelos pais. É na escola que a maioria dos sintomas da PHDA se manifesta, desempenhando os educadores/professores um papel crucial na deteção precoce e referenciação junto dos pais. Porém, habitualmente, esta referenciação reforça o sentimento de culpa dos pais, pois não é acompanhada de esclarecimento e capacitação. Isto deve-se, provavelmente, a baixos níveis de literacia em saúde mental (LSM) nos educadores, o que também propicia que estas crianças sejam rotuladas como ?mal comportadas? e repreendidas. Este estudo tem como objetivo conhecer os níveis de literacia em saúde mental dos enfermeiros, pais e educadores acerca da PHDA, de forma a explorar as suas opiniões e crenças. Para tal realizou-se um estudo qualitativo, com três focus group e com recurso à discussão de uma vinheta clínica. A análise dos resultados demonstra que os entrevistados reconhecem a PHDA como uma doença bem como algumas das opções de ajuda e tratamento, sentindo-se, no entanto, pouco capazes para oferecer ajuda, resultados que estão de acordo com os dos estudos internacionais e que sustentam a pertinência da necessidade de aumentar os níveis LSM sobre a PHDA.
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