Abordar as questões de género e de cidadania na disciplina de português: um percurso didático aliado às metodologias ativas de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2473 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Nele descreve-se a intervenção educativa planificada para as diferentes áreas e níveis de ensino, os materiais pedagógicos produzidos e apresenta-se o estudo desenvolvido no âmbito da temática da Cidadania e Género. A educação assume um papel particularmente relevante no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, constituindo-se como um lugar privilegiado para a abordagem de questões de Cidadania e de Género. Deste modo, e tendo em conta os discursos educativos de orientação e as recomendações para a educação e sensibilização dos jovens para as questões da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, queremos, neste estudo, apresentar um percurso didático que visa compreender de que modo se pode integrar a dimensão da Igualdade de Género nas aprendizagens do Português através de uma metodologia ativa de aprendizagem. As propostas didáticas desenvolvidas no estudo situam-se ao nível do 6.º ano de escolaridade e estão orientadas para o desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e global. Na base deste estudo esteve não só a preocupação em compreender como é que os professores concebem a educação para a cidadania e a forma como a desenvolvem, como também promover a melhoria e a inovação das práticas educativas, recorrendo-se para tal à utilização das metodologias ativas de aprendizagem, que visam o reconhecimento do aluno como alguém que tem de desempenhar um papel participativo na construção do conhecimento. A impossibilidade de aplicar o estudo em contexto educativo, em virtude da situação pandémica provocada pelo Covid-19, implicou uma autoanálise da proposta pedagógica tendo por base, por um lado, os tópicos desenvolvidos na revisão da literatura e, pelo outro, os objetivos e o problema de investigação definidos. |
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Abordar as questões de género e de cidadania na disciplina de português: um percurso didático aliado às metodologias ativas de aprendizagemAprendizagens de portuguêsCidadaniaIgualdade de géneroMetodologias ativas de aprendizagemActive learning methodologiesCitizenshipGender equalityPortuguese learningO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Nele descreve-se a intervenção educativa planificada para as diferentes áreas e níveis de ensino, os materiais pedagógicos produzidos e apresenta-se o estudo desenvolvido no âmbito da temática da Cidadania e Género. A educação assume um papel particularmente relevante no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, constituindo-se como um lugar privilegiado para a abordagem de questões de Cidadania e de Género. Deste modo, e tendo em conta os discursos educativos de orientação e as recomendações para a educação e sensibilização dos jovens para as questões da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, queremos, neste estudo, apresentar um percurso didático que visa compreender de que modo se pode integrar a dimensão da Igualdade de Género nas aprendizagens do Português através de uma metodologia ativa de aprendizagem. As propostas didáticas desenvolvidas no estudo situam-se ao nível do 6.º ano de escolaridade e estão orientadas para o desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e global. Na base deste estudo esteve não só a preocupação em compreender como é que os professores concebem a educação para a cidadania e a forma como a desenvolvem, como também promover a melhoria e a inovação das práticas educativas, recorrendo-se para tal à utilização das metodologias ativas de aprendizagem, que visam o reconhecimento do aluno como alguém que tem de desempenhar um papel participativo na construção do conhecimento. A impossibilidade de aplicar o estudo em contexto educativo, em virtude da situação pandémica provocada pelo Covid-19, implicou uma autoanálise da proposta pedagógica tendo por base, por um lado, os tópicos desenvolvidos na revisão da literatura e, pelo outro, os objetivos e o problema de investigação definidos.This report was produced in the context of the Supervised Teaching Practice unit, integrated in the Master's Degree in Education of the 1st CEB and 2nd CEB in Portuguese and History and Geography of Portugal at the Viana do Castelo College of Education. It describes the planned educational intervention for the different areas and levels of education, the pedagogical materials produced and presents the study developed within the theme of Citizenship and Gender. Education assumes a particularly relevant role in the personal and social development of individuals, constituting a privileged place for addressing issues of Citizenship and Gender. In this way, and taking into account the educational discourses of orientation and recommendation for the education and sensitization of young people to the issues of equal opportunities between men and women, we want in this study to present a didactic path that aims to understand how can the gender equality dimension be integrated in the learning of Portuguese through an active learning methodology. The didactic proposals developed in the study are at 6th grade level and are oriented to the development of a more comprehensive and global literacy. This study was based not only on the concern to understand how teachers conceive education for citizenship and how they develop it, but also to promote the improvement and innovation of educational practices, using active learning methodologies, which aim to recognize the student as someone who has to play a participatory role in the construction of knowledge. The impossibility of applying the study in an educational context, due to the pandemic situation caused by Covid-19, implied a self-analysis of the pedagogical proposal based, on one hand, on the topics developed in the literature review and, on the other hand, on the defined objectives and research problem.2021-01-08T16:59:12Z2020-12-09T00:00:00Z2020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2473TID:202575535porRodrigues, Jéssica Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:48Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:54.071846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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