Abordar as questões de género e de cidadania na disciplina de português: um percurso didático aliado às metodologias ativas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2473
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Nele descreve-se a intervenção educativa planificada para as diferentes áreas e níveis de ensino, os materiais pedagógicos produzidos e apresenta-se o estudo desenvolvido no âmbito da temática da Cidadania e Género. A educação assume um papel particularmente relevante no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, constituindo-se como um lugar privilegiado para a abordagem de questões de Cidadania e de Género. Deste modo, e tendo em conta os discursos educativos de orientação e as recomendações para a educação e sensibilização dos jovens para as questões da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, queremos, neste estudo, apresentar um percurso didático que visa compreender de que modo se pode integrar a dimensão da Igualdade de Género nas aprendizagens do Português através de uma metodologia ativa de aprendizagem. As propostas didáticas desenvolvidas no estudo situam-se ao nível do 6.º ano de escolaridade e estão orientadas para o desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e global. Na base deste estudo esteve não só a preocupação em compreender como é que os professores concebem a educação para a cidadania e a forma como a desenvolvem, como também promover a melhoria e a inovação das práticas educativas, recorrendo-se para tal à utilização das metodologias ativas de aprendizagem, que visam o reconhecimento do aluno como alguém que tem de desempenhar um papel participativo na construção do conhecimento. A impossibilidade de aplicar o estudo em contexto educativo, em virtude da situação pandémica provocada pelo Covid-19, implicou uma autoanálise da proposta pedagógica tendo por base, por um lado, os tópicos desenvolvidos na revisão da literatura e, pelo outro, os objetivos e o problema de investigação definidos.
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