A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Isabel Sofia Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2533
Resumo: O presente relatório integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2019/2020. Foi realizado o enquadramento da PES no contexto educativo do 1.º e 2.º CEB, assim como uma breve contextualização da proposta pedagógica que seria aplicada na disciplina de Português, no 6.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global e no estudo do texto poético recorrendo às metodologias ativas de aprendizagem com as TIC. A escola é um local de eleição para a formação de cidadãos capazes de ler, escrever e pensar criticamente. O seu papel é crucial na criação de cidadãos ativos, críticos e conscientes na prática da cidadania. A escola deve participar na criação de um mundo sustentável. Assim, decidi centrar a minha proposta pedagógica em várias temáticas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (EDCG): refugiados, guerra, racismo, consumismo, interculturalidade e media. De acordo com o que referi anteriormente, desenvolvi uma proposta pedagógica que teve como propósito abordar o texto poético conectando com temáticas da EDCG, compreendendo que ideias é que os alunos do 6.ºano de escolaridade apresentam relativamente a este género literário e aos temas explícitos. Não tendo sido possível aplicar esta proposta pedagógica com o grupo de alunos do 6.ºano de escolaridade, não concluí nada em concreto, relativamente ao assunto explorado, contudo pude verificar a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial da ED.
id RCAP_4d210189b47707d102c2b901ad82c8c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TICPortuguêsEducação para o desenvolvimento e para a cidadania globalTexto poéticoMetodologias ativas de aprendizagemTICCurrículo de portuguêsPortugueseEducation for development and global citizenshipPoetic textActive learning methodologiesICTPortuguese curriculumO presente relatório integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2019/2020. Foi realizado o enquadramento da PES no contexto educativo do 1.º e 2.º CEB, assim como uma breve contextualização da proposta pedagógica que seria aplicada na disciplina de Português, no 6.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global e no estudo do texto poético recorrendo às metodologias ativas de aprendizagem com as TIC. A escola é um local de eleição para a formação de cidadãos capazes de ler, escrever e pensar criticamente. O seu papel é crucial na criação de cidadãos ativos, críticos e conscientes na prática da cidadania. A escola deve participar na criação de um mundo sustentável. Assim, decidi centrar a minha proposta pedagógica em várias temáticas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (EDCG): refugiados, guerra, racismo, consumismo, interculturalidade e media. De acordo com o que referi anteriormente, desenvolvi uma proposta pedagógica que teve como propósito abordar o texto poético conectando com temáticas da EDCG, compreendendo que ideias é que os alunos do 6.ºano de escolaridade apresentam relativamente a este género literário e aos temas explícitos. Não tendo sido possível aplicar esta proposta pedagógica com o grupo de alunos do 6.ºano de escolaridade, não concluí nada em concreto, relativamente ao assunto explorado, contudo pude verificar a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial da ED.The present report integrates the Master degree in Teaching of the 1. st and 2. nd Basic Education Course (BEC) in Portuguese / History and Geography of Portugal, synthesizing the pedagogical path developed throughout the intervention in educational context in the school year of 2019 / 2020. Supervised Teaching Practice (STP) was performed in the educational context of the 1. st and 2. nd cycles with a brief contextualization of the pedagogical proposal applied in the Portuguese subject in the 6thgrade within the scope of Development Education, the Global Citizenship and the study of poetic text using active learning methodologies with Information and Communication Technologies (ICT). The school is a place of choice for citizens` education who are able to read, write and think critically. Its role is also essential in creating active, critical and conscientious citizens in the citizenship practice. School should participate in creating a sustainable world. I decided to focus my pedagogical proposal on several themes of Development Education and Global Citizenship: refugees, war, racism, consumerism, interculturality and media. According to what I previously mentioned, I developed a pedagogical proposal that aimed to approach the poetic text connecting the themes of Development Education and Global Citizenship (DEGC), through the concepts that 6.th grade students presented regarding the literary genre and explicit themes. It was not possible to apply the pedagogical proposal with the group of students in the 6.th school grade. I didn`t come to a conclusion regarding the subject explored, however I was able to verify the possible simultaneity of the Portuguese curriculum with the Development Education (DE) framework.2021-06-08T13:53:05Z2021-02-25T00:00:00Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2533TID:202731880porRocha, Isabel Sofia Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:43Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:58.060369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
title A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
spellingShingle A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
Rocha, Isabel Sofia Fonseca
Português
Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global
Texto poético
Metodologias ativas de aprendizagem
TIC
Currículo de português
Portuguese
Education for development and global citizenship
Poetic text
Active learning methodologies
ICT
Portuguese curriculum
title_short A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
title_full A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
title_fullStr A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
title_full_unstemmed A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
title_sort A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
author Rocha, Isabel Sofia Fonseca
author_facet Rocha, Isabel Sofia Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Isabel Sofia Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Português
Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global
Texto poético
Metodologias ativas de aprendizagem
TIC
Currículo de português
Portuguese
Education for development and global citizenship
Poetic text
Active learning methodologies
ICT
Portuguese curriculum
topic Português
Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global
Texto poético
Metodologias ativas de aprendizagem
TIC
Currículo de português
Portuguese
Education for development and global citizenship
Poetic text
Active learning methodologies
ICT
Portuguese curriculum
description O presente relatório integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2019/2020. Foi realizado o enquadramento da PES no contexto educativo do 1.º e 2.º CEB, assim como uma breve contextualização da proposta pedagógica que seria aplicada na disciplina de Português, no 6.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global e no estudo do texto poético recorrendo às metodologias ativas de aprendizagem com as TIC. A escola é um local de eleição para a formação de cidadãos capazes de ler, escrever e pensar criticamente. O seu papel é crucial na criação de cidadãos ativos, críticos e conscientes na prática da cidadania. A escola deve participar na criação de um mundo sustentável. Assim, decidi centrar a minha proposta pedagógica em várias temáticas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (EDCG): refugiados, guerra, racismo, consumismo, interculturalidade e media. De acordo com o que referi anteriormente, desenvolvi uma proposta pedagógica que teve como propósito abordar o texto poético conectando com temáticas da EDCG, compreendendo que ideias é que os alunos do 6.ºano de escolaridade apresentam relativamente a este género literário e aos temas explícitos. Não tendo sido possível aplicar esta proposta pedagógica com o grupo de alunos do 6.ºano de escolaridade, não concluí nada em concreto, relativamente ao assunto explorado, contudo pude verificar a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial da ED.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08T13:53:05Z
2021-02-25T00:00:00Z
2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2533
TID:202731880
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2533
identifier_str_mv TID:202731880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131515831975936