A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2533 |
Resumo: | O presente relatório integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2019/2020. Foi realizado o enquadramento da PES no contexto educativo do 1.º e 2.º CEB, assim como uma breve contextualização da proposta pedagógica que seria aplicada na disciplina de Português, no 6.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global e no estudo do texto poético recorrendo às metodologias ativas de aprendizagem com as TIC. A escola é um local de eleição para a formação de cidadãos capazes de ler, escrever e pensar criticamente. O seu papel é crucial na criação de cidadãos ativos, críticos e conscientes na prática da cidadania. A escola deve participar na criação de um mundo sustentável. Assim, decidi centrar a minha proposta pedagógica em várias temáticas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (EDCG): refugiados, guerra, racismo, consumismo, interculturalidade e media. De acordo com o que referi anteriormente, desenvolvi uma proposta pedagógica que teve como propósito abordar o texto poético conectando com temáticas da EDCG, compreendendo que ideias é que os alunos do 6.ºano de escolaridade apresentam relativamente a este género literário e aos temas explícitos. Não tendo sido possível aplicar esta proposta pedagógica com o grupo de alunos do 6.ºano de escolaridade, não concluí nada em concreto, relativamente ao assunto explorado, contudo pude verificar a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial da ED. |
id |
RCAP_4d210189b47707d102c2b901ad82c8c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TICPortuguêsEducação para o desenvolvimento e para a cidadania globalTexto poéticoMetodologias ativas de aprendizagemTICCurrículo de portuguêsPortugueseEducation for development and global citizenshipPoetic textActive learning methodologiesICTPortuguese curriculumO presente relatório integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2019/2020. Foi realizado o enquadramento da PES no contexto educativo do 1.º e 2.º CEB, assim como uma breve contextualização da proposta pedagógica que seria aplicada na disciplina de Português, no 6.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global e no estudo do texto poético recorrendo às metodologias ativas de aprendizagem com as TIC. A escola é um local de eleição para a formação de cidadãos capazes de ler, escrever e pensar criticamente. O seu papel é crucial na criação de cidadãos ativos, críticos e conscientes na prática da cidadania. A escola deve participar na criação de um mundo sustentável. Assim, decidi centrar a minha proposta pedagógica em várias temáticas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (EDCG): refugiados, guerra, racismo, consumismo, interculturalidade e media. De acordo com o que referi anteriormente, desenvolvi uma proposta pedagógica que teve como propósito abordar o texto poético conectando com temáticas da EDCG, compreendendo que ideias é que os alunos do 6.ºano de escolaridade apresentam relativamente a este género literário e aos temas explícitos. Não tendo sido possível aplicar esta proposta pedagógica com o grupo de alunos do 6.ºano de escolaridade, não concluí nada em concreto, relativamente ao assunto explorado, contudo pude verificar a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial da ED.The present report integrates the Master degree in Teaching of the 1. st and 2. nd Basic Education Course (BEC) in Portuguese / History and Geography of Portugal, synthesizing the pedagogical path developed throughout the intervention in educational context in the school year of 2019 / 2020. Supervised Teaching Practice (STP) was performed in the educational context of the 1. st and 2. nd cycles with a brief contextualization of the pedagogical proposal applied in the Portuguese subject in the 6thgrade within the scope of Development Education, the Global Citizenship and the study of poetic text using active learning methodologies with Information and Communication Technologies (ICT). The school is a place of choice for citizens` education who are able to read, write and think critically. Its role is also essential in creating active, critical and conscientious citizens in the citizenship practice. School should participate in creating a sustainable world. I decided to focus my pedagogical proposal on several themes of Development Education and Global Citizenship: refugees, war, racism, consumerism, interculturality and media. According to what I previously mentioned, I developed a pedagogical proposal that aimed to approach the poetic text connecting the themes of Development Education and Global Citizenship (DEGC), through the concepts that 6.th grade students presented regarding the literary genre and explicit themes. It was not possible to apply the pedagogical proposal with the group of students in the 6.th school grade. I didn`t come to a conclusion regarding the subject explored, however I was able to verify the possible simultaneity of the Portuguese curriculum with the Development Education (DE) framework.2021-06-08T13:53:05Z2021-02-25T00:00:00Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2533TID:202731880porRocha, Isabel Sofia Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:43Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:58.060369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC |
title |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC |
spellingShingle |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC Rocha, Isabel Sofia Fonseca Português Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global Texto poético Metodologias ativas de aprendizagem TIC Currículo de português Portuguese Education for development and global citizenship Poetic text Active learning methodologies ICT Portuguese curriculum |
title_short |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC |
title_full |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC |
title_fullStr |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC |
title_full_unstemmed |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC |
title_sort |
A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC |
author |
Rocha, Isabel Sofia Fonseca |
author_facet |
Rocha, Isabel Sofia Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Isabel Sofia Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global Texto poético Metodologias ativas de aprendizagem TIC Currículo de português Portuguese Education for development and global citizenship Poetic text Active learning methodologies ICT Portuguese curriculum |
topic |
Português Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global Texto poético Metodologias ativas de aprendizagem TIC Currículo de português Portuguese Education for development and global citizenship Poetic text Active learning methodologies ICT Portuguese curriculum |
description |
O presente relatório integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2019/2020. Foi realizado o enquadramento da PES no contexto educativo do 1.º e 2.º CEB, assim como uma breve contextualização da proposta pedagógica que seria aplicada na disciplina de Português, no 6.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global e no estudo do texto poético recorrendo às metodologias ativas de aprendizagem com as TIC. A escola é um local de eleição para a formação de cidadãos capazes de ler, escrever e pensar criticamente. O seu papel é crucial na criação de cidadãos ativos, críticos e conscientes na prática da cidadania. A escola deve participar na criação de um mundo sustentável. Assim, decidi centrar a minha proposta pedagógica em várias temáticas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (EDCG): refugiados, guerra, racismo, consumismo, interculturalidade e media. De acordo com o que referi anteriormente, desenvolvi uma proposta pedagógica que teve como propósito abordar o texto poético conectando com temáticas da EDCG, compreendendo que ideias é que os alunos do 6.ºano de escolaridade apresentam relativamente a este género literário e aos temas explícitos. Não tendo sido possível aplicar esta proposta pedagógica com o grupo de alunos do 6.ºano de escolaridade, não concluí nada em concreto, relativamente ao assunto explorado, contudo pude verificar a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial da ED. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-08T13:53:05Z 2021-02-25T00:00:00Z 2021-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2533 TID:202731880 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2533 |
identifier_str_mv |
TID:202731880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131515831975936 |