Um contributo para a divulgação de ciência económica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1696 |
Resumo: | O principal objectivo desta tese de mestrado consiste na disseminação da ciência económica, com especial enfoque nas camadas jovens. A investigação realizada teve como fim, abordar uma questão que tem sido esquecida em Portugal, nomeadamente, a importância de promover a Literacia Económica entre a população. A pesquisa já realizada noutros países, especialmente nos E.U.A., tem evidenciado que o conhecimento e formação ao longo da vida sobre questões e matérias económicas são uma mais-valia, tanto em termos pessoais como para o desenvolvimento de um país. E, neste campo, a Literacia Económica tem de ser vista como um processo contínuo e sequencial, que deve começar logo nos primeiros anos de escolaridade. Isto porque, é nessa altura que as crianças começam a formar as suas ideias concretas e explicações para a realidade que as rodeia e em que adquirem as noções fundamentais que serão exploradas e compreendidas de forma mais plena nos anos posteriores. Assim, o objectivo inicial traduz-se numa primeira contribuição para lançar a investigação e chamar a atenção para esta questão de importância fulcral. Neste âmbito, o presente trabalho de mestrado encaixa-se numa linha de investigação inovadora, lançada no Departamento de Economia, Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro, existindo especificamente outras teses de mestrado, iniciadas e desenvolvidas em ligação com o projecto Economicando financiado pela FCT. Para além da revisão de literatura, a pesquisa baseou-se em duas etapas. A primeira consistiu na tradução, adaptação e preparação de um instrumento para medir a literacia económica em adultos e que teve como resultado a aplicação do Inquérito de Literacia Económica a um conjunto de pais e professores de crianças a frequentar o ensino primário no Agrupamento de Escolas de Aveiro. Os resultados obtidos mostraram que os inquiridos apresentam um nível médio de literacia económica e têm mais facilidade em compreender as questões intrinsecamente relacionadas com o seu papel como consumidores. Na segunda etapa, foram desenvolvidos materiais de divulgação da ciência económica compilados num volume intitulado “À Descoberta da Economia”. Esse guia prático é o resultado aplicado da investigação realizada neste projecto e tem como finalidade ser usado para ensinar às crianças, a frequentar o ensino primário, os conceitos e questões económicas fundamentais e introduzir a forma de pensamento e raciocínio económico. ABSTRACT: The main objective of this master degree thesis is the dissemination of economic science, with special focus on youth. The research goal relies on addressing an issue that has been neglected in Portugal, namely, the importance of promoting economic literacy among population in general. The research already conducted in other countries, especially in the U.S.A., has shown that knowledge and training throughout life on issues and economic matters are an asset, both personally and for the development of a country. And in this field, the Economic Literacy must be seen as a continuous and sequential process, which should begin in the first years of school. These years is when children begin to construct their ideas and concrete explanations for the reality that surrounds them and acquire the fundamental concepts that will be explored and understood more fully in subsequent years. Thus the first objective is based on an initial contribution to launch the research and draw attention to this issue of central importance. In this context, the present master thesis is fits in a line of innovative research, launched at the Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial of University of Aveiro, and there are specifically other master’s theses, initiated and developed in line with the Economicando project funded by FCT. After the review of the literature, the research relied on two stages. The first was the translation, adaptation and preparation of an instrument to measure the economic literacy in adults and that resulted in the implementation of the Inquérito de Literacia Económica to a group of teachers and parents of children attending primary school in the Group of Schools of Aveiro. The results showed that respondents have an average level of economic literacy and have a major understanding the issues intrinsically related to their role as consumers. In the second step, we developed a manual entitled "À Descoberta da Economia". This practical guide is the result of applied research undertaken in this project and is intended to be used to teach children in primary grades, the fundamental economic concepts and issues and to introduce the way of economic thinking and reasoning. |
id |
RCAP_277760b834d0d39e22cdc3a09eaab755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1696 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um contributo para a divulgação de ciência económicaEnsino da economiaActividades de aprendizagemO principal objectivo desta tese de mestrado consiste na disseminação da ciência económica, com especial enfoque nas camadas jovens. A investigação realizada teve como fim, abordar uma questão que tem sido esquecida em Portugal, nomeadamente, a importância de promover a Literacia Económica entre a população. A pesquisa já realizada noutros países, especialmente nos E.U.A., tem evidenciado que o conhecimento e formação ao longo da vida sobre questões e matérias económicas são uma mais-valia, tanto em termos pessoais como para o desenvolvimento de um país. E, neste campo, a Literacia Económica tem de ser vista como um processo contínuo e sequencial, que deve começar logo nos primeiros anos de escolaridade. Isto porque, é nessa altura que as crianças começam a formar as suas ideias concretas e explicações para a realidade que as rodeia e em que adquirem as noções fundamentais que serão exploradas e compreendidas de forma mais plena nos anos posteriores. Assim, o objectivo inicial traduz-se numa primeira contribuição para lançar a investigação e chamar a atenção para esta questão de importância fulcral. Neste âmbito, o presente trabalho de mestrado encaixa-se numa linha de investigação inovadora, lançada no Departamento de Economia, Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro, existindo especificamente outras teses de mestrado, iniciadas e desenvolvidas em ligação com o projecto Economicando financiado pela FCT. Para além da revisão de literatura, a pesquisa baseou-se em duas etapas. A primeira consistiu na tradução, adaptação e preparação de um instrumento para medir a literacia económica em adultos e que teve como resultado a aplicação do Inquérito de Literacia Económica a um conjunto de pais e professores de crianças a frequentar o ensino primário no Agrupamento de Escolas de Aveiro. Os resultados obtidos mostraram que os inquiridos apresentam um nível médio de literacia económica e têm mais facilidade em compreender as questões intrinsecamente relacionadas com o seu papel como consumidores. Na segunda etapa, foram desenvolvidos materiais de divulgação da ciência económica compilados num volume intitulado “À Descoberta da Economia”. Esse guia prático é o resultado aplicado da investigação realizada neste projecto e tem como finalidade ser usado para ensinar às crianças, a frequentar o ensino primário, os conceitos e questões económicas fundamentais e introduzir a forma de pensamento e raciocínio económico. ABSTRACT: The main objective of this master degree thesis is the dissemination of economic science, with special focus on youth. The research goal relies on addressing an issue that has been neglected in Portugal, namely, the importance of promoting economic literacy among population in general. The research already conducted in other countries, especially in the U.S.A., has shown that knowledge and training throughout life on issues and economic matters are an asset, both personally and for the development of a country. And in this field, the Economic Literacy must be seen as a continuous and sequential process, which should begin in the first years of school. These years is when children begin to construct their ideas and concrete explanations for the reality that surrounds them and acquire the fundamental concepts that will be explored and understood more fully in subsequent years. Thus the first objective is based on an initial contribution to launch the research and draw attention to this issue of central importance. In this context, the present master thesis is fits in a line of innovative research, launched at the Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial of University of Aveiro, and there are specifically other master’s theses, initiated and developed in line with the Economicando project funded by FCT. After the review of the literature, the research relied on two stages. The first was the translation, adaptation and preparation of an instrument to measure the economic literacy in adults and that resulted in the implementation of the Inquérito de Literacia Económica to a group of teachers and parents of children attending primary school in the Group of Schools of Aveiro. The results showed that respondents have an average level of economic literacy and have a major understanding the issues intrinsically related to their role as consumers. In the second step, we developed a manual entitled "À Descoberta da Economia". This practical guide is the result of applied research undertaken in this project and is intended to be used to teach children in primary grades, the fundamental economic concepts and issues and to introduce the way of economic thinking and reasoning.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:45:40Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1696porFerreira, Abigail Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:20Zoai:ria.ua.pt:10773/1696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:18.048010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um contributo para a divulgação de ciência económica |
title |
Um contributo para a divulgação de ciência económica |
spellingShingle |
Um contributo para a divulgação de ciência económica Ferreira, Abigail Rodrigues Ensino da economia Actividades de aprendizagem |
title_short |
Um contributo para a divulgação de ciência económica |
title_full |
Um contributo para a divulgação de ciência económica |
title_fullStr |
Um contributo para a divulgação de ciência económica |
title_full_unstemmed |
Um contributo para a divulgação de ciência económica |
title_sort |
Um contributo para a divulgação de ciência económica |
author |
Ferreira, Abigail Rodrigues |
author_facet |
Ferreira, Abigail Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Abigail Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da economia Actividades de aprendizagem |
topic |
Ensino da economia Actividades de aprendizagem |
description |
O principal objectivo desta tese de mestrado consiste na disseminação da ciência económica, com especial enfoque nas camadas jovens. A investigação realizada teve como fim, abordar uma questão que tem sido esquecida em Portugal, nomeadamente, a importância de promover a Literacia Económica entre a população. A pesquisa já realizada noutros países, especialmente nos E.U.A., tem evidenciado que o conhecimento e formação ao longo da vida sobre questões e matérias económicas são uma mais-valia, tanto em termos pessoais como para o desenvolvimento de um país. E, neste campo, a Literacia Económica tem de ser vista como um processo contínuo e sequencial, que deve começar logo nos primeiros anos de escolaridade. Isto porque, é nessa altura que as crianças começam a formar as suas ideias concretas e explicações para a realidade que as rodeia e em que adquirem as noções fundamentais que serão exploradas e compreendidas de forma mais plena nos anos posteriores. Assim, o objectivo inicial traduz-se numa primeira contribuição para lançar a investigação e chamar a atenção para esta questão de importância fulcral. Neste âmbito, o presente trabalho de mestrado encaixa-se numa linha de investigação inovadora, lançada no Departamento de Economia, Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro, existindo especificamente outras teses de mestrado, iniciadas e desenvolvidas em ligação com o projecto Economicando financiado pela FCT. Para além da revisão de literatura, a pesquisa baseou-se em duas etapas. A primeira consistiu na tradução, adaptação e preparação de um instrumento para medir a literacia económica em adultos e que teve como resultado a aplicação do Inquérito de Literacia Económica a um conjunto de pais e professores de crianças a frequentar o ensino primário no Agrupamento de Escolas de Aveiro. Os resultados obtidos mostraram que os inquiridos apresentam um nível médio de literacia económica e têm mais facilidade em compreender as questões intrinsecamente relacionadas com o seu papel como consumidores. Na segunda etapa, foram desenvolvidos materiais de divulgação da ciência económica compilados num volume intitulado “À Descoberta da Economia”. Esse guia prático é o resultado aplicado da investigação realizada neste projecto e tem como finalidade ser usado para ensinar às crianças, a frequentar o ensino primário, os conceitos e questões económicas fundamentais e introduzir a forma de pensamento e raciocínio económico. ABSTRACT: The main objective of this master degree thesis is the dissemination of economic science, with special focus on youth. The research goal relies on addressing an issue that has been neglected in Portugal, namely, the importance of promoting economic literacy among population in general. The research already conducted in other countries, especially in the U.S.A., has shown that knowledge and training throughout life on issues and economic matters are an asset, both personally and for the development of a country. And in this field, the Economic Literacy must be seen as a continuous and sequential process, which should begin in the first years of school. These years is when children begin to construct their ideas and concrete explanations for the reality that surrounds them and acquire the fundamental concepts that will be explored and understood more fully in subsequent years. Thus the first objective is based on an initial contribution to launch the research and draw attention to this issue of central importance. In this context, the present master thesis is fits in a line of innovative research, launched at the Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial of University of Aveiro, and there are specifically other master’s theses, initiated and developed in line with the Economicando project funded by FCT. After the review of the literature, the research relied on two stages. The first was the translation, adaptation and preparation of an instrument to measure the economic literacy in adults and that resulted in the implementation of the Inquérito de Literacia Económica to a group of teachers and parents of children attending primary school in the Group of Schools of Aveiro. The results showed that respondents have an average level of economic literacy and have a major understanding the issues intrinsically related to their role as consumers. In the second step, we developed a manual entitled "À Descoberta da Economia". This practical guide is the result of applied research undertaken in this project and is intended to be used to teach children in primary grades, the fundamental economic concepts and issues and to introduce the way of economic thinking and reasoning. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T13:45:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1696 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137452149964800 |