Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Catarina Nabais da Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1430
Resumo: O presente trabalho procura analisar a importância e pertinência das visitas de estudo virtuais, como actividades de enriquecimento curricular, nas geociências. Pretende reflectir sobre a natureza inclusiva deste tipo de actividades, na sua componente didáctica, social e económica e estabelecer uma interligação entre as potencialidades da multimédia, das novas tecnologias da informação e comunicação e os conteúdos programáticos previstos no programa curricular da disciplina de Ciências Naturais, no 3º ciclo, de forma a compreender as mais valias que essas ferramentas e/ou serviços podem aportar para as aprendizagens dos alunos nesse contexto ABSTRACT: The present study aims to analyse the importance and relevance of virtual field trips as an enrichment curricular activity in geosciences area. It intends to reflect about the inclusive nature of this type of activities, from different perspectives, such as didactic, social and economic views. It also intends to establish an interconnection between the potentialities of the multimedia, the new technologies of information and communication and the scholar programs foreseen in Portuguese Nature Science’s curricular program, for the 3rd school circle, in order to understand the added value that these tools and/or services can bring to the pupil’s learning skills.
id RCAP_433ce1f229595b575802afba3423ad85
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)Ensino multimediaEnsino das ciênciasActividades de aprendizagemInovação educativaO presente trabalho procura analisar a importância e pertinência das visitas de estudo virtuais, como actividades de enriquecimento curricular, nas geociências. Pretende reflectir sobre a natureza inclusiva deste tipo de actividades, na sua componente didáctica, social e económica e estabelecer uma interligação entre as potencialidades da multimédia, das novas tecnologias da informação e comunicação e os conteúdos programáticos previstos no programa curricular da disciplina de Ciências Naturais, no 3º ciclo, de forma a compreender as mais valias que essas ferramentas e/ou serviços podem aportar para as aprendizagens dos alunos nesse contexto ABSTRACT: The present study aims to analyse the importance and relevance of virtual field trips as an enrichment curricular activity in geosciences area. It intends to reflect about the inclusive nature of this type of activities, from different perspectives, such as didactic, social and economic views. It also intends to establish an interconnection between the potentialities of the multimedia, the new technologies of information and communication and the scholar programs foreseen in Portuguese Nature Science’s curricular program, for the 3rd school circle, in order to understand the added value that these tools and/or services can bring to the pupil’s learning skills.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:21Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1430porReis, Catarina Nabais da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:17Zoai:ria.ua.pt:10773/1430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:06.354514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
title Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
spellingShingle Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
Reis, Catarina Nabais da Costa
Ensino multimedia
Ensino das ciências
Actividades de aprendizagem
Inovação educativa
title_short Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
title_full Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
title_fullStr Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
title_full_unstemmed Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
title_sort Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
author Reis, Catarina Nabais da Costa
author_facet Reis, Catarina Nabais da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Catarina Nabais da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimedia
Ensino das ciências
Actividades de aprendizagem
Inovação educativa
topic Ensino multimedia
Ensino das ciências
Actividades de aprendizagem
Inovação educativa
description O presente trabalho procura analisar a importância e pertinência das visitas de estudo virtuais, como actividades de enriquecimento curricular, nas geociências. Pretende reflectir sobre a natureza inclusiva deste tipo de actividades, na sua componente didáctica, social e económica e estabelecer uma interligação entre as potencialidades da multimédia, das novas tecnologias da informação e comunicação e os conteúdos programáticos previstos no programa curricular da disciplina de Ciências Naturais, no 3º ciclo, de forma a compreender as mais valias que essas ferramentas e/ou serviços podem aportar para as aprendizagens dos alunos nesse contexto ABSTRACT: The present study aims to analyse the importance and relevance of virtual field trips as an enrichment curricular activity in geosciences area. It intends to reflect about the inclusive nature of this type of activities, from different perspectives, such as didactic, social and economic views. It also intends to establish an interconnection between the potentialities of the multimedia, the new technologies of information and communication and the scholar programs foreseen in Portuguese Nature Science’s curricular program, for the 3rd school circle, in order to understand the added value that these tools and/or services can bring to the pupil’s learning skills.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T13:40:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1430
url http://hdl.handle.net/10773/1430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450905305088