Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1430 |
Resumo: | O presente trabalho procura analisar a importância e pertinência das visitas de estudo virtuais, como actividades de enriquecimento curricular, nas geociências. Pretende reflectir sobre a natureza inclusiva deste tipo de actividades, na sua componente didáctica, social e económica e estabelecer uma interligação entre as potencialidades da multimédia, das novas tecnologias da informação e comunicação e os conteúdos programáticos previstos no programa curricular da disciplina de Ciências Naturais, no 3º ciclo, de forma a compreender as mais valias que essas ferramentas e/ou serviços podem aportar para as aprendizagens dos alunos nesse contexto ABSTRACT: The present study aims to analyse the importance and relevance of virtual field trips as an enrichment curricular activity in geosciences area. It intends to reflect about the inclusive nature of this type of activities, from different perspectives, such as didactic, social and economic views. It also intends to establish an interconnection between the potentialities of the multimedia, the new technologies of information and communication and the scholar programs foreseen in Portuguese Nature Science’s curricular program, for the 3rd school circle, in order to understand the added value that these tools and/or services can bring to the pupil’s learning skills. |
id |
RCAP_433ce1f229595b575802afba3423ad85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1430 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano)Ensino multimediaEnsino das ciênciasActividades de aprendizagemInovação educativaO presente trabalho procura analisar a importância e pertinência das visitas de estudo virtuais, como actividades de enriquecimento curricular, nas geociências. Pretende reflectir sobre a natureza inclusiva deste tipo de actividades, na sua componente didáctica, social e económica e estabelecer uma interligação entre as potencialidades da multimédia, das novas tecnologias da informação e comunicação e os conteúdos programáticos previstos no programa curricular da disciplina de Ciências Naturais, no 3º ciclo, de forma a compreender as mais valias que essas ferramentas e/ou serviços podem aportar para as aprendizagens dos alunos nesse contexto ABSTRACT: The present study aims to analyse the importance and relevance of virtual field trips as an enrichment curricular activity in geosciences area. It intends to reflect about the inclusive nature of this type of activities, from different perspectives, such as didactic, social and economic views. It also intends to establish an interconnection between the potentialities of the multimedia, the new technologies of information and communication and the scholar programs foreseen in Portuguese Nature Science’s curricular program, for the 3rd school circle, in order to understand the added value that these tools and/or services can bring to the pupil’s learning skills.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:21Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1430porReis, Catarina Nabais da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:17Zoai:ria.ua.pt:10773/1430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:06.354514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano) |
title |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano) |
spellingShingle |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano) Reis, Catarina Nabais da Costa Ensino multimedia Ensino das ciências Actividades de aprendizagem Inovação educativa |
title_short |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano) |
title_full |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano) |
title_fullStr |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano) |
title_full_unstemmed |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano) |
title_sort |
Visitas de estudo virtuais : como actividades de enriquecimento curricular em ciências naturais (7º ano) |
author |
Reis, Catarina Nabais da Costa |
author_facet |
Reis, Catarina Nabais da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Catarina Nabais da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino multimedia Ensino das ciências Actividades de aprendizagem Inovação educativa |
topic |
Ensino multimedia Ensino das ciências Actividades de aprendizagem Inovação educativa |
description |
O presente trabalho procura analisar a importância e pertinência das visitas de estudo virtuais, como actividades de enriquecimento curricular, nas geociências. Pretende reflectir sobre a natureza inclusiva deste tipo de actividades, na sua componente didáctica, social e económica e estabelecer uma interligação entre as potencialidades da multimédia, das novas tecnologias da informação e comunicação e os conteúdos programáticos previstos no programa curricular da disciplina de Ciências Naturais, no 3º ciclo, de forma a compreender as mais valias que essas ferramentas e/ou serviços podem aportar para as aprendizagens dos alunos nesse contexto ABSTRACT: The present study aims to analyse the importance and relevance of virtual field trips as an enrichment curricular activity in geosciences area. It intends to reflect about the inclusive nature of this type of activities, from different perspectives, such as didactic, social and economic views. It also intends to establish an interconnection between the potentialities of the multimedia, the new technologies of information and communication and the scholar programs foreseen in Portuguese Nature Science’s curricular program, for the 3rd school circle, in order to understand the added value that these tools and/or services can bring to the pupil’s learning skills. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T13:40:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1430 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137450905305088 |