Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Valmir Roberto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179
Resumo: Neste artigo descrevemos e analisamos uma atividade que foi elaborada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, objetivos centrais do ensino de matemática, e de introduzir um trabalho com demonstração de fatos matemáticos com alunos de Ensino Médio. Em sua aplicação, em uma turma de segundo ano da escola Centro Municipal de Ensino Médio e Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira da cidade de Paulínia (SP), no 1º semestre de 2011, os alunos foram divididos em duplas e receberam a atividade cujo objetivo era encontrar e expressar em linguagem matemática a relação entre o número de diagonais e lados de um polígono convexo. Os dados foram analisados a partir da observação etnográfica, registrado em um diário de bordo, e do registro das respostas dos alunos às questões propostas na atividade.
id SBEM_MAT-1_ed105936879cacbfa41ac267d3ffdba4
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/179
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médioraciocínio lógicoresolução de problemasprática pedagógicademonstração matemática.Neste artigo descrevemos e analisamos uma atividade que foi elaborada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, objetivos centrais do ensino de matemática, e de introduzir um trabalho com demonstração de fatos matemáticos com alunos de Ensino Médio. Em sua aplicação, em uma turma de segundo ano da escola Centro Municipal de Ensino Médio e Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira da cidade de Paulínia (SP), no 1º semestre de 2011, os alunos foram divididos em duplas e receberam a atividade cujo objetivo era encontrar e expressar em linguagem matemática a relação entre o número de diagonais e lados de um polígono convexo. Os dados foram analisados a partir da observação etnográfica, registrado em um diário de bordo, e do registro das respostas dos alunos às questões propostas na atividade.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179Educação Matemática em Revista; Número 30 - Agosto, 2010; 22-292317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179/170Moretti, Valmir Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/179Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
title Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
spellingShingle Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
Moretti, Valmir Roberto
raciocínio lógico
resolução de problemas
prática pedagógica
demonstração matemática.
title_short Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
title_full Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
title_fullStr Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
title_sort Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
author Moretti, Valmir Roberto
author_facet Moretti, Valmir Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Valmir Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv raciocínio lógico
resolução de problemas
prática pedagógica
demonstração matemática.
topic raciocínio lógico
resolução de problemas
prática pedagógica
demonstração matemática.
description Neste artigo descrevemos e analisamos uma atividade que foi elaborada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, objetivos centrais do ensino de matemática, e de introduzir um trabalho com demonstração de fatos matemáticos com alunos de Ensino Médio. Em sua aplicação, em uma turma de segundo ano da escola Centro Municipal de Ensino Médio e Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira da cidade de Paulínia (SP), no 1º semestre de 2011, os alunos foram divididos em duplas e receberam a atividade cujo objetivo era encontrar e expressar em linguagem matemática a relação entre o número de diagonais e lados de um polígono convexo. Os dados foram analisados a partir da observação etnográfica, registrado em um diário de bordo, e do registro das respostas dos alunos às questões propostas na atividade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179/170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 30 - Agosto, 2010; 22-29
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127846735872