Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6567 |
Resumo: | O último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis. |
id |
RCAP_278c3db576173e96a524ef0498e7801c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6567 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidadePerceptions of designers over images in textbooks : reflections on accessible possibilities for people with visual impairment in a Brazilian teaching institutionDesignAcessibilidadeInclusãoImagemLivro didáticoAccessibilityInclusionImageTextbookO último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis.ABSTRACT : The latest demographic census conducted in Brazil reports that approximately 24% of the population has some type of disability - most of them are visually impaired. Considering that 60% of this amount did not even complete elementary educa_on, although there are policies that guarantee access to Education, this ar_cle investigates how Design can contribute to improve the images in the teaching materials made available, in order to increase access to information. In a qualitative way and through a semistructured script, designers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo were interviewed. In the first analysis, it was concluded that there is a gap between training and professional practice, which interferes with the production of accessible images.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMunari, Giovana DewesRezende, Edson José Carpintero2019-06-21T00:16:53Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6567porMUNARI, Giovana Dewes ; REZENDE, Edson José Carpintero (2019) - Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos: Reflexões sobre possibilidades acessíveis para pessoas com deficiência visual em uma instituição brasileira de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-6.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:38Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:12.062815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade Perceptions of designers over images in textbooks : reflections on accessible possibilities for people with visual impairment in a Brazilian teaching institution |
title |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade |
spellingShingle |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade Munari, Giovana Dewes Design Acessibilidade Inclusão Imagem Livro didático Accessibility Inclusion Image Textbook |
title_short |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade |
title_full |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade |
title_fullStr |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade |
title_full_unstemmed |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade |
title_sort |
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade |
author |
Munari, Giovana Dewes |
author_facet |
Munari, Giovana Dewes Rezende, Edson José Carpintero |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Edson José Carpintero |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munari, Giovana Dewes Rezende, Edson José Carpintero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Acessibilidade Inclusão Imagem Livro didático Accessibility Inclusion Image Textbook |
topic |
Design Acessibilidade Inclusão Imagem Livro didático Accessibility Inclusion Image Textbook |
description |
O último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-21T00:16:53Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6567 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MUNARI, Giovana Dewes ; REZENDE, Edson José Carpintero (2019) - Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos: Reflexões sobre possibilidades acessíveis para pessoas com deficiência visual em uma instituição brasileira de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-6. 1646 - 9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130833710219264 |