Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munari, Giovana Dewes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rezende, Edson José Carpintero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6567
Resumo: O último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis.
id RCAP_278c3db576173e96a524ef0498e7801c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidadePerceptions of designers over images in textbooks : reflections on accessible possibilities for people with visual impairment in a Brazilian teaching institutionDesignAcessibilidadeInclusãoImagemLivro didáticoAccessibilityInclusionImageTextbookO último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis.ABSTRACT : The latest demographic census conducted in Brazil reports that approximately 24% of the population has some type of disability - most of them are visually impaired. Considering that 60% of this amount did not even complete elementary educa_on, although there are policies that guarantee access to Education, this ar_cle investigates how Design can contribute to improve the images in the teaching materials made available, in order to increase access to information. In a qualitative way and through a semistructured script, designers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo were interviewed. In the first analysis, it was concluded that there is a gap between training and professional practice, which interferes with the production of accessible images.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMunari, Giovana DewesRezende, Edson José Carpintero2019-06-21T00:16:53Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6567porMUNARI, Giovana Dewes ; REZENDE, Edson José Carpintero (2019) - Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos: Reflexões sobre possibilidades acessíveis para pessoas com deficiência visual em uma instituição brasileira de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-6.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:38Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:12.062815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
Perceptions of designers over images in textbooks : reflections on accessible possibilities for people with visual impairment in a Brazilian teaching institution
title Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
spellingShingle Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
Munari, Giovana Dewes
Design
Acessibilidade
Inclusão
Imagem
Livro didático
Accessibility
Inclusion
Image
Textbook
title_short Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
title_full Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
title_fullStr Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
title_full_unstemmed Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
title_sort Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
author Munari, Giovana Dewes
author_facet Munari, Giovana Dewes
Rezende, Edson José Carpintero
author_role author
author2 Rezende, Edson José Carpintero
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Munari, Giovana Dewes
Rezende, Edson José Carpintero
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Acessibilidade
Inclusão
Imagem
Livro didático
Accessibility
Inclusion
Image
Textbook
topic Design
Acessibilidade
Inclusão
Imagem
Livro didático
Accessibility
Inclusion
Image
Textbook
description O último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-21T00:16:53Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6567
url http://hdl.handle.net/10400.11/6567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MUNARI, Giovana Dewes ; REZENDE, Edson José Carpintero (2019) - Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos: Reflexões sobre possibilidades acessíveis para pessoas com deficiência visual em uma instituição brasileira de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-6.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130833710219264