Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Jaqueline Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171253
Resumo: Esta dissertação está inserida no âmbito do estudo das imagens em livros didáticos de História. A partir da coleção História em Movimento (2014), pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD) para o Ensino Médio, investiguei um registro imagético específico, nesse caso, as reproduções de obras de arte. Busquei compreender de que modo essa coleção articula saberes históricos com saberes artísticos, identificando e refletindo sobre as estratégias pedagógicas e metodológicas utilizadas para tal, bem como sobre as relações entre o ensino de História e o de Artes Visuais. Para tanto, me detive na análise documental do Edital de Convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o PNLD 2015 Ensino Médio (01/2013), no exame do Manual do Professor da coleção História em Movimento, na realização e na análise de um levantamento quantitativo dos registros imagéticos e artísticos que compõem a referida coleção e na investigação de uma seção específica – Olho Vivo. A pesquisa demonstra que a presença de registros imagéticos e, particularmente, de reproduções de obras de arte em coleções didáticas é fruto de uma série de fatores ligados a demandas educacionais específicas. No caso da coleção História em Movimento, as reproduções de obras de arte são utilizadas na medida em que tematizam representações de personagens e indivíduos históricos, sendo interpretadas enquanto símbolos e alegorias que possuem significados específicos a serem decifrados.
id URGS_a3534b8d35fb0f4acb4e5008adb48861
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171253
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sampaio, Jaqueline SantosMeinerz, Carla Beatriz2017-12-15T02:24:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/171253001054130Esta dissertação está inserida no âmbito do estudo das imagens em livros didáticos de História. A partir da coleção História em Movimento (2014), pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD) para o Ensino Médio, investiguei um registro imagético específico, nesse caso, as reproduções de obras de arte. Busquei compreender de que modo essa coleção articula saberes históricos com saberes artísticos, identificando e refletindo sobre as estratégias pedagógicas e metodológicas utilizadas para tal, bem como sobre as relações entre o ensino de História e o de Artes Visuais. Para tanto, me detive na análise documental do Edital de Convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o PNLD 2015 Ensino Médio (01/2013), no exame do Manual do Professor da coleção História em Movimento, na realização e na análise de um levantamento quantitativo dos registros imagéticos e artísticos que compõem a referida coleção e na investigação de uma seção específica – Olho Vivo. A pesquisa demonstra que a presença de registros imagéticos e, particularmente, de reproduções de obras de arte em coleções didáticas é fruto de uma série de fatores ligados a demandas educacionais específicas. No caso da coleção História em Movimento, as reproduções de obras de arte são utilizadas na medida em que tematizam representações de personagens e indivíduos históricos, sendo interpretadas enquanto símbolos e alegorias que possuem significados específicos a serem decifrados.This dissertation inserts itself in the scope of the study of images in History textbooks. Based on the História em Movimento collection (2014), which belongs to the 2015 National Textbook Program (PNLD) for High Schools, I have investigated a specific imagetic record, in this case, the reproductions of artworks. I have tried to understand how this collection articulates both historic and artistic knowledge, identifying and reflecting on the pedagogical strategies and methodologies used for doing so, as well as the relations between History and Visual Arts teaching. Hence, I have focused on the documental analysis of the convocation public notice for the process of enrollment and evaluation of textbooks for the 2015 National Textbook Program for High School (01/2013), on the examination of the teacher’s manual of the História em Movimento collection, on the realization and analysis of a quantitative survey of the imagetic and artistic records that compose the referred collection and on the investigation of a specific section - Olho Vivo. The research shows that the presence of imagetic records and, particularly, of artwork reproductions in textbook collections is the outcome of a series of factors connected to specific educational demands. In the História em Movimento collection, the artwork reproductions are used as far as they conceptualize representations of characters and historical individuals, being interpreted as symbols and allegories which have specific meanings and need to be deciphered.application/pdfporLivro didáticoHistóriaTextbookHistory TeachingArtwork ReproductionsImagesEncontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054130.pdf001054130.pdfTexto completoapplication/pdf5556647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/1/001054130.pdf60bcbe9ced884da163fa1c8b23afdf70MD51TEXT001054130.pdf.txt001054130.pdf.txtExtracted Texttext/plain269555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/2/001054130.pdf.txtff559d17a9dd6a799937112baa30fd67MD52THUMBNAIL001054130.pdf.jpg001054130.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/3/001054130.pdf.jpgf0ea91ccd02c1eef43526556ecf32997MD5310183/1712532018-10-09 09:09:50.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
title Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
spellingShingle Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
Sampaio, Jaqueline Santos
Livro didático
História
Textbook
History Teaching
Artwork Reproductions
Images
title_short Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
title_full Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
title_fullStr Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
title_full_unstemmed Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
title_sort Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento (2014)
author Sampaio, Jaqueline Santos
author_facet Sampaio, Jaqueline Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Jaqueline Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
contributor_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
História
topic Livro didático
História
Textbook
History Teaching
Artwork Reproductions
Images
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
History Teaching
Artwork Reproductions
Images
description Esta dissertação está inserida no âmbito do estudo das imagens em livros didáticos de História. A partir da coleção História em Movimento (2014), pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD) para o Ensino Médio, investiguei um registro imagético específico, nesse caso, as reproduções de obras de arte. Busquei compreender de que modo essa coleção articula saberes históricos com saberes artísticos, identificando e refletindo sobre as estratégias pedagógicas e metodológicas utilizadas para tal, bem como sobre as relações entre o ensino de História e o de Artes Visuais. Para tanto, me detive na análise documental do Edital de Convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o PNLD 2015 Ensino Médio (01/2013), no exame do Manual do Professor da coleção História em Movimento, na realização e na análise de um levantamento quantitativo dos registros imagéticos e artísticos que compõem a referida coleção e na investigação de uma seção específica – Olho Vivo. A pesquisa demonstra que a presença de registros imagéticos e, particularmente, de reproduções de obras de arte em coleções didáticas é fruto de uma série de fatores ligados a demandas educacionais específicas. No caso da coleção História em Movimento, as reproduções de obras de arte são utilizadas na medida em que tematizam representações de personagens e indivíduos históricos, sendo interpretadas enquanto símbolos e alegorias que possuem significados específicos a serem decifrados.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-15T02:24:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001054130
url http://hdl.handle.net/10183/171253
identifier_str_mv 001054130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/1/001054130.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/2/001054130.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171253/3/001054130.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 60bcbe9ced884da163fa1c8b23afdf70
ff559d17a9dd6a799937112baa30fd67
f0ea91ccd02c1eef43526556ecf32997
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085427188596736