Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belloni, Eliane [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97657
Resumo: A violência é um fenômeno social e historicamente construído muito presente no mundo contemporâneo. Trata-se de um fenômeno multifacetado e multideterminado exigindo para sua compreensão estudos interdisciplinares. A violência afeta indistintamente todas as populações e faixas etárias, mas a infância representa um segmento populacional mais desprotegido, no qual diferentes formas de violência se manifestam, a saber: violência física, psicológica, econômica, ideológica e outras. A violência pode manifestar-se na infância de forma explícita ou implícita: na família, na escola, nos meios de comunicação de massa, nos próprios livros didáticos. Esta pesquisa foi desenvolvida no ano de 2004 a partir de uma necessidade da autora de promover um olhar crítico sobre as ilustrações contidas nos livros didáticos de História, mostrando seu grau de importância no contexto geral do livro como veículo de informação e formação do aluno. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi identificar a presença de diferentes formas de violência nos livros didáticos, através de análises de ilustrações presentes em uma coleção de livros de História de 5ª a 8ª séries, indicada pelo Ministério da Educação e Cultura para o ano de 2005. O enfoque metodológico pautou-se pelo referencial teórico da Psicologia Sócio-Histórica, em consonância com a concepção do objeto de estudo, e as análises das ilustrações foram feitas segundo os critérios da pesquisa qualitativa. Os resultados das análises evidenciaram que os livros pesquisados trazem de forma explícita e implícita diversas formas de violência nas ilustrações, entre as quais, a violência simbólica e, longe de ser neutro, o livro é um importante instrumento ideológico em sala de aula, ideologia esta que é passada não só pelo texto escrito como também através das imagens.
id UNSP_208064bb773b480dd8455a5debd3d8f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97657
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de históriaLivros didaticosLivros ilustradosCrianças e violenciaViolenceTextbookIllustrationsImagesA violência é um fenômeno social e historicamente construído muito presente no mundo contemporâneo. Trata-se de um fenômeno multifacetado e multideterminado exigindo para sua compreensão estudos interdisciplinares. A violência afeta indistintamente todas as populações e faixas etárias, mas a infância representa um segmento populacional mais desprotegido, no qual diferentes formas de violência se manifestam, a saber: violência física, psicológica, econômica, ideológica e outras. A violência pode manifestar-se na infância de forma explícita ou implícita: na família, na escola, nos meios de comunicação de massa, nos próprios livros didáticos. Esta pesquisa foi desenvolvida no ano de 2004 a partir de uma necessidade da autora de promover um olhar crítico sobre as ilustrações contidas nos livros didáticos de História, mostrando seu grau de importância no contexto geral do livro como veículo de informação e formação do aluno. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi identificar a presença de diferentes formas de violência nos livros didáticos, através de análises de ilustrações presentes em uma coleção de livros de História de 5ª a 8ª séries, indicada pelo Ministério da Educação e Cultura para o ano de 2005. O enfoque metodológico pautou-se pelo referencial teórico da Psicologia Sócio-Histórica, em consonância com a concepção do objeto de estudo, e as análises das ilustrações foram feitas segundo os critérios da pesquisa qualitativa. Os resultados das análises evidenciaram que os livros pesquisados trazem de forma explícita e implícita diversas formas de violência nas ilustrações, entre as quais, a violência simbólica e, longe de ser neutro, o livro é um importante instrumento ideológico em sala de aula, ideologia esta que é passada não só pelo texto escrito como também através das imagens.Violence is a historically constructed social phenomenon frequently observed in the contemporary world. It is a multifaceted and multi-determined phenomenon that demands interdisciplinary studies. Violence affects all populations and people of all ages alike ; however, infancy is the most unprotected population segment, during which different forms of violence can occur such as: physical ,psychological, economical, ideological and others. Violence can be present during infancy explicitly or implicitly : in the family, at school, in the mass communication media, and even in textbooks. This research was carried out in 2004, when the author decided to cast a critical look into the illustrations found in history textbooks, showing their importance to the general context of the book as information and formation means for students. The main objective of this work was to identify different forms of violence in textbooks through the analysis of the illustrations found in a collection of History books for 5th to 8th graders, and recommended by MEC (Federal Education and Culture Department) for the 2005 school year. The methodology adopted was based on the Socio-Historical Psychology literature related to the object of the study, and the analyses of the illustrations were done according to qualitative research criteria. Results showed that the illustrations in the textbooks contained many forms of implicit and explicit violence, including symbolic violence. Far from being neutral, the textbook is an important ideological instrument used in the classroom; it passes on an ideology not only through the written text but also through images.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mattiolli, Olga Ceciliato [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Belloni, Eliane [UNESP]2014-06-11T19:29:04Z2014-06-11T19:29:04Z2005-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis207 f. : il.color.application/pdfBELLONI, Eliane. Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história. 2005. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.http://hdl.handle.net/11449/97657000288081belloni_e_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97657Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:45:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história
title Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história
spellingShingle Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história
Belloni, Eliane [UNESP]
Livros didaticos
Livros ilustrados
Crianças e violencia
Violence
Textbook
Illustrations
Images
title_short Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história
title_full Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história
title_fullStr Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história
title_full_unstemmed Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história
title_sort Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história
author Belloni, Eliane [UNESP]
author_facet Belloni, Eliane [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattiolli, Olga Ceciliato [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Belloni, Eliane [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didaticos
Livros ilustrados
Crianças e violencia
Violence
Textbook
Illustrations
Images
topic Livros didaticos
Livros ilustrados
Crianças e violencia
Violence
Textbook
Illustrations
Images
description A violência é um fenômeno social e historicamente construído muito presente no mundo contemporâneo. Trata-se de um fenômeno multifacetado e multideterminado exigindo para sua compreensão estudos interdisciplinares. A violência afeta indistintamente todas as populações e faixas etárias, mas a infância representa um segmento populacional mais desprotegido, no qual diferentes formas de violência se manifestam, a saber: violência física, psicológica, econômica, ideológica e outras. A violência pode manifestar-se na infância de forma explícita ou implícita: na família, na escola, nos meios de comunicação de massa, nos próprios livros didáticos. Esta pesquisa foi desenvolvida no ano de 2004 a partir de uma necessidade da autora de promover um olhar crítico sobre as ilustrações contidas nos livros didáticos de História, mostrando seu grau de importância no contexto geral do livro como veículo de informação e formação do aluno. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi identificar a presença de diferentes formas de violência nos livros didáticos, através de análises de ilustrações presentes em uma coleção de livros de História de 5ª a 8ª séries, indicada pelo Ministério da Educação e Cultura para o ano de 2005. O enfoque metodológico pautou-se pelo referencial teórico da Psicologia Sócio-Histórica, em consonância com a concepção do objeto de estudo, e as análises das ilustrações foram feitas segundo os critérios da pesquisa qualitativa. Os resultados das análises evidenciaram que os livros pesquisados trazem de forma explícita e implícita diversas formas de violência nas ilustrações, entre as quais, a violência simbólica e, longe de ser neutro, o livro é um importante instrumento ideológico em sala de aula, ideologia esta que é passada não só pelo texto escrito como também através das imagens.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03
2014-06-11T19:29:04Z
2014-06-11T19:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELLONI, Eliane. Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história. 2005. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/97657
000288081
belloni_e_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv BELLONI, Eliane. Violência e livro didático: um estudo sobre as ilustrações em livros de história. 2005. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.
000288081
belloni_e_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207 f. : il.color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649842195464192