Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maria Ducinéia Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10103
Resumo: Ler é muito mais do que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é sobretudo uma atividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar em isso em conta. As crianças e os professores devem estar motivados para aprender e ensinar a ler. (SOLÉ, 1998, P.90) Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de inventariar os principais fatores de ineficiencia que interferem na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, realizada entre agosto a outubro de 2018, para verificar as dificuldades de aprendizagem e identificar a teoria do duplo canal na leitura dos alunos no final do bloco pedagógico. Como referencial teórico, são apresentados os estudos de alfabetização, leitura e escrita tratados por Magda Soares, Artur Gomes de Morais, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Isabel Solé, assim como as contribuições de Ângela Lúcio, Cláudia Justi e Jerusa Salles como contribuição na discussão das características das palavras na identificação da rota de leitura. A pesquisa foi realizada utilizando quatro instrumentos metodológicos: inquérito por questionários aplicados aos pais, entrevista semiestruturada com a equipe diretiva da escola, observação assistemática da professora e alunos e aplicação de atividades avaliativas com os alunos para identificação da rota de leitura. Através da coleta de dados, selecionou-se as estratégias mais evidentes para a elaboração da análise que foi organizada com base na análise dos questionários, a qual focalizou o incentivo e acompanhamento dos pais na vida educacional dos filhos, as entrevistas com a equipe diretiva quanto as ações da escola, as metodologias de ensino verificando se houve diferenciação para atender os diferentes níveis de escrita e leitura das crianças em processo de alfabetização, assim como prioridade no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem e finalizando com as testagens para verificação do duplo canal na leitura. 22 alunos da turma participaram da testagem de palavras isoladas propostas por Salles e Parentes (2002). Na conclusão da pesquisa, o resultado da análise nos permitiu o seguinte parecer: A testagem da leitura de palavras isoladas na leitura em voz alta nos possibilitou aferir a exatidão da leitura, e as características das palavras a definir a rota utilizada na leitura pelos alunos. Nos quatro níveis de aprendizagem identificados na turma, constatou-se o uso de ambas as rotas na leitura dos alunos, sendo mais evidente a predominância da rota fonológica nos alunos do nível alfabéticos silábicos, assim como a predominância da rota lexical nos alunos do nível alfabético.
id RCAP_27944ca2c505fcfef119b9aaf4ae344c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamentalMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃODIFICULDADES DE APRENDIZAGEMLEITURAESCRITAENSINOEDUCATIONLEARNING DISABILITIESREADINGWRITINGTEACHINGLer é muito mais do que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é sobretudo uma atividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar em isso em conta. As crianças e os professores devem estar motivados para aprender e ensinar a ler. (SOLÉ, 1998, P.90) Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de inventariar os principais fatores de ineficiencia que interferem na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, realizada entre agosto a outubro de 2018, para verificar as dificuldades de aprendizagem e identificar a teoria do duplo canal na leitura dos alunos no final do bloco pedagógico. Como referencial teórico, são apresentados os estudos de alfabetização, leitura e escrita tratados por Magda Soares, Artur Gomes de Morais, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Isabel Solé, assim como as contribuições de Ângela Lúcio, Cláudia Justi e Jerusa Salles como contribuição na discussão das características das palavras na identificação da rota de leitura. A pesquisa foi realizada utilizando quatro instrumentos metodológicos: inquérito por questionários aplicados aos pais, entrevista semiestruturada com a equipe diretiva da escola, observação assistemática da professora e alunos e aplicação de atividades avaliativas com os alunos para identificação da rota de leitura. Através da coleta de dados, selecionou-se as estratégias mais evidentes para a elaboração da análise que foi organizada com base na análise dos questionários, a qual focalizou o incentivo e acompanhamento dos pais na vida educacional dos filhos, as entrevistas com a equipe diretiva quanto as ações da escola, as metodologias de ensino verificando se houve diferenciação para atender os diferentes níveis de escrita e leitura das crianças em processo de alfabetização, assim como prioridade no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem e finalizando com as testagens para verificação do duplo canal na leitura. 22 alunos da turma participaram da testagem de palavras isoladas propostas por Salles e Parentes (2002). Na conclusão da pesquisa, o resultado da análise nos permitiu o seguinte parecer: A testagem da leitura de palavras isoladas na leitura em voz alta nos possibilitou aferir a exatidão da leitura, e as características das palavras a definir a rota utilizada na leitura pelos alunos. Nos quatro níveis de aprendizagem identificados na turma, constatou-se o uso de ambas as rotas na leitura dos alunos, sendo mais evidente a predominância da rota fonológica nos alunos do nível alfabéticos silábicos, assim como a predominância da rota lexical nos alunos do nível alfabético.Reading is more than owning a Rico wealth of strategies and techniques. Reading is above all a voluntary activity and enjoyable, and when we read we should take that into account. The children and teachers should be motivated to learn and teach reading. (SOLÉ, 1998, p. 90) This research was conducted with the aim of identifying the main factors of malpractice that interfere with the learning of reading and writing of the students of the third year of elementary school, held between August to October 2018, to verify the learning disabilities and identify the theory of double route in students ' reading at the end of teaching block. As theoretical, literacy studies, reading and writing treated by Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Isabel Solé, as well as the contributions of Angela Pike, Claudia Justi and Moti Salles. As a contribution to the discussion of the characteristics of words to identify the route. The survey was conducted using four methodological tools: survey by questionnaires applied to parents, semi-structured interview with the school's policy team, unsystematic observation of the teacher and students and implementation of activities evaluation with students to identify the route. The survey was conducted using four methodological tools: survey by questionnaires applied to parents, semi-structured interview with the school's policy team, unsystematic observation of the teacher and students and implementation of activities evaluation with students to identify the route. Through data collection, selected the most obvious strategies for the preparation of the analysis that was organized on the basis of the analysis of the questionnaires, which focused on encouraging and monitoring the parents in the educational life of the children, the interviews with the policy team as the actions of the school, the teaching methodologies by checking if there is differentiation to meet different levels of writing and reading of the children in the process of literacy, as well as priority in serving students with learning difficulties and ending with the testagens to verification of the double course in reading. 22 students participated in the testing of single words proposed by Salles and relatives (2002). On completion of the survey, the result of the analysis allowed us to the following opinion: testing of isolated words in reading aloud enabled us to assess the accuracy of the reading, and the characteristics of the words to set the route in reading by the students. The four levels of learning identified in the class, was found using both routes the students, being most evident predominance of the phonological route in syllabic, alphabetic level students as well as the predominance of lexical route in alphabetic level students.2020-02-17T16:26:02Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10103TID:202424200porSilveira, Maria Ducinéia Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:04.799280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental
title Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental
Silveira, Maria Ducinéia Gomes da
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
LEITURA
ESCRITA
ENSINO
EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
READING
WRITING
TEACHING
title_short Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental
title_full Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental
title_sort Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita no 3º ano do ensino fundamental
author Silveira, Maria Ducinéia Gomes da
author_facet Silveira, Maria Ducinéia Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Maria Ducinéia Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
LEITURA
ESCRITA
ENSINO
EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
READING
WRITING
TEACHING
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
LEITURA
ESCRITA
ENSINO
EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
READING
WRITING
TEACHING
description Ler é muito mais do que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é sobretudo uma atividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar em isso em conta. As crianças e os professores devem estar motivados para aprender e ensinar a ler. (SOLÉ, 1998, P.90) Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de inventariar os principais fatores de ineficiencia que interferem na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, realizada entre agosto a outubro de 2018, para verificar as dificuldades de aprendizagem e identificar a teoria do duplo canal na leitura dos alunos no final do bloco pedagógico. Como referencial teórico, são apresentados os estudos de alfabetização, leitura e escrita tratados por Magda Soares, Artur Gomes de Morais, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Isabel Solé, assim como as contribuições de Ângela Lúcio, Cláudia Justi e Jerusa Salles como contribuição na discussão das características das palavras na identificação da rota de leitura. A pesquisa foi realizada utilizando quatro instrumentos metodológicos: inquérito por questionários aplicados aos pais, entrevista semiestruturada com a equipe diretiva da escola, observação assistemática da professora e alunos e aplicação de atividades avaliativas com os alunos para identificação da rota de leitura. Através da coleta de dados, selecionou-se as estratégias mais evidentes para a elaboração da análise que foi organizada com base na análise dos questionários, a qual focalizou o incentivo e acompanhamento dos pais na vida educacional dos filhos, as entrevistas com a equipe diretiva quanto as ações da escola, as metodologias de ensino verificando se houve diferenciação para atender os diferentes níveis de escrita e leitura das crianças em processo de alfabetização, assim como prioridade no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem e finalizando com as testagens para verificação do duplo canal na leitura. 22 alunos da turma participaram da testagem de palavras isoladas propostas por Salles e Parentes (2002). Na conclusão da pesquisa, o resultado da análise nos permitiu o seguinte parecer: A testagem da leitura de palavras isoladas na leitura em voz alta nos possibilitou aferir a exatidão da leitura, e as características das palavras a definir a rota utilizada na leitura pelos alunos. Nos quatro níveis de aprendizagem identificados na turma, constatou-se o uso de ambas as rotas na leitura dos alunos, sendo mais evidente a predominância da rota fonológica nos alunos do nível alfabéticos silábicos, assim como a predominância da rota lexical nos alunos do nível alfabético.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-02-17T16:26:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10103
TID:202424200
url http://hdl.handle.net/10437/10103
identifier_str_mv TID:202424200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553775116681216