Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAVOR, Leila Aparecida Maciel de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5187
Resumo: Trabalhamos na presente monografia o tema dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. A temática surgiu a partir da experiência vivenciada, por muitos anos, com alunos de reforço e de relatos constantes e angustiantes de colegas professores de Escolas de Ensino Fundamental da cidade de Umari-CE e de pais de alunos. A pergunta de partida é: O que leva alunos do 4° ano do Ensino Fundamental a não saberem ler e escrever. Para responder ao questionamento temos como objetivo geral: Analisar as principais dificuldades de leitura e escrita de alunos de 4° ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos: realizar um levantamento, junto à professora da turma, acerca dos alunos que não sabem ler e escrever; discutir a problemática da aprovação automática na Escola Pública e refletir as consequências do não aprendizado da leitura e da escrita para a vida escolar de alunos do 4° ano. Partindo dessa problematização realizamos um estudo de campo com alunos e professores de uma instituição pública na cidade de Umari/CE e verificamos quais os fatores que interferem no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. Partimos do pressuposto de que o processo de alfabetização tem sido um desafio presente na profissão docente, uma vez que em decorrência de muitos fatores intervenientes, tende a não se efetivar nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tornando-se um problema a ser enfrentado nos anos seguintes, pois leva o aluno a ficar retido ou a ser aprovado automaticamente, os quais atrapalham o desenvolvimento do aluno, levando-o a perder o estímulo pelas aulas e, consequentemente, evadir-se do ambiente Escolar. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões de Luckesi (2011); Vasconcellos (2014); Ferreiro (2011), dentre outros, que nos permitiram chegar à conclusão de que é necessário uma ressignificação das práticas pedagógicas presentes na educação.
id UFCG_11f79fbbbbe74cddfe780683e5de7551
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5187
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.Learning difficulties in reading and writing of 4th grade students.Dificuldades de aprendizagemLeitura e escritaEnsino fundamentalLearning difficultiesReading and writingElementary SchoolEducação.Trabalhamos na presente monografia o tema dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. A temática surgiu a partir da experiência vivenciada, por muitos anos, com alunos de reforço e de relatos constantes e angustiantes de colegas professores de Escolas de Ensino Fundamental da cidade de Umari-CE e de pais de alunos. A pergunta de partida é: O que leva alunos do 4° ano do Ensino Fundamental a não saberem ler e escrever. Para responder ao questionamento temos como objetivo geral: Analisar as principais dificuldades de leitura e escrita de alunos de 4° ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos: realizar um levantamento, junto à professora da turma, acerca dos alunos que não sabem ler e escrever; discutir a problemática da aprovação automática na Escola Pública e refletir as consequências do não aprendizado da leitura e da escrita para a vida escolar de alunos do 4° ano. Partindo dessa problematização realizamos um estudo de campo com alunos e professores de uma instituição pública na cidade de Umari/CE e verificamos quais os fatores que interferem no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. Partimos do pressuposto de que o processo de alfabetização tem sido um desafio presente na profissão docente, uma vez que em decorrência de muitos fatores intervenientes, tende a não se efetivar nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tornando-se um problema a ser enfrentado nos anos seguintes, pois leva o aluno a ficar retido ou a ser aprovado automaticamente, os quais atrapalham o desenvolvimento do aluno, levando-o a perder o estímulo pelas aulas e, consequentemente, evadir-se do ambiente Escolar. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões de Luckesi (2011); Vasconcellos (2014); Ferreiro (2011), dentre outros, que nos permitiram chegar à conclusão de que é necessário uma ressignificação das práticas pedagógicas presentes na educação.This monograph works the theme of learning difficulties in reading and writing. The thematic came from personal experience, from many years, with students from Cram schools and from frequent distressing reports of coworkers from elementary schools of Umari-CE and parents of students. The starting question is about what makes the students from the 4° year of middle school to not know how to read and write. To answer the questioning we have as the general goal: to analyze the main difficulties of reading and writing of students from the 4° year of elementary school. And as specific goals: To conduct a survey, together with the class teacher, about the students that don‟t know how to read and write; to discuss the problem of the automatic acceptance in public schools and to reflect the consequences of not learning how to read and write for the school life of students from the 4° year. Starting from this problem, we performed a field study with students and teachers from a public school from Umari/CE and we verified which are the reasons that interfere in the development of the reading and writing of the students. Starting from the assumption that the process of literacy hás been a present challenge in the teaching profession, as a result of many intervening factors, tend to not be effective in the first years of elementary school, turning in a problem to be solved during the following years, because it makes the student to become withheld or approved automatically, both of which disturb the development of the student, causing him to lose the motivation for the classes and, consequently, the evasion of the school environment.The reserch is based, mainly, on the theories of Luckesi (2011); Vasconcellos (2014); Ferreiro (2011), among others, that allowed us to come with the conclusion that is required a redetermination of the teaching practices present in education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501AMARAL , Maria Gerlaine BelchiorBATISTA , Maria Thais de Oliveira.LAVOR, Leila Aparecida Maciel de.20172019-07-31T10:13:25Z2019-07-312019-07-31T10:13:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5187LAVOR, Leila Aparecida Maciel de. Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental. 2017. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:30:52Zoai:localhost:riufcg/5187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:30:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.
Learning difficulties in reading and writing of 4th grade students.
title Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.
LAVOR, Leila Aparecida Maciel de.
Dificuldades de aprendizagem
Leitura e escrita
Ensino fundamental
Learning difficulties
Reading and writing
Elementary School
Educação.
title_short Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.
title_full Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.
title_sort Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.
author LAVOR, Leila Aparecida Maciel de.
author_facet LAVOR, Leila Aparecida Maciel de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
AMARAL , Maria Gerlaine Belchior
BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv LAVOR, Leila Aparecida Maciel de.
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Leitura e escrita
Ensino fundamental
Learning difficulties
Reading and writing
Elementary School
Educação.
topic Dificuldades de aprendizagem
Leitura e escrita
Ensino fundamental
Learning difficulties
Reading and writing
Elementary School
Educação.
description Trabalhamos na presente monografia o tema dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. A temática surgiu a partir da experiência vivenciada, por muitos anos, com alunos de reforço e de relatos constantes e angustiantes de colegas professores de Escolas de Ensino Fundamental da cidade de Umari-CE e de pais de alunos. A pergunta de partida é: O que leva alunos do 4° ano do Ensino Fundamental a não saberem ler e escrever. Para responder ao questionamento temos como objetivo geral: Analisar as principais dificuldades de leitura e escrita de alunos de 4° ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos: realizar um levantamento, junto à professora da turma, acerca dos alunos que não sabem ler e escrever; discutir a problemática da aprovação automática na Escola Pública e refletir as consequências do não aprendizado da leitura e da escrita para a vida escolar de alunos do 4° ano. Partindo dessa problematização realizamos um estudo de campo com alunos e professores de uma instituição pública na cidade de Umari/CE e verificamos quais os fatores que interferem no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. Partimos do pressuposto de que o processo de alfabetização tem sido um desafio presente na profissão docente, uma vez que em decorrência de muitos fatores intervenientes, tende a não se efetivar nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tornando-se um problema a ser enfrentado nos anos seguintes, pois leva o aluno a ficar retido ou a ser aprovado automaticamente, os quais atrapalham o desenvolvimento do aluno, levando-o a perder o estímulo pelas aulas e, consequentemente, evadir-se do ambiente Escolar. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões de Luckesi (2011); Vasconcellos (2014); Ferreiro (2011), dentre outros, que nos permitiram chegar à conclusão de que é necessário uma ressignificação das práticas pedagógicas presentes na educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-07-31T10:13:25Z
2019-07-31
2019-07-31T10:13:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5187
LAVOR, Leila Aparecida Maciel de. Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental. 2017. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5187
identifier_str_mv LAVOR, Leila Aparecida Maciel de. Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental. 2017. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382411145216