As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4811
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_8dcc036cd2b5da3ee06ab287f4eeda93
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEBAprendizagemDificuldades de AprendizagemLeituraEscritaDiferenciação PedagógicaLearningLearning Difficulties/DisabilitiesReadingWritingPedagogical DifferentiationDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorTendo presente que as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita constituem um dos grandes entraves às aprendizagens e a um percurso escolar de sucesso e que se refletem na vida adulta, devendo a Escola e os seus professores estar atentos às necessidades dos alunos, às suas dificuldades e aos seus perfis de aprendizagem, neste estudo o problema centra-se em torno das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, mas põe, igualmente, em evidência a prática diferenciada dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Nos dias de hoje, os alunos com Dificuldades de Aprendizagem (DA) constituem um número crescente de alunos e torna-se fundamental que o problema seja considerado com preocupação, que se reflita sobre esta problemática e que se intervenha de forma adequada para se dar resposta às necessidades dos alunos e se efetivem aprendizagens bem-sucedidas. Pretendeu-se, assim, com este estudo analisar a relação existente entre as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, as suas causas e a prática diferenciada para a superação das dificuldades detetadas. Para o efeito, utilizou-se uma investigação do tipo sobretudo qualitativo, mas também quantitativo, em que, através de uma entrevista semi-estruturada com questões abertas, se entrevistaram 15 professores que lecionam o 1.º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas na cidade de Caldas da Rainha. Para a análise da informação recolhida utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e quantificaram-se os dados obtidos através da análise de ocorrências. Segundo os resultados, constatou-se que a leitura e a escrita são mecanismos que se encontram interligados e que, quando se regista comprometimento na aquisição de uma, isso reflete-se na outra e que as causas – intrínsecas e/ou extrínsecas – na origem dessas dificuldades podem ter vários fatores. Outro resultado encontrado e muito importante, diz respeito à prática destes professores, pois, muitas vezes, não conseguem dar resposta às necessidades dos alunos, principalmente pela complexidade ao nível do entendimento das dificuldades de aprendizagem e falta de conhecimentos em termos de pedagogia diferenciada, uma vez que a intervenção que é feita não vai ao encontro das necessidades do aluno, sendo esta um dos grandes entraves à superação das suas dificuldades de aprendizagem.It is known that learning difficulties in reading and writing are big barriers for learning and for having a successful schooling process and this has also a direct impact on adult life. It is therefore the school and teachers’ responsibility to pay attention to the student’s needs, difficulties and learning profiles. In this study the problem is centred on the learning difficulties in reading and writing, but it also highlights the differentiated practices of primary teachers. Nowadays students with Learning Difficulties/Disabilities appear in a growing number and it becomes therefore essential to consider this problem with concern, to reflect on the problematics involved and to intervene in the most adequate way so that an answer to the student’s needs is given and effective and successful learning is promoted. The aim of this study is to analyse the relationship between the learning difficulties in reading and writing, their causes and the differentiated practices needed to overcome the detected difficulties. For this purpose a mostly qualitative but also quantitative type of investigation was led where, through a semi-structured interview with open questions, 15 primary teachers who work in schools of Agrupamento de Escolas in the city of Caldas da Rainha were interviewed. The gathered information was analysed through the technique of content analysis and the collected data was quantified through the analysis of occurrences. According to the results it became evident that reading and writing are mechanisms that are interconnected and that, when the acquisition of either one of the skills is compromised then there is an immediate and visible reflection of it in the acquisition process of the other related skills. Furthermore it was shown that the intrinsic and/or extrinsic causes that origin these difficulties can have different factors. Another very important result that came out from this study is related to these teachers’ practice. Teachers can’t often give a proper answer to the students’ needs mainly due to the complexity in terms of understanding the specific learning difficulties as well as their lack of knowledge regarding an effective differentiated pedagogy since their intervention does not meet the student’s needs, being this one of the biggest barriers witnessed in overcoming learning difficulties.[s.n.]Madeira, LeocádiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaHenriques, Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues2015-07-02T15:25:51Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4811202183513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:09Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:38.846402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB
title As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB
spellingShingle As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB
Henriques, Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues
Aprendizagem
Dificuldades de Aprendizagem
Leitura
Escrita
Diferenciação Pedagógica
Learning
Learning Difficulties/Disabilities
Reading
Writing
Pedagogical Differentiation
title_short As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB
title_full As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB
title_fullStr As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB
title_full_unstemmed As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB
title_sort As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e a prática diferenciada dos professores do 1.º CEB
author Henriques, Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues
author_facet Henriques, Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Leocádia
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Dificuldades de Aprendizagem
Leitura
Escrita
Diferenciação Pedagógica
Learning
Learning Difficulties/Disabilities
Reading
Writing
Pedagogical Differentiation
topic Aprendizagem
Dificuldades de Aprendizagem
Leitura
Escrita
Diferenciação Pedagógica
Learning
Learning Difficulties/Disabilities
Reading
Writing
Pedagogical Differentiation
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-02T15:25:51Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4811
202183513
url http://hdl.handle.net/10284/4811
identifier_str_mv 202183513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130283074650112