Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreto, Tiago Emanuel Malta Gomes Vaz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103043
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_2796c862e0c8d2326d6e9c62b3088daa
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de casoStrategy formulation and business model development- case studyEstratégiaGestão estratégicaModelo de negóciosGestão de marcaStrategyStrategic ManagementBusiness ModelBrandingDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA presente dissertação é o resultado da conjugação dos conhecimentos adquiridos ao longo dos períodos de estudo universitário e dos conhecimentos adquiridos em contexto laboral e presencial no âmbito da atividade de uma empresa, de modo a fazer a ligação entre aqueles e estes numa situação concreta. A Morgado & CA, SA é uma empresa importadora e distribuidora de materiais e equipamentos eletrónicos e elétricos para a indústria e a construção civil, operando no mercado há 45 anos e que tem como objetivo ser uma empresa de referência neste setor.Um dos fatores cruciais para o desenvolvimento e uma boa administração empresarial é a sua gestão estratégica. Os líderes, os gestores e todos os colaboradores de uma organização devem saber exatamente a sua missão e estratégia, como é que a empresa funciona, qual é a sua origem, os seus objetivos e valores e qual a situação em que se encontra. O objetivo principal deste trabalho consiste na aplicação prática dos conceitos teóricos apresentados a uma situação real. Sendo assim, este estudo de pesquisa foi desenvolvido em várias etapas que permitiram a formulação da estratégia e a definição do modelo de negócios da empresa Morgado & CA. Estas etapas contaram com a utilização de diversas e conceituadas ferramentas de análise estratégica e de negócios que foram aplicadas ao estudo do caso. A utilização destas ferramentas permitiu não só uma análise detalhada acerca de quais os pontos fracos e os assuntos críticos para a organização, mas também conhecer quais são os pontos fortes e chegar à conclusão de que há bastantes oportunidades a serem exploradas.O desenvolvimento do modelo de negócios proposto pretende endereçar os desafios relativos ao processo de negociações que a empresa pratica, com uma especificação no fortalecimento da imagem da marca da empresa, tendo em foco uma estratégia de penetração no mercado através da diferenciação.This dissertation is the result of the consolidation of academic knowledge and insights gathered during an in-person internship within a company’s activity, in the interest of combining all of it and applying it to a particular situation. Morgado & CA, SA is a company that imports and distributes electric and electronic equipment and materials for industrial and civil construction, which has been in the market for 45 years and aims to be a leading company in this sector.A major factor for the development and good administration of a business is its strategic management. Leaders, managers, and all employees of an organization must know exactly how the company works, its origins, goals, values and how it’s currently doing.The main objective of this paper is the practical application of theoretical concepts presented in a real-life situation. Therefore, this research study was developed in several stages that allowed the development of a strategic management and the creation of a business model in Morgado & CA. The stages included the use of several renowned strategic and negotiating analysis tools that were applied to the case study. These tools allowed not only a detailed analysis of which weaknesses and issues are critical to the organization but also helped us get to know what its strengths are. Furthermore, they allowed us to conclude that there are a lot of opportunities to be explored.The development of the proposed business model aims to address the challenges related to the negotiation process implemented by the company, along with the strengthening of the company’s brand image, while focusing on a market entry strategy through distinction.2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103043http://hdl.handle.net/10316/103043TID:203078454porCarreto, Tiago Emanuel Malta Gomes Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:38:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:54.948538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
Strategy formulation and business model development- case study
title Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
spellingShingle Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
Carreto, Tiago Emanuel Malta Gomes Vaz
Estratégia
Gestão estratégica
Modelo de negócios
Gestão de marca
Strategy
Strategic Management
Business Model
Branding
title_short Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
title_full Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
title_fullStr Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
title_full_unstemmed Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
title_sort Formulação da estratégia e desenvolvimento do modelo de negócios – estudo de caso
author Carreto, Tiago Emanuel Malta Gomes Vaz
author_facet Carreto, Tiago Emanuel Malta Gomes Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreto, Tiago Emanuel Malta Gomes Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Gestão estratégica
Modelo de negócios
Gestão de marca
Strategy
Strategic Management
Business Model
Branding
topic Estratégia
Gestão estratégica
Modelo de negócios
Gestão de marca
Strategy
Strategic Management
Business Model
Branding
description Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103043
http://hdl.handle.net/10316/103043
TID:203078454
url http://hdl.handle.net/10316/103043
identifier_str_mv TID:203078454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134092843810816