O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Triboli, Rafael Carneiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177741
Resumo: Esta monografia estuda o caso Void, marca e modelo de negócio no campo da comunicação, sob a perspectiva da construção e da gestão de marcas (Branding) em múltiplas plataformas a partir das estratégias de branded content, advertainment e product placement. O objetivo geral é compreender se o processo de construção da marca Void pode ter influenciado no seu modelo de negócios. Em um primeiro momento, através de pesquisa bibliográfica, são apresentados o contexto histórico, social e mercadológico das marcas, o processo de construção e gestão destas e suas novas estratégias de comunicação, que misturam entretenimento com publicidade. Dada essa contextualização, abordam-se conceitos da área da administração e de negócios como o movimento Lean Startup, modelagem de negócios e Plataforma Multilateral. A partir de um Estudo de Caso busca-se analisar as estratégias de comunicação da marca Void e, por conseguinte, compreender as dinâmicas envolvidas no cruzamento das estratégias de comunicação da marca Void e sua relação com seu modelo de negócios.
id UFRGS-2_4dbd920cdccb414b6de03b12187b3258
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177741
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Triboli, Rafael CarneiroMachado, Maria Berenice da Costa2018-05-10T02:31:15Z2017http://hdl.handle.net/10183/177741001062662Esta monografia estuda o caso Void, marca e modelo de negócio no campo da comunicação, sob a perspectiva da construção e da gestão de marcas (Branding) em múltiplas plataformas a partir das estratégias de branded content, advertainment e product placement. O objetivo geral é compreender se o processo de construção da marca Void pode ter influenciado no seu modelo de negócios. Em um primeiro momento, através de pesquisa bibliográfica, são apresentados o contexto histórico, social e mercadológico das marcas, o processo de construção e gestão destas e suas novas estratégias de comunicação, que misturam entretenimento com publicidade. Dada essa contextualização, abordam-se conceitos da área da administração e de negócios como o movimento Lean Startup, modelagem de negócios e Plataforma Multilateral. A partir de um Estudo de Caso busca-se analisar as estratégias de comunicação da marca Void e, por conseguinte, compreender as dinâmicas envolvidas no cruzamento das estratégias de comunicação da marca Void e sua relação com seu modelo de negócios.This study has as its subject the Void case, brand and business model in the field of communication, under the perspective of brand building and management (Branding) in multiple platforms from the strategies of branded content, advertainment and product placement. The main objective is to understand whether the Void brand building process may have influenced your business model. Initially, through bibliographical research, the historical, social and marketing contexts of the brands are exposed, the construction and management process of these and their new communication strategies, which mix entertainment with advertising. Given this contextualization, concepts from the administration field and business are discussed, such as the Lean Startup movement, business modeling and Multilateral Platform. Trough a Case Study, this study seeks understand the communication strategies of the Void brand and, therefore, understand the dynamics involved crossing the communication strategies of the Void brand and its relation with its business model.application/pdfporVoidGestão de marcasEstratégia de comunicaçãoBrandingMagazineYouthBusiness modelO caso Void: diálogo entre marca e modelo de negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062662.pdf001062662.pdfTexto completoapplication/pdf20043953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177741/1/001062662.pdfb0d536f4ec2cd177788e738991d6ffabMD51TEXT001062662.pdf.txt001062662.pdf.txtExtracted Texttext/plain166994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177741/2/001062662.pdf.txt3ba496a2d55569ee0362b16923fda0a5MD5210183/1777412018-05-11 02:34:03.817241oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177741Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:34:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios
title O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios
spellingShingle O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios
Triboli, Rafael Carneiro
Void
Gestão de marcas
Estratégia de comunicação
Branding
Magazine
Youth
Business model
title_short O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios
title_full O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios
title_fullStr O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios
title_full_unstemmed O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios
title_sort O caso Void: diálogo entre marca e modelo de negócios
author Triboli, Rafael Carneiro
author_facet Triboli, Rafael Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Triboli, Rafael Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
contributor_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
dc.subject.n.fl_str_mv Void
topic Void
Gestão de marcas
Estratégia de comunicação
Branding
Magazine
Youth
Business model
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Estratégia de comunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv Branding
Magazine
Youth
Business model
description Esta monografia estuda o caso Void, marca e modelo de negócio no campo da comunicação, sob a perspectiva da construção e da gestão de marcas (Branding) em múltiplas plataformas a partir das estratégias de branded content, advertainment e product placement. O objetivo geral é compreender se o processo de construção da marca Void pode ter influenciado no seu modelo de negócios. Em um primeiro momento, através de pesquisa bibliográfica, são apresentados o contexto histórico, social e mercadológico das marcas, o processo de construção e gestão destas e suas novas estratégias de comunicação, que misturam entretenimento com publicidade. Dada essa contextualização, abordam-se conceitos da área da administração e de negócios como o movimento Lean Startup, modelagem de negócios e Plataforma Multilateral. A partir de um Estudo de Caso busca-se analisar as estratégias de comunicação da marca Void e, por conseguinte, compreender as dinâmicas envolvidas no cruzamento das estratégias de comunicação da marca Void e sua relação com seu modelo de negócios.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-10T02:31:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177741
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062662
url http://hdl.handle.net/10183/177741
identifier_str_mv 001062662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177741/1/001062662.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177741/2/001062662.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b0d536f4ec2cd177788e738991d6ffab
3ba496a2d55569ee0362b16923fda0a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224549522472960