Proposta de abordagem para modelação de negócios baseada na dinâmica de sistemas e business model canvas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrita, Francisco António Alves dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7648
Resumo: O processo de ideação e descrição de estratégias de negócio é bastante criativo, e há atualmente inúmeras ferramentas, umas mais visuais do que outras, que orientam empreendedores durante o desenvolvimento e ilustração de estratégias de negócio. Não obstante da facilidade que trouxeram e da lucidez que dão à descrição de negócios; estas falham relativamente à dinâmica necessária ao estudo e simulação de negócios. Trata a dissertação de procurar resolver a problemática da modelação dinâmica de sistemas complexos associada ao processo de planeamento de negócios. Business Model Canvas é um descodificador de ideias de negócio. É uma ferramenta de gestão estratégica utilizada para descrever e esquematizar negócios de forma clara e pragmática. Contém elementos que guiam empresários a revelar a proposta de valor, clientes, atividades e parceiros chave, canais, modelo financeiro entre outros aspetos do negócio. É extremamente versátil para ser utilizada a par de outras ferramentas de gestão, sendo por isso um recurso muito utilizado por incubadoras para que empreendedores revelem rápida e claramente as suas ideias. Dinâmica de Sistemas permite descrever sistemas complexos lineares e não lineares em modelos e diagramas causais. Os aspetos dinâmicos dão vida às equações matemáticas utilizadas para representar o comportamento de serviços, processos, ou outro sistema decomposto em unidades de fluxo, stock, variáveis de reforço, etc. Esta técnica de modelação permite descobrir problemas chave e resolvê-los através de simulações; perceber a fundo um determinado assunto e iniciar discussões fundamentadas em valores. A dissertação avalia se é eficaz ou não, duas ferramentas distintas cooperarem para uma avaliação mais rápida e eficiente do comportamento da empresa e das escolhas feitas durante o processo de ideação. A vertente dinâmica e simulação inerente à DS, é o fator chave no trabalho, pois esta capacidade é inexistente em BMC. Foram estudadas quais as mais valias de aliar as ferramentas de modelação e análise de estratégias de negócio para que no final, gestores e decisores possam fazer rapidamente adaptações ao negócio, em função de referencias e influencias no sistema modelado. O caso de estudo analisou o negócio AdSense do Google. A investigação qualitativa, indutiva passou por descrever e desenhar a arquitetura e componentes dosistema, e evidenciar a validade da proposta. Dividido em duas fases, o processo abordou o negócio através da modelação BMC; e noutra fase representou o modelo qualitativo em DS (diagrama de stock e fluxo) enquadrado na estrutura do BMC. Revelou-se que a abordagem melhora a representação e compreensão acerca da dinâmica da empresa e o seu negócio. Demonstrou-se que o observador é forçado a pensar cada uma das componentes de forma mais real e inequívoca quanto ás relações entre elementos do negócio e o sistema como um todo; onde cada um dos componentes está contextualizado. Aferiu-se que a linguagem utilizada na modelação melhora significativamente a perceção da estratégia de negócio, seus stakeholders, fluxos, stocks, etc. A ampliação, extensão do canvas com este tipo de diagrama oriundo de DS, manifestou-se como ferramenta estratégica de grande valor no processo de desenho, simulação e tomada de decisão.
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spelling Proposta de abordagem para modelação de negócios baseada na dinâmica de sistemas e business model canvasMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASPLANOS ESTRATÉGICOSESTRATÉGIAS EMPRESARIAISNEGÓCIOSGESTÃOBUSINESS MANAGEMENTSTRATEGIC PLANNINGBUSINESS STRATEGIESBUSINESSMANAGEMENTO processo de ideação e descrição de estratégias de negócio é bastante criativo, e há atualmente inúmeras ferramentas, umas mais visuais do que outras, que orientam empreendedores durante o desenvolvimento e ilustração de estratégias de negócio. Não obstante da facilidade que trouxeram e da lucidez que dão à descrição de negócios; estas falham relativamente à dinâmica necessária ao estudo e simulação de negócios. Trata a dissertação de procurar resolver a problemática da modelação dinâmica de sistemas complexos associada ao processo de planeamento de negócios. Business Model Canvas é um descodificador de ideias de negócio. É uma ferramenta de gestão estratégica utilizada para descrever e esquematizar negócios de forma clara e pragmática. Contém elementos que guiam empresários a revelar a proposta de valor, clientes, atividades e parceiros chave, canais, modelo financeiro entre outros aspetos do negócio. É extremamente versátil para ser utilizada a par de outras ferramentas de gestão, sendo por isso um recurso muito utilizado por incubadoras para que empreendedores revelem rápida e claramente as suas ideias. Dinâmica de Sistemas permite descrever sistemas complexos lineares e não lineares em modelos e diagramas causais. Os aspetos dinâmicos dão vida às equações matemáticas utilizadas para representar o comportamento de serviços, processos, ou outro sistema decomposto em unidades de fluxo, stock, variáveis de reforço, etc. Esta técnica de modelação permite descobrir problemas chave e resolvê-los através de simulações; perceber a fundo um determinado assunto e iniciar discussões fundamentadas em valores. A dissertação avalia se é eficaz ou não, duas ferramentas distintas cooperarem para uma avaliação mais rápida e eficiente do comportamento da empresa e das escolhas feitas durante o processo de ideação. A vertente dinâmica e simulação inerente à DS, é o fator chave no trabalho, pois esta capacidade é inexistente em BMC. Foram estudadas quais as mais valias de aliar as ferramentas de modelação e análise de estratégias de negócio para que no final, gestores e decisores possam fazer rapidamente adaptações ao negócio, em função de referencias e influencias no sistema modelado. O caso de estudo analisou o negócio AdSense do Google. A investigação qualitativa, indutiva passou por descrever e desenhar a arquitetura e componentes dosistema, e evidenciar a validade da proposta. Dividido em duas fases, o processo abordou o negócio através da modelação BMC; e noutra fase representou o modelo qualitativo em DS (diagrama de stock e fluxo) enquadrado na estrutura do BMC. Revelou-se que a abordagem melhora a representação e compreensão acerca da dinâmica da empresa e o seu negócio. Demonstrou-se que o observador é forçado a pensar cada uma das componentes de forma mais real e inequívoca quanto ás relações entre elementos do negócio e o sistema como um todo; onde cada um dos componentes está contextualizado. Aferiu-se que a linguagem utilizada na modelação melhora significativamente a perceção da estratégia de negócio, seus stakeholders, fluxos, stocks, etc. A ampliação, extensão do canvas com este tipo de diagrama oriundo de DS, manifestou-se como ferramenta estratégica de grande valor no processo de desenho, simulação e tomada de decisão.The ideation process and business strategy description are very creative processes, and today there are numerous tools to get them right, some mode visual than others, which guide entrepreneurs during the development and illustration of their business strategies. Regardless the facility and lucidity they brought to the business description; these tools lack on dynamics and business simulation needed to the study. This dissertation tries to discover and solve this dynamic problem when modeling complex systems associated to business planning methodologies. Business Model Canvas is a business idea decoder. It’s a strategic management tool used to describe and schematize business in a clearly and pragmatic way. It contains elements to guide businessman revealing their true value proposition, clients, key activities and key partners, channels, financial models between other business aspects. It’s extremely versatile when used alongside other management tools, and therefore, it’s a resource very used by incubators to get entrepreneurs to rapidly and clearly reveal their ideas in a comprehensive language everybody understands. System Dynamics helps anyone describing linear and non-linear complex systems defined by models and causal diagrams. The dynamics aspects give life to mathematical equations used to represent service and processes behavior, or other system, decomposed in flow unites, stocks and enforcement variables, etc. This modeling technique allows us to discover and solve key problems through simulations; deeply knowing some subject and initiate grounded discussions based on values. This dissertation evaluates if these two distinct tools are really effective or not when used together to cooperate in a more rapid and efficient company behavior evaluation, regarding key choices made during its ideation process. The dynamic and simulation aspect inherent to DS, is a key factor in this work because this capacity is inexistent under BMC. We studied which are the advantages of allying these modeling and strategic analyses tools to rapidly get managers and decision makers work on business adaptations, based on system references and influences previously modeled. Google AdSense was the business chosen to the case study. This inductive and qualitative investigation tried to describe and draw the overall architecture and system components, showing and validating our proposal. Divided in two distinct phases, the process addressed the business through BMC modeling; and in another phases the representation of its qualitative model using DS (stock and flow diagrams) framing this inside a BMC structure. The work revealed that this approach enhances the representation and comprehension about this business and company dynamics. It was demonstrated that the observer is forced to think about each component in a more real and unequivocal way regarding the relationship between business elements and the system as a whole; where each component is properly contextualized. We observed that the language used in the modeling has significantly improved the perception of the business strategy, its stakeholders, flows, stocks, etc. With this kind of diagram inherit from DS, the canvas extension has manifested itself as a strategic tool with great value in the design process, simulation and decision making.2017-02-07T16:51:17Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7648TID:201618800porCabrita, Francisco António Alves dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:33.852153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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