Plano de marketing internacional para a indústria metalomecânica no mercado da Indonésia : o caso ADIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tedim, Ilda Filipa de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19442
Resumo: Ao longo do presente estudo, serão analisados aspetos cruciais do desenvolvimento e implantação de um plano de marketing internacional no mercado da Indonésia para a indústria metalomecânica. O plano será desenvolvido com base na estrutura sugerida por Cateora, Gilly e Graham, em 2013. Este divide-se em quatro principais capítulos definidos como análise preliminar, definição do mercado e marketing mix, desenvolvimento do plano de marketing e implementação e controlo. A primeira etapa passa por uma análise interna da empresa, uma análise macro da envolvente internacional e a definição dos critérios de internacionalização. No final do capítulo pretende-se ser capaz de responder às perguntas: Porquê? O quê? Como? E para quem? Tendo em conta os resultados obtidos, procede-se à segmentação, targeting e posicionamento da marca no mercado, acompanhado de uma análise de estandardização/adaptação dos elementos do marketing mix. Após a definição do mercado-alvo, é desenvolvido o plano de marketing internacional a adotar aquando da entrada no mercado da Indonésia. Este último ponto é composto pela orçamentação e cronograma das atividades. Por fim, procede-se ao planeamento do controlo e avaliação das atividades de marketing programadas e define-se o plano de contingência para o caso da estratégia inicial não ser bem-sucedida. A definição do destino de internacionalização foi suportada por aspetos decisivos que destacaram a Indonésia como país de eleição para iniciar a entrada das máquinas ADIRA no mercado da Ásia central. A centralidade geográfica e taxa de crescimento económico foram alguns dos fatores de ponderação da decisão. A metodologia em que o seguinte plano está assente é a de action research, sendo que o estudo é desenvolvido no local de ação, conjugando os conhecimentos teóricos e a experiência prática do estágio.
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