Ensino das ciências na educação pré-escolar e no ensino básico, numa perspetiva IBSE - energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Clarisse Susana Duarte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23594
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
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spelling Ensino das ciências na educação pré-escolar e no ensino básico, numa perspetiva IBSE - energia501:372.85372.85:501Dissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)A ciência e o seu estudo devem ser introduzidos às crianças bem cedo na sua formação não só pela sua importância intrínseca mas sobretudo pelas competências a que faz apelo e que permite desenvolver. Porém o ensino das ciências em Portugal tem-se caracterizado pela simples transmissão de conhecimentos onde o professor monopoliza o discurso na sala de aula e o aluno é simplesmente um agente passivo. Assim sendo, de forma a melhorar o ensino das ciências, é importante propor atividades aos alunos, diferentes daquelas que se lhes têm oferecido até aqui, de modo a possibilitar-lhes experiências de aprendizagem significativas, ativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, e capazes de desenvolver nos alunos conhecimentos, capacidades e atitudes fundamentais para a inserção na sociedade. Durante os vários níveis de ensino as crianças/adolescentes são confrontados com questões relacionadas com as ciências em diferentes aproximações e variados propósitos. Com este trabalho pretende-se explorar a temática da energia e mais concretamente o conceito de calor e a sua transferência, ensinada segundo uma perspetiva de ensino baseada na investigação, Inquiry Based Science Education (IBSE),e dando ênfase à actividade experimental hands-on. Todo este trabalho pretende tornar o aluno num agente ativo capaz de definir, esquematizar, programar e realizar tarefas para testar as suas ideias e no fim ser capaz de estabelecer e discutir as suas conclusões. Para isso, foram concebidos guiões distintos para alunos e para professores, de modo a auxiliar ambos os agentes do processo educativo. Foram ainda efectuados pré-testes e pós-testes de modo a perceber os pontos fortes e as fragilidades deste método de ensino e poder reformular alguns aspetos em posteriores utilizações. Os testes aplicados aos alunos centraram-se em questões relacionadas com os conteúdos abordados na atividade desenvolvida, sendo que no pós-teste se incluíram questões relacionadas com as opiniões e os sentimentos que a atividade suscitou. Os testes aplicados aos educadores/professores procuraram caraterizá-los em várias dimensões tais como: pessoal, formação e experiência profissional bem como na contextualização das suas práticas no presente ano letivo. Este estudo foi explorado em vários níveis do ensino básico -jardim de infância,1º, 2º e 3ºciclos - sendo implementadas atividades distintas em cada ciclo, mas dentro da mesma temática. Através da análise dos resultados obtidos é possível, de uma forma generalizada, concluir que os alunos envolvidos revelam muito interesse neste tipo de atividades. Para além disso, também nos permite perceber que os educadores/professores consideram este tipo de atividades muito produtivas, apesar de, por vezes, se sentirem pouco à vontade com estas temáticas e esta tipologia de atividades.Science and its study must be introduced to children early in their training not only for its intrinsic importance but above all by the competencies that allows to develop. However the teaching of science in Portugal has been characterized by the mere passive transmission of knowledge where the teacher monopolizes the intervention in the classroom and the student is simply a passive agent. In order to improve the teaching of science it is important to change the current teaching paradigm, teacher centered and to involve the student actively in the learning process. One should propose activities to students, other than those that were offered up here, so as to make them significant learning experiences, active, diverse, integrating and socializing, and able to develop in the students’ knowledge but also skills and attitudes essential for their integration into society. Across the various levels of education children are confronted with issues related to Sciences in different approaches and with different purposes. With this work we explored the theme of energy and more specifically the concept of heat and its transfer, taught according to a perspective of Inquiry Based Science Education (IBSE) giving emphasis on hands-on experimental activities. Our main goal is to make students an active agent in the teaching/learning process able to define analise project programand perform tasks aimed to test their ideas discussing their findings and establishing their conclusions. Different guides were designed for both students and teachers in order to help the development of the work. A pre-test and post-tests were used In order to help us to understand the strengths and weaknesses of this teaching method and improve it. The tests are aimed to collect data on student’s knowledge on the science topics studied. In the post-test a few questions were added aimed to collect students’ opinions on the activity and the feelings that those activities promoted on the students. Teachers were also asked to provide basic information’s on various dimensions such as: personnel, training and professional experience and background. This study was developed at various study levels: kindergarten; 1st; 2nd and 3rd cycles of basic school. The activities are adapted according to the specific characteristics of each school level. From the analysis of the results of this project it is possible to conclude that the students involved reveal much and increasing interest and empaty with this kind of activities. In addition, it also allows us to realize that educators and teachers consider this type of activities useful and productive although sometimes feel uncomfortable with these science subjects and this type of pedagogical approach.Costa, Manuel F. M.Universidade do MinhoVieira, Clarisse Susana Duarte20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:51.059179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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