Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cátia Marina Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28701
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_3a3f07f8f66f1f4017b81d4f3c324f66
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade501:372.85372.85:501Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório resultou da implementação de um projeto de intervenção pedagógica de ciências, realizado numa turma de 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. A turma pertencia à Escola Básica de Telheirinhas, situada em Turiz, no concelho de Vila Verde, e era constituída por 16 alunos, 6 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. O Projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como principais objetivos: i) promover uma abordagem prática e experimental no ensino de conteúdos de Ciências da área curricular de Estudo do Meio; ii) promover o pensamento dos alunos e a compreensão concetual, acerca dos tópicos de ciências objeto de estudo; iii) descrever o processo de construção de significados científicos ocorrido em sala de aula; iii) promover nos alunos atitudes positivas, face às ciências; iv) e avaliar as aprendizagens realizadas pelos alunos. Foram planeadas e implementadas várias atividades experimentais, que corresponderam a um total de 4 aulas, sobre o tópico “Realizar experiências com a luz” da componente de ciências da área curricular de Estudo do Meio: “o que é a luz? Como se propaga? Que materiais se deixam atravessar pela luz? Como é que a luz é refletida por um espelho?”. Ao longo das quatro aulas de implementação do projeto, foram elaborados diários de aula, com base nas notas de campo e nas gravações áudio efetuadas das aulas. Foram ainda utilizados, como instrumentos de recolha de dados, um teste de avaliação das aprendizagens realizadas pelos alunos, um questionários aos Encarregados de Educação dos alunos e um pequeno texto escrito pelos alunos sobre o que acharam das aulas de ciências. A análise dos diários de aula permite ilustrar e descrever o processo de ensino-aprendizagem promovido na turma e o modo como os alunos foram construindo os significados científicos objeto de estudo. Os restantes resultados permitem formular uma avaliação bastante positiva da intervenção pedagógica de ciências: na compreensão concetual dos alunos, sobre as temáticas abordadas nas aulas, e no desenvolvimento de atitudes favoráveis à aprendizagem significativa das ciências.The present report is the result of implementing a science pedagogic intervention project, performed in a 3th grade class in a Primary School. The class belonged to Telheirinhas Primary School, located in Turiz, Vila Verde district, and it was formed by 16 students, 6 from the female sex and 10 from the male sex. This project adopted an action research methodology and had as main objectives: i) promoting an experimental and practical approaching in science teaching in the curricular area of Environmental Study; ii) promoting the thought and the comprehension of students about the topics in science object of study; iii) promoting positive attitudes towards science in students: iv) and assessing the learning constructed by the students. There were planned and implemented various science experimental activities that were developed in four lessons about the topic “Making experiments with light” of the Environmental Studies curricular area: “What is light? How does light travel? Does light travel through every material? How is light reflected by a mirror?” Throughout four lessons were made class diaries, based on the field notes and audio recordings made during the participant observation in the context of classroom. There were also used, as an instrument of data-gathering, an evaluation test made by the students, an inquiry to the student’s guardians and a small text written by the students on what they thought about the science classes. The analysis of the class diaries allows to illustrate and to describe the teaching and learning process developed in class and how students were constructing the scientific meanings object of study. The remaining results allow formulating a very positive evaluation of the science pedagogic intervention: in the student’s conceptual comprehension about the issues addressed in classes and in the development of attitudes favorable to meaningful learning of science.Varela, Paulo Idalino BalçaUniversidade do MinhoAbreu, Cátia Marina Soares20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28701por201205343info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:37.083164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade
title Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade
spellingShingle Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade
Abreu, Cátia Marina Soares
501:372.85
372.85:501
title_short Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade
title_full Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade
title_fullStr Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade
title_sort Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade
author Abreu, Cátia Marina Soares
author_facet Abreu, Cátia Marina Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, Paulo Idalino Balça
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Cátia Marina Soares
dc.subject.por.fl_str_mv 501:372.85
372.85:501
topic 501:372.85
372.85:501
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28701
url http://hdl.handle.net/1822/28701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205343
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132669558128640