“Facts mean nothing": as “fake news” e os ataques de Trump e Bolsonaro aos media durante as campanhas eleitorais de 2016 e 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Nuno Filipe Cavaco do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21026
Resumo: Este estudo tem como tema central as “fake news”. Relativamente a esta temática, são abordadas as questões do surgimento deste fenómeno, a utilização do termo e as definições e características referentes às “fake news”. Após essa abordagem inicial, e com recurso ao trabalho de Egelhofer e Lecheler (2019), este estudo aprofunda aquilo que as autoras designam como “fake news label”, abordando as três áreas cruciais ao estudo desta dimensão do fenómeno das “fake news”. Utilizando essas áreas como referência, esta dissertação aprofunda a aplicação do “label” a meios de comunicação social por parte de atores políticos, assim como a reação desses mesmos meios à aplicação do rótulo. Tendo como objetivo compreender de que forma atores políticos aplicam o “fake news label”, este estudo analisa os ataques de Donald Trump e Jair Bolsonaro a meios de comunicação social específicos, durante as campanhas eleitorais de 2016 e 2018. Os meios de comunicação atacados considerados para análise são os jornais “The New York Times” e “Folha de São Paulo”, e os canais televisivos “CNN” e “TV Globo”. Depois de analisados os ataques realizados pelos atores políticos mencionados, esta dissertação explora as reações dos meios de comunicação social a esses mesmos ataques, de forma a compreender as estratégias utilizadas para defenderem a sua legitimidade, com base no estudo de Lischka (2019).
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