Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27127
Resumo: O propósito deste artigo foi analisar práticas de ensino e avaliação de docentes de quatro universidades portuguesas, a partir do projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (AVENA). Na chamada fase intensiva do projeto, baseada em observações de aulas e em entrevistas a docentes e estudantes, os dados foram integrados por meio de quatro metanarrativas. A análise mostrou que, em geral, as práticas de ensino e avaliação eram consistentes com uma pedagogia centrada no docente, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar. Porém, a pesquisa também permitiu identificar práticas de docentes mais baseadas na avaliação para aprender e na distribuição de feedback , em que os estudantes estavam no centro das dinâmicas pedagógicas, participando ativamente na construção de sua aprendizagem. Ou seja, práticas associadas a ambientes pedagógicos que favorecem melhor e mais profunda aprendizagem por parte dos estudantes.
id RCAP_27bc087c4a9836c02a23fdc55d9e89cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENATeaching and assessing in higher education: reflections based upon research done within the AVENA ProjectEnsino superiorEnsinoAvaliaçãoPráticas pedagógicasPráticas curricularesPedagogia universitáriaO propósito deste artigo foi analisar práticas de ensino e avaliação de docentes de quatro universidades portuguesas, a partir do projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (AVENA). Na chamada fase intensiva do projeto, baseada em observações de aulas e em entrevistas a docentes e estudantes, os dados foram integrados por meio de quatro metanarrativas. A análise mostrou que, em geral, as práticas de ensino e avaliação eram consistentes com uma pedagogia centrada no docente, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar. Porém, a pesquisa também permitiu identificar práticas de docentes mais baseadas na avaliação para aprender e na distribuição de feedback , em que os estudantes estavam no centro das dinâmicas pedagógicas, participando ativamente na construção de sua aprendizagem. Ou seja, práticas associadas a ambientes pedagógicos que favorecem melhor e mais profunda aprendizagem por parte dos estudantes.The purpose of this paper was to analyse teaching and assessment practices of teachers belonging to four Portuguese universities, based upon research done within the project Assessment, Teaching, and Learning in Portugal and Brazil: Realities and Perspectives (AVENA). In the so-called intensive phase of the project, based upon class observations and interviews to both teachers and students, data were integrated through four metanarratives. Data analysis showed that, mostly, teaching and assessment practices were consistent with a teacher- centered pedagogy, based upon telling and lecturing and in assessment for grading. However, the research also enabled to identify teachers’ practices based upon assessment for learning and on the distribution of feedback; students were at the center of the pedagogical processes, being active participants in building their own learning. That is, teaching and assessment practices that were related to pedagogical environments leading to students’ better and deeper learning were identified as well. Keywords: Higher education. Teaching. Assessment. PedagogicalCEDESRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Domingos2017-03-07T11:30:14Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27127porFernandes, D. (2016). Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA. Cadernos Cedes, 36(99), 223-238.0101-326210.1590/CC0101-32622016160370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:14.039824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA
Teaching and assessing in higher education: reflections based upon research done within the AVENA Project
title Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA
spellingShingle Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA
Fernandes, Domingos
Ensino superior
Ensino
Avaliação
Práticas pedagógicas
Práticas curriculares
Pedagogia universitária
title_short Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA
title_full Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA
title_fullStr Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA
title_full_unstemmed Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA
title_sort Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA
author Fernandes, Domingos
author_facet Fernandes, Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino
Avaliação
Práticas pedagógicas
Práticas curriculares
Pedagogia universitária
topic Ensino superior
Ensino
Avaliação
Práticas pedagógicas
Práticas curriculares
Pedagogia universitária
description O propósito deste artigo foi analisar práticas de ensino e avaliação de docentes de quatro universidades portuguesas, a partir do projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (AVENA). Na chamada fase intensiva do projeto, baseada em observações de aulas e em entrevistas a docentes e estudantes, os dados foram integrados por meio de quatro metanarrativas. A análise mostrou que, em geral, as práticas de ensino e avaliação eram consistentes com uma pedagogia centrada no docente, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar. Porém, a pesquisa também permitiu identificar práticas de docentes mais baseadas na avaliação para aprender e na distribuição de feedback , em que os estudantes estavam no centro das dinâmicas pedagógicas, participando ativamente na construção de sua aprendizagem. Ou seja, práticas associadas a ambientes pedagógicos que favorecem melhor e mais profunda aprendizagem por parte dos estudantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-07T11:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27127
url http://hdl.handle.net/10451/27127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, D. (2016). Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA. Cadernos Cedes, 36(99), 223-238.
0101-3262
10.1590/CC0101-32622016160370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES
publisher.none.fl_str_mv CEDES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134349806796800