A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47204 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_27c29bc903d8c783f78aea17ba0fe556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47204 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básicoJovensAprendizagemJogosMotivaçãoInglêsRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este relatório espelha a intervenção didática referente ao Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo 2018/2019, com uma turma do 4.º ano do Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição/Casa Pia de Lisboa. Ao longo de dez aulas de 60 minutos foi lecionada a unidade didática “Let’s visit the animals!”, onde foram abordados temas como: “Wild animals”, “Farm animals” e “Sea animals”. Estas aulas foram realizadas de forma articulada de acordo com os interesses dos alunos, as suas capacidades e faixa etária. As diversas metodologias usadas foram escolhidas conforme as características da turma. Entre o Communicative Language Teaching, Game Based Learning e Total Physical Response, foi possível criar uma atmosfera de aprendizagem positiva, o que permitiu otimizar a concentração e o interesse dos alunos, realçando as suas competências comunicativas. Assim, o objetivo principal seria trabalhar a motivação, partindo do pressuposto de que esta é uma das grandes bases para a obtenção de conhecimentos. Por isso, é essencial que o professor perceba como funciona a motivação e que, posteriormente, consiga construir aulas que contribuam para que os alunos sejam mais autónomos e interessados. Recorrendo a materiais didáticos apelativos (e.g. jogos, posters, flashcards), foi possível trabalhar de forma mais divertida. Os jogos aliados ao movimento revelaram ser a chave de grande parte do sucesso das aulas, uma vez que os alunos mostraram aprender de forma mais significativa quando as sessões incluíam estas atividades. Na fase final da PES houve ainda oportunidade para realizar um teste de avaliação, o que permitiu verificar as vantagens do ensino através de jogos como uma das formas de aumentar os níveis motivacionais dos alunos.This report reflects the didactic intervention related to the Masters in English Teaching in the 1 st Cycle of Basic Education, within the context of the Supervised Teaching Practice (STP), carried out in the 2018/2019 school year, with a 4th grade class at the Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição/Casa Pia de Lisboa. Throughout ten sixty-minute lessons, the didactic unit taught was “Let’s visit the animals!”, covering topics such as, “Wild animals”, “Farm animals” and “Sea animals”. These classes were organized according to the students’ interests, abilities and age. The various methodologies applied – Communicative Language Teaching, Game Based Learning and Total Physical Response – were chosen according to the characteristics of the class, which created a positive learning atmosphere not only to optimize students’ concentration and interest, but also to enhance their communicative skills. The main aim was to work on students’ motivation, one of the great bases for obtaining knowledge. Bearing this in mind, it is necessary teachers understand it, so they can build lessons that contribute towards more autonomous and motivated students. By using appealing teaching materials (e.g. games, posters, flashcards), it was possible to develop a didactic unit in a more “fun” way. The use of games associated with movement also proved to be key to the success of the STP, as students seemed to learn more significantly in this way. In the final stage of STP there was also the opportunity to conduct a written test that revealed teaching through games increases students’ motivational levels.Cavalheiro, Lili LopesRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Alexandra Carolina Pinto2021-04-01T15:13:17Z20202020-01-292020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47204TID:202679144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:17.499610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico |
title |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico Oliveira, Alexandra Carolina Pinto Jovens Aprendizagem Jogos Motivação Inglês Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Oliveira, Alexandra Carolina Pinto |
author_facet |
Oliveira, Alexandra Carolina Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalheiro, Lili Lopes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alexandra Carolina Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens Aprendizagem Jogos Motivação Inglês Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Jovens Aprendizagem Jogos Motivação Inglês Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-29 2020-01-01T00:00:00Z 2021-04-01T15:13:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47204 TID:202679144 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47204 |
identifier_str_mv |
TID:202679144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538331324416 |