A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Natacha Sofia Gutierrez
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47229
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_74adb9fa7feede754c5e0001e875abc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básicoEnsino básico (1º ciclo)AprendizagemCompetência comunicativa (Linguística)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este relatório contém uma descrição e análise crítica da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Universidade de Lisboa, no ano letivo 2018/2019. A PES teve lugar no Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa, com uma turma do 3º ano, entre 7 de março e 5 de abril de 2019, e consistiu em dez aulas de sessenta minutos. No decurso da PES, uma unidade didática sobre o “Tempo atmosférico”, “Roupas e acessórios” e o “Verão” foi desenvolvida, e procurou-se abranger os conteúdos da Unidade 5 do manual Smiles (Dooley & Evans, 2017). O objetivo principal era desenvolver as competências orais dos alunos. Embora estes estudem Inglês durante vários anos, a maioria parece pouco preparada para comunicar em situações reais. Por outro lado, apesar de os documentos reguladores do ensino do Inglês do 1º CEB e a literatura enfatizarem a necessidade de atribuir mais peso às competências orais, os alunos continuam a usar a língua ineficazmente. Com o intuito de desenvolver a competência comunicativa dos alunos, diversas metodologias foram combinadas, nomeadamente o Communicative Language Teaching, Task-based Learning, Total Physical Response e Audiolingual Method. O objetivo era verificar se, proporcionando aos alunos oportunidades para praticar as suas competências orais, ensaiando situações comunicativas reais, a sua competência comunicativa melhoraria. Alguns instrumentos de avaliação como a observação direta, um teste de autoavaliação e um teste de avaliação de competências orais foram utilizados para determinar a influência das metodologias, estratégias e matérias aplicados na proficiência linguística dos alunos. A partir da análise dos dados obtidos, é possível concluir que os resultados foram positivos, e que maximizar as oportunidades para os alunos falarem nas aulas de Inglês no 1º CEB é um princípio com valor.This report contains a description and critical analysis of the Student Teaching Practice (STP) within the scope of the Master’s in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Lisbon, during the 2018/2019 school year. The STP took place at Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora de Conceição of Casa Pia de Lisboa with a third-grade class, between March 7 and April 5, 2019, and it consisted of ten sixty-minute lessons. Throughout the course of the STP, a didactic unit was developed on “The Weather”, “Clothes and Acessories” and “Summer”. It sought to cover all the content in Unit 5 of the pupils’ course book Smiles (Dooley & Evans, 2017). The main aim of the experience was to build up students’ oral competences. Although students study English for several years, most seem unable to communicate in real-life situations. Additionally, even though official documentation regulating the teaching of English in the 1st Cycle and specialized literature emphasize the need to give more weight to oral skills, students continue to use the language ineffectively. In an attempt to develop students’ communicative competence, several methodologies were combined, namely Communicative Language Teaching, Taskbased Learning, Total Physical Response and the Audiolingual Method. The aim was to verify if providing students with opportunities to practice their speaking skills, by rehearsing real-life communicative situations, their communicative competence would improve. Some assessment tools, such as direct observation, a self-assessment test and an oral skills’ test were used to determine the influence of the applied methodologies, strategies and materials on students’ linguistic proficiency. From the analysis of the data obtained, it can be concluded that the results were positive and maximizing opportunities for students to speak is a valuable principle in the teaching of English in the 1st Cycle.Cavalheiro, Lili LopesRepositório da Universidade de LisboaMachado, Natacha Sofia Gutierrez2021-04-05T11:37:25Z20202020-01-272020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47229TID:202679136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:18.015936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
title A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
Machado, Natacha Sofia Gutierrez
Ensino básico (1º ciclo)
Aprendizagem
Competência comunicativa (Linguística)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
title_full A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A oralidade na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básico
author Machado, Natacha Sofia Gutierrez
author_facet Machado, Natacha Sofia Gutierrez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalheiro, Lili Lopes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Natacha Sofia Gutierrez
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico (1º ciclo)
Aprendizagem
Competência comunicativa (Linguística)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino básico (1º ciclo)
Aprendizagem
Competência comunicativa (Linguística)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-27
2020-01-01T00:00:00Z
2021-04-05T11:37:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47229
TID:202679136
url http://hdl.handle.net/10451/47229
identifier_str_mv TID:202679136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134539098882048