Avaliação da motivação dos alunos nas disciplinas de Português e Inglês em aulas com jogos e elementos de jogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/139177 |
Resumo: | Anexos para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
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Avaliação da motivação dos alunos nas disciplinas de Português e Inglês em aulas com jogos e elementos de jogosPrática de Ensino SupervisionadaDisciplinas de Português e de InglêsGamificaçãoRecurso a jogos ou elementos de jogosMotivaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAnexos para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaO presente Relatório diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2020-2021 no Externato Marista de Lisboa, com um tema de investigação centrado na utilização de jogos e elementos de jogos como um fator de motivação para os alunos. Pretendeu-se com este trabalho compilar informação sobre os estudos existentes sobre o tema da gamificação em ambiente educativo e contribuir com uma investigação que pretendia validar se a utilização de processos de gamificação nas aulas de Português e de Inglês de uma turma de 11º ano do Secundário influenciavam positivamente a perceção de motivação dos alunos. A recolha de dados foi feita através de inquéritos de avaliação no final de cada uma das onze aulas lecionadas com recurso a processos de gamificação, tendo os resultados obtidos comprovado que a motivação registada pelos alunos no final dessas aulas era superior ao habitual e que se registou consistentemente uma elevada valorização por parte dos alunos do recurso a jogos ou elementos de jogos nas aulas.The present report aims to describe the professional training internship conducted during the 2020-21 school year, in Externato Marista de Lisboa, as a Portuguese and English teacher. It starts by compiling the most relevant scientific literature regarding the process of gamification in educational environments and proceeds with an investigation based on the hypothesis that the use of games and elements of games positively influences the motivation of students from the 11th grade in Portuguese and English classes. A series of surveys were completed by the students after each of the internship classes that used games or elements of games, so that they could evaluate their motivation in these particular classes. The data collected confirms that the hypothesis was validated and that students indicated that their motivation was higher in those classes where gamification processes were used, in comparison to regular classes. The results also suggest that students regard very positively the increased use of games and elements of games in English and Portuguese classes.Madeira, Ana Maria LavadinhoPuga, Rogério Miguel do Deserto Rodrigues deRUNFerraz, Pedro Gonçalo da Silva2022-06-01T15:21:53Z2022-04-052021-11-302022-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/139177TID:203009878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:16:31Zoai:run.unl.pt:10362/139177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:21.363497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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