Aplicação da telegrafia elétrica no ensino básico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Ana Daniela Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13715
Resumo: A investigação desenvolvida nos últimos anos sobre o ensino das ciências implicou mudanças no mesmo. Hoje em dia valoriza-se um ensino em que o aluno tem um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Este tipo de ensino é focado na pesquisa, na interação com os outros e na reflexão crítica sobre as suas maneiras de pensar, agir e sentir. Este estudo foi implementado em três turmas do 3º ciclo e pretendia verificar se a realização de uma atividade prático-laboratorial acompanhada por um trabalho de pesquisa seria promotora das aprendizagens em física, em particular de conceitos de eletromagnetismo. Para tal no decorrer da prática de ensino supervisionado desenvolveram-se recursos materiais e didáticos. Para esta investigação optou-se por uma abordagem qualitativa, nomeadamente o estudo de caso, e quanto à recolha de dados a escolha recaiu pela quantificação dos dados recolhidos. Dos resultados obtidos verifica-se que os alunos obtêm melhores classificações em atividades prático-laboratoriais do que em trabalhos de pesquisa. As classificações da atividade prático-laboratorial sugerem que esta promove a aprendizagem em física e que os alunos demonstram competências na realização da mesma. Em contraste e, apesar dos alunos reconhecerem a vantagem da realização do trabalho de pesquisa verificou-se por um lado que os alunos apresentam dificuldades na aquisição de competências gerais e específicas tendo em conta a sua escolaridade e por outro que aproximadamente um em cada cinco alunos não gosta deste tipo de atividade. Conclui-se que o trabalho de pesquisa permitiu um melhor conhecimento por parte dos alunos da história e desenvolvimento das comunicações e que apesar destes reconhecerem a vantagem da realização do mesmo tal motiva apenas um em cada três alunos para o estudo da disciplina. Conclui-se ainda que no final do ensino básico muitos alunos não possuem as competências essenciais necessárias para a realização das atividades propostas nesta investigação.
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