Relatório de estágio de qualificação profissional (fase intercalar do estágio)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sandra Cristina Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8759
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Prática Pedagógica Supervisionada, realizada em contexto de Creche, foi desenvolvido o presente relatório de estágio de qualificação profissional na Educação Pré-Escolar. A prática educativa sustentou-se num quadro teórico-concetual de referência, com vista à construção de saberes para a Educação de Infância, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente, tendo sido encarado como um momento de singular importância. Desta forma, este documento procura ilustrar o processo de desenvolvimento de competências profissionais pela estudante para este nível de educação. Nesta linha de pensamento, importa referenciar a metodologia de investigação-ação, que fundamentou a prática pedagógica da estudante ao longo das várias etapas do processo educativo: Observação, Planificação, Ação, Avaliação, Comunicação e Articulação. Assim, apoiada em estratégias e atitudes investigativas e reflexivas, esta metodologia potenciou a transformação, melhoria e adequação das suas práticas. O contexto de formação assumiu-se, portanto, como um lugar privilegiado de articulação entre teoria e prática, onde o processo de ensino e aprendizagem ficou pautado por intencionalidades educativas com vista ao desenvolvimento integral de cada criança, bem como pela construção de saberes e competências profissionais pela estagiária, elencadas nos Decretos-Lei n.º 240 e 241 de 2001. Tomando em consideração o processo desenvolvido, importa realçar a importância de uma formação profissional ao longo da vida, de modo a potenciar o desenvolvimento de uma atitude perante a Educação cada vez mais crítica, problematizadora, indagadora, reflexiva e investigativa, em prol do desenvolvimento holístico de cada criança.
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A prática educativa sustentou-se num quadro teórico-concetual de referência, com vista à construção de saberes para a Educação de Infância, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente, tendo sido encarado como um momento de singular importância. Desta forma, este documento procura ilustrar o processo de desenvolvimento de competências profissionais pela estudante para este nível de educação. Nesta linha de pensamento, importa referenciar a metodologia de investigação-ação, que fundamentou a prática pedagógica da estudante ao longo das várias etapas do processo educativo: Observação, Planificação, Ação, Avaliação, Comunicação e Articulação. Assim, apoiada em estratégias e atitudes investigativas e reflexivas, esta metodologia potenciou a transformação, melhoria e adequação das suas práticas. O contexto de formação assumiu-se, portanto, como um lugar privilegiado de articulação entre teoria e prática, onde o processo de ensino e aprendizagem ficou pautado por intencionalidades educativas com vista ao desenvolvimento integral de cada criança, bem como pela construção de saberes e competências profissionais pela estagiária, elencadas nos Decretos-Lei n.º 240 e 241 de 2001. Tomando em consideração o processo desenvolvido, importa realçar a importância de uma formação profissional ao longo da vida, de modo a potenciar o desenvolvimento de uma atitude perante a Educação cada vez mais crítica, problematizadora, indagadora, reflexiva e investigativa, em prol do desenvolvimento holístico de cada criança.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, emerge o presente documento que visa ilustrar o processo de formação da mestranda em contexto de Prática Pedagógica Supervisionada, em ambos os níveis educativos a que habilita para a docência. A prática pedagógica sustentou-se num quadro teórico-concetual, científico e pedagógico de referência, com vista à construção de saberes profissionais para ambas as valências educacionais, pelo compromisso e responsabilidade progressiva da ação docente, confluindo assim num momento de singular importância. Neste sentido, este relatório apresenta o percurso praxeológico experienciado, apoiado por uma postura indagadora e reflexiva. Nesta linha de pensamento, a metodologia de investigação-ação fundamentou a práxis da estudante, tendo a espiral reflexiva, observação, planificação, ação, avaliação e reflexão potenciado a transformação, melhoria e adaptação das suas práticas. Desta forma, os contextos de formação assumiram-se como uma ponte de articulação entre teoria e prática, espaços no qual o processo de ensino e aprendizagem foi pautado por intencionalidades educativas, com vista ao desenvolvimento holístico dos grupos de crianças. Similarmente, potenciou o desenvolvimento de saberes e competências profissionais pela formanda, preconizadas nos Decretos-Leis n.º 240 e 241 de 2001, visando a construção de um perfil profissional generalista. Face ao exposto, e tendo como base o processo de formação desenvolvido, importa mencionar a importância de uma formação ao longo da vida, de modo a potenciar uma prática reflexiva capaz de responder à diversidade da escola de hoje e do futuro.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This qualification report was developed Under the scope of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education and the period of Supervised Teaching Practice internship in Preschool Education, held in the context of Nursery. Educational practice was based on a conceptual and theoretical framework of reference, with the objective of construction of knowledge about early childhood education, the commitment and progressive accountability of the teaching action, having been seen as a moment of singular importance. Thus, this paper seeks to illustrate the process of development of professional skills by the student for this level of education. In this line of thought, it's important to make reference to the methodology of action research, which oriented the teaching practice of the student throughout the various stages of the educational process: Observation, Planning, Action, Evaluation, Communication and Articulation. Thus, based on investigative and reflective strategies and attitudes, this methodology potentiated the transformation, improvement and adjustment of their practices. The training context assumed itself, therefore, as a privileged place of articulation between theory and practice, where the process of teaching and learning was guided by educational intentions of integral develop of each child as well as the construction of knowledge and professionals skills by the student, as listed in Decree-Law n. º 240 and 241 of 2001. Taking into account the process developed, it is important to emphasize the importance of vocational training throughout life, in order to promote the development of an increasingly critical, problematizing, inquiring, reflective and investigative attitude toward education, towards the holistic development of each child.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Under the scope of the Masters in Preschool Education and Primary School, emerges this paper which aims to illustrate that the formative process of the Master’s Student in the context of Supervised Pedagogical Practice in both educational levels. The pedagogical practice supported itself on a Conceptual-theoretical, scientific and pedagogical framework, overlooking the construction of professional knowledge on both educational valences, by the gradual commitment and responsibility for the teaching action, thereby converging in a moment of singular importance. Thus, this report presents the experienced praxeological path, supported by an inquiring and reflective stance. In this line of thinking, the action-research methodology grounded the practice of the master's student, with the reflexive spiral, including observation, planning, action, evaluation and reflection, having enhanced the transformation, improvement and adaptation of the practices. Therefore, the formation contexts were assumed as a bridge of articulation between theory and practice, as spaces in which the process of teaching and learning was guided by educational intentionalities which aimed for the holistic development of the groups of children. Similarly, was potentiated the development by the trainee of professional knowledge and skills, advocated in Decree-Law no. # 240 and 241, 2001, aiming to build a generalist professional profile. Given the above and based on the formative process developed, it is essential to mention the importance of lifelong education, to promote reflective practice capable of responding to the diversity of the school of today and that we are going to face in the future.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoNeiva, Manuel Fernando GonçalvesSá, Susana MarquesTavares, Susana Paula PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLima, Sandra Cristina Costa2016-12-12T15:03:49Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8759TID:201165945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.653157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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