Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3875
Resumo: O presente relatório de qualificação profissional surge com o objetivo de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela estudante durante a sua prática pedagógica, apresentando como aspetos centrais a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais. A prática pedagógica desenvolveu-se segundo uma metodologia de investigação-ação, sendo que esta assenta em dois eixos estruturantes, nomeadamente: a ação e a reflexão. Esta metodologia, ao sugerir o desejo de mudanças na ação, enaltece a necessidade do educador ser um profissional investigativo. Neste sentido, importa salientar as várias estratégias propostas que auxiliaram o desenvolvimento desta metodologia ao longo de todo o percurso formativo da estudante nomeadamente: as narrativas reflexivas individuais, a elaboração de planificações em equipa educativa, a reunião de avaliação reguladora, a construção do projeto curricular de grupo e as reuniões com a supervisora institucional. Este trabalho divide-se em duas partes essenciais, nomeadamente: o enquadramento teórico e legal, constituído pelo conjunto de pressupostos que fundamentaram a ação da estagiária, e a análise reflexiva das atividades desenvolvidas pela estudante no decorrer da sua ação, bem como o contributo destas no desenvolvimento de competências profissionais. Em suma, todo o estágio permitiu que se colmatassem e atenuassem as fragilidades sentidas pela estagiária, sendo que existe plena perceção de que a formação não termina aqui, esta acontece, ou pelo menos deve acontecer, ao longo da vida.
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