Inteligência emocional e empatia: um retrato dos estudantes universitários de áreas do cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rafaela Cerdeirinha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7530
Resumo: A Inteligência Emocional e a Empatia são construtos relevantes para formar profissionais capazes de prestar cuidados focados nas pessoas. O trabalho está organizado em duas partes. A primeira parte consiste num artigo de revisão sistemática da literatura cujo objetivo é descrever a Inteligência Emocional e Empatia em estudantes universitários de áreas do cuidar tendo em conta o sexo, área de curso e anos de formação. De uma forma geral, os resultados sugerem que as mulheres apresentam valores mais elevados de Inteligência Emocional e Empatia. Relativamente aos anos de formação, os resultados apontam a não existência de associação, relação positiva e relação negativa. Existe concordância de que estas duas variáveis estão positivamente associadas. A segunda parte integra um artigo em que apresenta um estudo que tem como objetivo geral descrever os níveis de Inteligência Emocional e Empatia numa amostra de 133 estudantes, tendo em consideração o seu sexo, áreas de estudo e ano de estudo que frequentam. Foram administrados, um Questionário Sociodemográfico, o Índice de Reatividade Interpessoal e o Questionário de Competência Emocional. Os resultados mostraram que as mulheres apresentam valores mais elevados de Inteligência Emocional e Empatia do que os homens; que não existem diferenças estatisticamente significativas para a Inteligência Emocional; a dimensão da Empatia Desconforto Pessoal mostrou-se superior nos estudantes de Ciências Humanas e Sociais; que a Fantasia (Empatia) é inferior nos anos mais avançados; e que existe associação entre a Inteligência Emocional e a Empatia. Conclui-se, assim, que é importante haver um investimento na formação dos futuros profissionais.
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