Inteligência Emocional e Valores em estudantes universitários de áreas do cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Diana Raquel Cunha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8121
Resumo: A inteligência emocional e os valores são construtos relevantes para formar profissionais capazes de prestar cuidados focados nas pessoas. Este trabalho está organizado em duas partes. A primeira parte consiste em dois artigos de revisão sistemática da literatura cujo objetivo é analisar a relação da inteligência emocional e valores em estudantes universitários (1ª revisão) e em profissionais e estudantes universitários de áreas do cuidar (2ª revisão), tendo em conta o seu sexo, idade, ano e área de formação. De uma forma geral, na primeira revisão, os resultados sugerem que existe uma relação entre a inteligência emocional e os valores, e que não existem diferenças relativamente ao sexo, quanto a estas duas variáveis. No ano de formação, as habilitações literárias dos pais dos alunos interferem nos valores dos mesmos. Na segunda revisão, constatou-se que, os estudantes e profissionais de áreas do cuidar encontram-se bem capacitados no respeitante à inteligência emocional e valores. Para além disso, verificouse que, os valores aumentam com o decorrer do curso e com a idade, desempenhando um papel protetor em relação ao burnout. A inteligência emocional tem um papel preditor no desempenho académico e bem-estar, não existindo diferenças entre estudantes dos dois sexos, quanto aos níveis de inteligência emocional. Nos profissionais, o sexo feminino possui maior nível de inteligência emocional. A segunda parte integra um artigo de caráter empírico que tem como objetivo geral descrever os níveis de inteligência emocional e os valores frequentemente tidos como mais importantes, compreender a relação da inteligência emocional e valores com a idade e analisar se existem diferenças estatisticamente significativas entre a inteligência emocional e valores com o sexo, ano e áreas de formação numa amostra de 133 estudantes universitários, dos quais 56,39% (N=75) são de áreas do cuidar. Foram administrados, um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Competência Emocional, o Questionário de Valores Pessoais e a Escala de Valores Humanos de Schwartz. Os resultados mostram que, de uma forma geral, no que respeita à inteligência emocional, os estudantes de áreas do cuidar tenham elevados níveis de inteligência emocional correspondendo a cerca de 70% da pontuação máxima. Os valores pessoais nos quais os estudantes universitários de áreas do cuidar demonstaram dar maior importância são o Relacional, Tradicionalismo, Aventura e Realização Pessoal correspondendo a cerca de 85% da pontuação máxima. Os valores humanos com maior importância dada pelos universitários são Benevolência, Universalismo e Hedonismo correspondendo a cerca de 85% da pontuação máxima. Os resultados mostram que relativamente à inteligência emocional não existem diferenças estatisticamente significativas entre participantes dos dois sexos, diferentes anos e áreas de formação, assim como não existe relação estatisticamente significativa relativamente à idade. No respeitante aos valores, estes não se correlacionam de forma estatisticamente significativas com a idade. Existem diferenças estatisticamente significativas entre estudantes do sexo feminino quanto aos valores pessoais: Relacional, Tradicionalismo, Preocupação Social, Espiritualidade e Equilíbrio Pessoal, cujas médias foram superiores no sexo feminino. Foram, ainda, encontradas diferenças estatisticamente significativas nos valores humanos: Poder e Auto-Promoção, cujas médias foram superiores no sexo masculino. Relativamente à área de formação existem diferenças estatisticamente significativas nos Valores Humanos, especificamente na Conformidade, cuja média foi superior nos participantes que frequentam cursos que não os das áreas do cuidar. No ano de formação, nos estudantes de cursos de áreas do cuidar, existem diferenças estatisticamente significativas nos valores humanos: Estimulação, Autocentração e Abertura à Mudança, cujas médias foram superiores nos estudantes que frequentam licenciatura. Conclui-se, desta forma, que é importante existir um investimento na formação dos futuros profissionais das áreas do cuidar.
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No ano de formação, as habilitações literárias dos pais dos alunos interferem nos valores dos mesmos. Na segunda revisão, constatou-se que, os estudantes e profissionais de áreas do cuidar encontram-se bem capacitados no respeitante à inteligência emocional e valores. Para além disso, verificouse que, os valores aumentam com o decorrer do curso e com a idade, desempenhando um papel protetor em relação ao burnout. A inteligência emocional tem um papel preditor no desempenho académico e bem-estar, não existindo diferenças entre estudantes dos dois sexos, quanto aos níveis de inteligência emocional. Nos profissionais, o sexo feminino possui maior nível de inteligência emocional. A segunda parte integra um artigo de caráter empírico que tem como objetivo geral descrever os níveis de inteligência emocional e os valores frequentemente tidos como mais importantes, compreender a relação da inteligência emocional e valores com a idade e analisar se existem diferenças estatisticamente significativas entre a inteligência emocional e valores com o sexo, ano e áreas de formação numa amostra de 133 estudantes universitários, dos quais 56,39% (N=75) são de áreas do cuidar. Foram administrados, um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Competência Emocional, o Questionário de Valores Pessoais e a Escala de Valores Humanos de Schwartz. Os resultados mostram que, de uma forma geral, no que respeita à inteligência emocional, os estudantes de áreas do cuidar tenham elevados níveis de inteligência emocional correspondendo a cerca de 70% da pontuação máxima. Os valores pessoais nos quais os estudantes universitários de áreas do cuidar demonstaram dar maior importância são o Relacional, Tradicionalismo, Aventura e Realização Pessoal correspondendo a cerca de 85% da pontuação máxima. Os valores humanos com maior importância dada pelos universitários são Benevolência, Universalismo e Hedonismo correspondendo a cerca de 85% da pontuação máxima. Os resultados mostram que relativamente à inteligência emocional não existem diferenças estatisticamente significativas entre participantes dos dois sexos, diferentes anos e áreas de formação, assim como não existe relação estatisticamente significativa relativamente à idade. No respeitante aos valores, estes não se correlacionam de forma estatisticamente significativas com a idade. Existem diferenças estatisticamente significativas entre estudantes do sexo feminino quanto aos valores pessoais: Relacional, Tradicionalismo, Preocupação Social, Espiritualidade e Equilíbrio Pessoal, cujas médias foram superiores no sexo feminino. Foram, ainda, encontradas diferenças estatisticamente significativas nos valores humanos: Poder e Auto-Promoção, cujas médias foram superiores no sexo masculino. Relativamente à área de formação existem diferenças estatisticamente significativas nos Valores Humanos, especificamente na Conformidade, cuja média foi superior nos participantes que frequentam cursos que não os das áreas do cuidar. No ano de formação, nos estudantes de cursos de áreas do cuidar, existem diferenças estatisticamente significativas nos valores humanos: Estimulação, Autocentração e Abertura à Mudança, cujas médias foram superiores nos estudantes que frequentam licenciatura. Conclui-se, desta forma, que é importante existir um investimento na formação dos futuros profissionais das áreas do cuidar.Emotional intelligence and values are relevant constructs to train professionals capable of delivering people-centered care. This work is organized in two parts. The first part consists of two articles of systematic review of the literature whose objective is to analyze the relationship of emotional intelligence and values in university students (1st revision) and in professionals and university students in areas of healthcare (2nd revision), taking into account their sex, age, year and area of training. Overall, in the first review, the results suggest that there is a relationship between emotional intelligence and values, and that there are no gender differences in these two variables. With regards to college year, the level of education of the students' parents interfere with these values. In the second review, it was found that students and caregivers are well-trained in emotional intelligence and values. In addition, it was verified that, the values increase with the progression of the course and with the age, playing a protective role in relation to burnout. Emotional intelligence has a predictive role in academic performance and well-being, and there are no differences between students of both sexes regarding levels of emotional intelligence. In professionals, females had a higher level of emotional intelligence. The second part integrates an empirical article whose general objective is to describe the levels of emotional intelligence and values often considered as most important, to understand the relationship between emotional intelligence and values with age and to analyze if there are statistically significant differences between emotional intelligence and values with sex, year and training areas in a sample of 133 university students, of which 56.39% (N = 75) are from healthcare areas. A Sociodemographic Questionnaire was administered, the Emotional Competency Questionnaire, the Personal Values Questionnaire and the Schwartz Human Values Scale. The results show that, in general, regarding emotional intelligence, students in the area of healthcare have high levels of emotional intelligence corresponding to about 70% of the maximum score. The personal values in which the university students of the areas of care have been shown to give greater importance are Relational, Traditionalism, Adventure and Personal Achievement corresponding to about 85% of the maximum score. The most important human values given by the university students are Benevolence, Universalism and Hedonism corresponding to about 85% of the maximum score. The results show that regarding emotional intelligence there are no statistically significant differences between participants of both sexes, different years and field of study, as there is no statistically significant relation with age. With regard to values, they do not correlate statistically with age. There are statistically significant differences among female students regarding personal values: Relational, Traditionalism, Social Concern, Spirituality and Personal Balance, whose averages were higher in females. There were also statistically significant differences in human values: Power and Self-Promotion, whose means were higher in males. Regarding the field of study, there are statistically significant differences in Human Values, specifically in Conformity, whose average was higher in participants who attend courses other than those in healthcare areas. In the college year, there are statistically significant differences in human values among students in careers courses: Stimulation, Self-concentration and Openness to Change, whose means were higher in undergraduate students. It is concluded, therefore, that it is important to invest in the training of future professionals in the areas of healthcare.Silva, IsabelRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMeneses, Diana Raquel Cunha2021-09-25T00:30:11Z2019-09-25T00:00:00Z2019-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:30Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:00.833229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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